Brasil, 23 de Junho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

5 Mitos e Verdades da Endoscopia Digestiva

5 Mitos e Verdades da Endoscopia Digestiva

Um dos métodos mais simples e seguros para detecção de doenças do aparelho digestivo, a endoscopia digestiva alta ainda é constantemente envolvida em mitos. O procedimento faz parte da chamada “medicina preventiva”, cuja promoção é fundamental, sobretudo ao pensarmos em doenças importantes, como o câncer. Com o exame, é possível detectar neoplasias ainda em estágio inicial, de forma não invasiva, aumentando as chances de cura.

“Atualmente, os aparelhos que realizam endoscopia são equipados com câmeras sensíveis e de alta definição, que permitem verificar com precisão a superfície dos órgãos. Além disso, podemos realizar magnificação da imagem e filtros de cromoscopia que auxiliam no diagnóstico precoce. O procedimento é indicado para pacientes que tenham histórico familiar de problemas digestivos, além dos que apresentam dor e queimação na boca do estômago, má digestão, azia, sensação de estufamento após ingerir pequenas porções de comida, e perda de peso e/ou anemia sem motivo aparente”, explica o Dr. Tomazo Franzini, diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

O especialista reforça a necessidade de informar-se acerca do procedimento, para não deixar que lendas impeçam a sua realização. Corroborando para a difusão desses dados, o diretor da SOBED esclarece mitos e verdades referentes à Endoscopia Digestiva Alta.

Fazer endoscopia dói.
MITO

A endoscopia digestiva é um exame completamente indolor, pois um sedativo é utilizado, evitando qualquer tipo de desconforto.

Deve-se levar um acompanhante.
VERDADE

O exame só pode ser realizado com a presença de um adulto maior de 18 anos como acompanhante, que será o responsável por levar o paciente de volta para casa.

Durante o exame, a respiração é comprometida.
MITO

Os caminhos do exame não são os mesmos da respiração: o endoscópio é introduzido pela boca e encaminhado ao esôfago; já o ar entra pelo nariz, passando pela laringe e traqueia até alcançar o esôfago.

A endoscopia também pode ser usada para tratamento.
VERDADE

Pólipos e até câncer em estágio inicial podem ser removidos por meio de acessórios específicos. Hemorragias causadas por úlcera ou ruptura de varizes no esôfago ou estômago também podem receber o tratamento por meio da endoscopia digestiva. Fístulas no esôfago e estômago podem ser tratadas com clips ou próteses, estas últimas também utilizadas em casos de paliação de tumores avançados.

É um procedimento demorado.
DEPENDE

Se for usado apenas para rastreio, pode durar aproximadamente 10 a 15 minutos. Esse tempo pode ser maior, caso a endoscopia seja para fins terapêuticos.

Sobre a SOBED
Com 24 unidades estaduais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) é uma entidade nacional que representa atualmente mais de dois mil associados. Criada em consonância com o início dos procedimentos endoscópicos no País na década de 1970, possui história baseada em conquistas e avanços na endoscopia digestiva brasileira.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::