Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Mulheres são as mais acometidas por Lúpus1

Exposição solar é um dos fatores que desencadeiam a doença.1

Além das doenças comuns do universo feminino, as mulheres devem ficar atentas a uma que impacta, principalmente, este público: o Lúpus Eritematoso Sistêmico, uma enfermidade que gera sintomas desde o início, porém com características inespecíficas, dificultando o diagnóstico em alguns casos. Estudos indicam que 90% dos casos LES são em mulheres.1

O Lúpus não tem cura e pode afetar órgãos vitais da paciente1. Uma avaliação que utilizou como base de dados o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) aponta que, entre 2002 e 2011, a taxa de mortalidade por LES no Brasil foi de 4,76 mortes/105 habitantes2. O tratamento adequado, por meio de medicamentos e sob acompanhamento médico, pode controlar e diminuir os sintomas da doença1 e dar mais qualidade de vida ao paciente.

Entre os fatores que desencadeiam a doença está a exposição solar, hábito comum nesta época do ano. Isso porque a luz ultravioleta é capaz de ativar o LES, assim como fatores genéticos, ambientais e hormonais.3

Referências:

1. ABC.MED.BR. Lúpus eritematoso. Entendendo um pouco mais esta condição, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2018.

2. COSTI LR, IWAMOTO HM, NEVES DCO, CALDAS CAM. Mortalidade por lúpus eritematoso sistêmico no Brasil: avaliação das causas de acordo com o banco de dados de saúde do governo. Revista Brasileira de Reumatologia 2017, NA: 1-9, 2017.

3. SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Lúpus eritematoso sistêmico (LES), 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2018.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::