Brasil, 20 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Uma nova visão sobre o câncer de pulmão

É o tema que o Instituto Lado a Lado pela Vida discutirá no Workshop que realiza em São Paulo, no dia 16 de março

Em 16 de março, das 8h às 12h30, no primeiro dia do VI Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão, que acontece em São Paulo, no Hotel Pullman Vila Olímpia (Rua Olimpíadas, 205), ocorrerá o workshop “Uma nova visão sobre o câncer de pulmão”, uma realização do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL). A escolha desse tema foi tomada a partir da constatação de que a incidência do câncer de pulmão, em pacientes não fumantes tem aumentado.

“O tabaco ainda é o fator de risco número um para câncer de pulmão. Porém, a incidência de câncer de pulmão entre não-tabagistas tem aumentado nos últimos anos. Na década de 90, cerca de 5-8% dos casos de câncer de pulmão ocorriam em não-tabagistas. Dados atuais mostram que esta taxa chega a 15-20% dos casos”, salienta Dr. Marcelo Cruz, um dos coordenadores do IV Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a lado pela Vida (LAL).

Além do aumento do número de casos de câncer de pulmão em indivíduos não fumantes, o LAL discutirá, também, temas como as novas tecnologias para o tratamento; a aprovação de novos medicamentos no Brasil; a estratégia dos grandes players do mercado de tabaco que estão repensando suas estratégias; o impacto da poluição ambiental e os estudos que a relacionam com o câncer de pulmão; a preocupação com o gás radônio (gás radioativo liberado do solo em regiões ricas em minérios como o urânio).

O workshop será uma oportunidade para que profissionais da saúde possam atualizar suas informações sobre o câncer de pulmão, abordar os desafios dos pacientes com o diagnóstico da doença, o tratamento, além de uma visão mais ampla sobre esse que é um dos mais comuns entre os tumores malignos em todo o mundo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um milhão e setecentos mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados anualmente. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de pulmão no Brasil é o segundo em incidência entre os homens, com previsão de diagnóstico de 18.740 novos casos em 2018. Nas mulheres, é o quarto mais frequente, com a indicação de que 12.530 novos casos sejam identificados nesse ano.

Sobre o LAL: Trabalhamos a multiplicação de informações sobre saúde cardiovascular, câncer e saúde do homem. Promovemos campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e as atuais possibilidades de tratamento.

Criado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida tem liderado o debate entre o poder público, a iniciativa privada, a classe médica, profissionais da saúde e a sociedade civil sobre as questões relevantes que impactam a saúde dos brasileiros.

Workshop do Instituto Lado a Lado pela Vida:

Uma Nova Visão sobre o Câncer de Pulmão, atividade da programação do VI Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão

Data: 16 de março de 2018
Horário: 8h – 12h30
Local: Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia (Rua das Olimpíadas, 205)

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::