Brasil, 19 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Jornada Multidisciplinar de Saúde do Médico

A APM (Associação Paulista de Medicina) promove, em 17 de março, a Jornada Multidisciplinar de Saúde do Médico, para debater problemas recorrentes na vida dos profissionais da área, além das condições inadequadas de trabalho a que são expostos diariamente. Estarão em pauta temas como suicídio, a síndrome de Burnout, a queda na libido e a dependência química.

“Queremos chamar a atenção do médico para o cuidado com própria saúde e com as condições de trabalho que tem sido imposta aos estudantes e médicos”, ressalta Wimer Bottura, presidente da ABMP (Associação Brasileira de Medicina Psicossomática) e do Comitê de Adolescência da APM.

Wimer é coordenador do evento ao lado de Alfredo Toscano, diretor científico da ABMP; e Kalil Dualibi, presidente do Departamento Cientifico de Psiquiatria da APM e professor titular do Instituto de Psiquiatria e Psicanálise da Infância e Adolescência da Unisa.

PAUTA

Para a s e l e ç ã o dos temas, os coordenadores levaram em consideração as principais doenças e problemas que atingem os médicos e também os diversos aspectos da vida desses profissionais, e entre eles serão debatidos o futuro do mercado, a telemedicina, o suicídio, a síndrome de Burnout, a queda na libido e a dependência química.

“Nós temos uma vida que às vezes impossibilita o uso do tempo a nosso favor, estamos sempre correndo atrás de um tempo que não existe. Além disso, cuidar da saúde é pouco valorizado entre os profissionais da medicina e tudo isso pode ser um gatilho para a doença mental”, ressalta a psiquiatra Maria Cristina Stefano, que será a palestrante em “Suicídio no Médico”.

“Todos os temas apresentados na jornada são igualmente importantes e os participantes tem o mesmo nível de conhecimento e experiência. Um dos destaques do evento será a participação de acadêmicos de medicina, um dos focos da preocupação da APM em virtude das notícias veiculadas sobre o elevado índice de tentativas de suicídios e de suicídios”, informa Wimer.

“Os médicos são pessoas muito expostas a situações estressantes. Nos consultórios e hospitais, lidamos com a impotência diante da morte e é preciso que tenhamos um preparo psicológico para enfrentar essas situações”, avalia Maria Cristina.

Após as palestras, haverá debate sobre os temas abordados.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::