Brasil, 22 de Junho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Inovações no tratamento das doenças neurológicas raras

I Congresso Brasileiro de Neurogenética trará novidades no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas raras de origem genética

No Brasil, a prevalência estimada da doença de Huntington atinge 5 a 10 pessoas a cada 10 mil nascimentos; a doença de Parkinson, enfermidade neurológica comum, em cerca de 10 a 15% dos casos pode ter uma origem genética, assim como a doença de Alzheimer; algumas doenças raras, tais como amiloidose familiar, doença de Pompe, atrofia muscular espinhal, entre outras, têm sido mais frequentemente identificadas, graças às técnicas de diagnóstico genético desenvolvidas nos últimos anos. Todas essas doenças são consideradas raras e estão incluídas no grupo das doenças neurogenéticas.

Os erros inatos do metabolismo (EIM), também parte do grupo das doenças genéticas, são responsáveis por 35% das mortes de bebês até o primeiro ano de vida e afetam coletivamente entre 8 e 10% da população mundial. Apesar de incuráveis, a novidade é que muitas delas podem ter algum tratamento.

“Para muitas dessas doenças neurogenéticas, até cinco anos atrás, não havia tratamento específico. Com o avanço da ciência, algumas dessas doenças já têm tratamento específico. Isso não significa a cura, mas já é um grande passo para melhora na qualidade de vida desses pacientes”, explica o neurologista José Luiz Pedroso, coordenador do Departamento Científico de Neurogenética da ABN (Academia Brasileira de Neurologia) e presidente do I Congresso Brasileiro de Neurogenética da ABN.

Durante o Congresso, que será realizado nos dias 23 e 24 de março, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, serão apresentadas técnicas de diagnósticos mais modernas que estão disponíveis para os médicos brasileiros. “Por muitos anos, acompanhamos e tratamos pacientes com síndromes genéticas raras sem ter o conhecimento de sua base molecular. Com as técnicas mais modernas, conseguimos identificar o gene e a mutação causadora. Isso permite elaborar com maior eficácia pesquisas para o desenvolvimento de terapias, aconselhamento genético e informações sobre a doença para a família. Podemos conhecer melhor a história natural dessas doenças”, ressalta.

Entre as inovações que serão apresentadas no Congresso está o sequenciamento do exoma, que consiste no sequenciamento de 1 a 2% das bases do genoma humano, cerca de 30 a 60 milhões de bases. Esse estudo já é feito por laboratórios brasileiros. “Nesse evento, estaremos abordando doenças que recebem pouca atenção da mídia e, consequentemente, pouca atenção também das instituições governamentais que financiam as pesquisas. Elas podem ser chamadas de doenças órfãs”, avalia Pedroso.

O Congresso contará com a participação de pesquisadores internacionais e brasileiros, envolvidos na busca por tratamento e, quem sabe, até na cura das doenças neurogenéticas. Saiba mais em http://associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/i-congresso-brasileiro-de-neurogenetica

I Congresso Brasileiro de Neurogenética
Período: 23/03/2018 - 24/03/2018
Local: Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::