Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Jornada Multidisciplinar de Saúde do Médico

A APM (Associação Paulista de Medicina) promove, em 17 de março, a Jornada Multidisciplinar de Saúde do Médico, para debater problemas recorrentes na vida dos profissionais da área, além das condições inadequadas de trabalho a que são expostos diariamente. Estarão em pauta temas como suicídio, a síndrome de Burnout, a queda na libido e a dependência química.

“Queremos chamar a atenção do médico para o cuidado com própria saúde e com as condições de trabalho que tem sido imposta aos estudantes e médicos”, ressalta Wimer Bottura, presidente da ABMP (Associação Brasileira de Medicina Psicossomática) e do Comitê de Adolescência da APM.

Wimer é coordenador do evento ao lado de Alfredo Toscano, diretor científico da ABMP; e Kalil Dualibi, presidente do Departamento Cientifico de Psiquiatria da APM e professor titular do Instituto de Psiquiatria e Psicanálise da Infância e Adolescência da Unisa.

PAUTA

Para a s e l e ç ã o dos temas, os coordenadores levaram em consideração as principais doenças e problemas que atingem os médicos e também os diversos aspectos da vida desses profissionais, e entre eles serão debatidos o futuro do mercado, a telemedicina, o suicídio, a síndrome de Burnout, a queda na libido e a dependência química.

“Nós temos uma vida que às vezes impossibilita o uso do tempo a nosso favor, estamos sempre correndo atrás de um tempo que não existe. Além disso, cuidar da saúde é pouco valorizado entre os profissionais da medicina e tudo isso pode ser um gatilho para a doença mental”, ressalta a psiquiatra Maria Cristina Stefano, que será a palestrante em “Suicídio no Médico”.

“Todos os temas apresentados na jornada são igualmente importantes e os participantes tem o mesmo nível de conhecimento e experiência. Um dos destaques do evento será a participação de acadêmicos de medicina, um dos focos da preocupação da APM em virtude das notícias veiculadas sobre o elevado índice de tentativas de suicídios e de suicídios”, informa Wimer.

“Os médicos são pessoas muito expostas a situações estressantes. Nos consultórios e hospitais, lidamos com a impotência diante da morte e é preciso que tenhamos um preparo psicológico para enfrentar essas situações”, avalia Maria Cristina.

Após as palestras, haverá debate sobre os temas abordados.

Jornada Multidisciplinar de Saúde do Médico
ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA – APM