Brasil, 19 de Junho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Seminário Mineiro e 1° Encontro Multidisciplinar de Transplante de Fígado acontece em Belo Horizonte (MG)

Nos dias 23 e 24 de março, a Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais (SGNMG) com o apoio do Hospital Felício Rocho realiza o Seminário Mineiro e o 1° Encontro Multidisciplinar de Transplante de Fígado. As inscrições são gratuitas e limitadas, e devem ser feitas no site www.sympla.com.br/smtf.

Minas Gerais apresentou expansão recente no número de equipes de transplante de fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que agora estão presentes em cidades pólo do Estado. Além de três equipes ativas em Belo Horizonte, que atuam no Hospital Felício Rocho, Hospital das Clínicas da UFMG e Santa Casa de Misericórdia de BH, ainda existem grupos transplantadores nas cidades de Montes Claros (Santa Casa - MC), Juiz de Fora (Santa Casa - JF, H. Monte Sinai) e Itajubá (Hospital Escola).

O Seminário contará com a presença de todas as equipes que fazem transplante de fígado pelo SUS em Minas Gerais e também com a central reguladora de transplantes do estado, o MG transplantes. Deste modo, estarão reunidos cirurgiões do aparelho digestivo, hepatologistas, gastroenterologistas, infectologistas, intensivistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais da área da saúde envolvidos no sistema de transplantes em Minas Gerais.

Com a presença de renomados convidados nacionais e os principais nomes da área em MG serão debatidos os problemas que envolvem a doação de órgãos em nosso estado e as dificuldades vividas pelas equipes que realizam estes transplantes. Em um segundo momento ocorrerá atualização científica, com destaque para temas que expressam os desafios complexos do dia-a-dia das equipes, destacando-se as complicações clínicas e cirúrgicas pós-transplante, o câncer de fígado e a hepatite fulminante, ou ainda temas novos e atuais como a febre amarela.

Confira a programação do Seminário Mineiro e 1° Encontro Multidisciplinar de Transplante de Fígado: ​

Dia 23 de março

- 13h30 - Abertura
- 14h - Conferência: O desafio da doação no Brasil: o exemplo do Paraná - Arlene Badoch (Coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Paraná)

Mesa 1 - Estratégias para mais transplantes em Minas Gerais

Debatedores: Cristiano Xavier Lima (Felício Rocho), Luiz Fernando Veloso (Santa Casa de Montes Claros)

- 14h30 - O desafio da doação em Minas Gerais: Estratégias - Omar Cançado (MG Transplantes)
- 14h45 - O desafio da doação em Minas Gerais: Papel da terapia intensiva - Mauro Moraes (Sociedade Mineira de Terapia Intensiva - Somiti)
- 15h - Como aumentar o aproveitamento de órgãos em Minas Gerais: Dados de recusa e descarte na visão do MG Transplantes - Silvia Zenóbio Nascimento (MG Transplantes)
- 15h15 - Como aumentar o aproveitamento de órgãos em Minas Gerais: A recusa e descarte na visão das equipes transplantadoras - Agnaldo S. Lima (Santa Casa de Belo Horizonte)
- 15h30 - Debate
- 16h - Coffee break

Mesa 2 - Cooperação entre equipes

Debatedores: Francisco Guilherme Penna (Hospital das Clínicas - UFMG), Ângelo Adami (Hospital Escola de Itajubá)

- 16h30 - Podemos fazer trabalhos multicêntricos em transplante de fígado em Minas Gerais? - Luiz Fernando Veloso (Santa Casa de Montes Claros)
- 16h50 - A dificuldade no acesso à avaliação de transplante de fígado em Minas Gerais: A visão da capital - Cristiano Xavier Lima (Felício Rocho)
- 17h10 - A dificuldade no acesso à avaliação de transplante de fígado em Minas Gerais: a visão do interior - Luiz Fernando Veloso (Santa Casa de Montes Claros)
- 17h30 - Debate
- 18h - Encerramento

Dia 24 de março

- 8h - Estratégias de manejo do Citomegalovírus (CMV) em transplante de fígado - Ligia Camera Pierrotti (USP)
- 8h20 - Atualização e perspectivas no tratamento da hepatite C pós-transplante - Francisco Guilherme Penna (Hospital das Clínicas - UFMG)

Mesa 3 - Complicações infecciosas

Debatedores: Adelino Freire Jr (Felício Rocho), Fernanda Maria Osório (Hospital das Clínicas - UFMG)

- 8h40 - Doador infectado: O inimigo oculto? - Wanessa Trindade (Hospital das Clínicas - UFMG)
- 9h - Debate
- 9h30 - Conferência: Situações Especiais no transplante hepático e legislação brasileira - José Huygens Parente Garcia (Universidade Federal do Ceará - UFC)
- 10h - Coffee break

Mesa 4 - Complicações clínicas

Debatedores: Antônio Márcio Andrade (Felício Rocho), Fábio Pace (Monte Sinai)

- 10h30 - Prevenção da recorrência de hepatite B pós-transplante - Anderson Faria (Hospital das Clínicas - UFMG)
- 10:50 - Abordagem da rejeição crônica: Quando suspeitar de rejeição humoral? - Ana Flávia Passos (Santa Casa de Belo Horizonte)
- 11h10 - Rejeição humoral em transplante de fígado: Diagnóstico histopatológico - Paula Vieira Teixeira Vidigal (Hospital das Clínicas - UFMG)
- 11:30 - Debate
- 12h - Intervalo almoço
- 14h - Conferência: Hepatocarcinoma no Brasil: Os critérios de indicação de transplante devem ser modificados? - Agnaldo Soares Lima (Santa Casa BH)

Mesa 5 - Complicações cirúrgicas

Debatedores: Ricardo Gontijo (Felício Rocho), Rodrigo Peixoto (Monte Sinai)

- 14h30 - Complicações biliares pós-transplante - Marcelo França (Hospital das Clínicas - UFMG)
- 14h50 - Técnicas e estratégias na prevenção da trombose arterial - Marcelo Bruno de Rezende (Albert Einstein)
- 15h10 - Reoperações em transplante de fígado - Eduardo Nacur (Santa Casa de Belo Horizonte)
- 15h30 - Debate
- 16h - Coffee break

Mesa 6 - Desafios em transplante de fígado

Debatedores: Gláucio Souza (Santa Casa de Juiz de Fora), Walfredo Quadros Jr (Santa Casa de Montes Claros)

- 16h30 - Estratégias de prevenção da perda de função renal pós-transplante de fígado - Leandro Fonseca (Santa Casa de Belo Horizonte)
- 16h50 - O desafio do transplante de fígado na febre amarela: Experiência de MG - Antônio Márcio Andrade (Felício Rocho)
- 17h10 - Estratégias para abordagem da hepatite fulminante em MG - Cristiano Xavier Lima (Felício Rocho)
- 17h30 - Debate
- 18h – Encerramento

Agenda
Seminário Mineiro e 1° Encontro Multidisciplinar de Transplante de Fígado
Data: 23 e 24 de março
Horário: De 13h30 às 18h no dia 23/03 e de 8h às 18h no dia 24/03
Local: Auditório do Núcleo de Ciências da Saúde do Hospital Felício Rocho
Endereço: Avenida do Contorno, 9530, bairro Barro Preto, Belo Horizonte (MG)
Informações: ​99878-1540/ www.sympla.com.br/smtf ​//


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::