Brasil, 16 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Dia de Luta contra o Câncer Infantil é lembrado em 15 de fevereiro

O câncer mais frequente em crianças e adolescentes é a leucemia, que não pode ser prevenido, mas tem tratamento que pode levar a cura da doença

O câncer é a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes até os 19 anos de idade, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). A leucemia é o tipo mais comum da doença nessa faixa etária e corresponde a 26% de todos os tumores malignos. Não existe prevenção, mas com o tratamento já é possível curar a doença em muitos pacientes. “A taxa de sobrevida, principalmente para crianças, varia entre 60 a 80%. Em muitos casos, a doença não ocorre mais após o tratamento”, afirma Juliana Souza Lima, hematologista do Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba/Grupo Oncoclínicas.

Embora a leucemia não possa ser prevenida, existem alguns fatores que podem favorecer o seu desenvolvimento. “Não existe como saber se alguém irá desenvolver a doença, mas a exposição prolongada e em altas doses a radiação ou a agrotóxicos podem desencadear uma alteração nas células da medula óssea e facilitar o seu surgimento”, conta a hematologista.

Os sintomas da doença costumam ser desconforto extremo, cansaço, fraqueza e, em alguns casos, febre, sangramentos e hematomas. “É muito comum as crianças e adolescentes também sentirem dor óssea ou em articulações”, destaca. Para diagnóstico, é realizado um hemograma completo. “Se o exame estiver alterado, indicando a presença da leucemia, também é feito um exame específico direto da medula óssea”, complementa Juliana Souza Lima.

O tratamento é realizado com quimioterapia e, em alguns casos, que variam conforme cada paciente, também pode ser necessário um transplante de medula óssea. “Muitos pacientes com leucemia acabam necessitando de um transplante e por isso é importante que toda população se conscientize sobre a importância de ser um doador de órgãos, pois isso pode salvar uma vida”, considera a hematologista.

Segundo dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), cerca de 4.700 crianças e adolescentes estão na lista de espera por um transplante. Para ser doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos e procurar um Hemocentro, onde será feita uma coleta de sangue para a realização dos testes de compatibilidade genética e um cadastro válido em todo o território nacional.

Entenda a leucemia

A leucemia é um câncer que surge na medula óssea, onde são formadas as células sanguíneas. A doença provoca um acúmulo de células anormais e dificulta a produção de plaquetas e glóbulos brancos e vermelhos. Por causa disso, a doença acaba afetando o funcionamento de todo o organismo. “Como a doença está no sangue, ela circula por todo o corpo. Podem ocorrer anemias, infecções pela diminuição da imunidade e hemorragias. A leucemia ocorre primariamente no sangue, mas existem casos em que também existe a presença da doença na meninge (membrana que recobre o cérebro e a coluna espinhal) e pele”, revela a hematologista.

Existem casos crônicos e agudos da doença. “Em crianças é mais frequente o surgimento da leucemia aguda, chamada de Leucemia Mieloide Aguda (LMA) ou Leucemia Linfoide Aguda (LLA), que é um tipo de leucemia que tem uma progressão muito rápida”, aponta. “O importante é sempre procurar um médico caso a criança apresente os sintomas, para que a doença seja tratada o mais cedo possível”, orienta Juliana Souza Lima.

Sobre o IHOC

O Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC), fundado em 2000, é um centro de tratamento médico multidisciplinar, com foco no tratamento de pacientes com tumores e doenças hematológicas. A estrutura é preparada para procedimentos de alta complexidade. Desde o início de 2017, se uniu ao Grupo Oncoclínicas. Mais informações sobre o instituto podem ser conferidas pela site www.ihoc.com.br.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

O Grupo Oncoclínicas é o maior grupo de clínicas oncológicas da América Latina especializado em oncologia, radioterapia e hematologia. Foi fundado em Belo Horizonte, em 2010. A empresa possui mais de 43 unidades entre clínicas e parcerias com hospitais. O Grupo Oncoclínicas é uma empresa que cuida de vidas e cuja prioridade é oferecer aos pacientes os tratamentos mais avançados e o mais alto nível de conforto, segurança e conveniência.

A equipe médica do grupo é composta por mais de 400 médicos que são responsáveis por 15.000 ciclos de tratamento para o câncer por mês. O Grupo Oncoclínicas emprega 1.200 pessoas que trabalham em clínicas localizadas em dez estados do Brasil. Além disso, a empresa conta com parceria exclusiva no país com o Dana-Farber Cancer Institute, associado à Harvard Medical School. Para obter mais informações, visite www.grupooncoclinicas.com.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::