Brasil, 18 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Maquiagem e Carnaval: cuidados para que a beleza na folia não traga prejuízos à saúde dos olhos

Seja nos blocos, nos camarotes ou na avenida, a maquiagem é item obrigatório para compor o visual na época de Carnaval. Glitter, cílios de led, sombras e máscaras de cílios são alguns dos protagonistas da make, mas que podem se tornar vilões na hora da folia, causando irritações nos olhos e possíveis reações alérgicas. Para evitar riscos, a Dra. Andréa Barbosa, oftalmologista do Hospital Quinta D’Or, destaca alguns cuidados válidos na hora da beleza.

- Os produtos devem ser testados oftalmologicamente e é imprescindível que estejam na validade. A utilização de maquiagem antiga é arriscada devido ao crescimento de bactérias, que podem atingir a mucosa ocular e trazer complicações. Caso não haja indicação de data no rótulo, deve-se analisar as mudanças de aparência, cor, cheiro e textura do produto. Se alguma dessas características estiver comprometida, é melhor descartar o produto;

- Não é recomendado emprestar itens como lápis e rímel, pois podem transmitir microrganismos que causam a conjuntivite e irritações, proliferados no verão;

- É preciso muita atenção da hora de passar produtos na região dos olhos. Quando alguma substância estranha é colocada dentro ou muito próxima do olho, existe o risco de que escorra para a mucosa, obstruindo as glândulas palpebrais. Quando isso ocorre, pode haver alteração no Ph da lágrima, que atua como uma defesa natural e, a longo prazo, tornar os olhos vulneráveis a infecções;

- Os pais devem ficar atentos ao uso de maquiagem nos filhos. Existem cosméticos elaborados especialmente para os pequenos, que não provocam alergias nos olhos mais sensíveis das crianças;

- Para pessoas que apresentam sensibilidade nos olhos, vale apostar em produtos antialérgicos para a maquiagem da folia;

- Em caso de irritação ocular, toda a maquiagem deve ser imediatamente removida. Além disso, compressas com soro fisiológico gelado ajudam no problema. Caso o desconforto não passe, é preciso buscar uma emergência especializada para descartar lesões mais graves;

- Os cílios de led, que estão em alta, podem ser usados, mas com muito cuidado. Para evitar problemas, o ideal é aplicar o acessório longe dos cílios e não passar muitas horas com ele na área dos olhos. O led pode agredir ou mesmo fazer uma pequena queimadura na região.

- É muito importante também estar atento a qualidade da cola de cílios, usada para fixação dos adereços, pois pode causar alergias graves e até provocar que os cílios originais saiam junto no momento da retirada dos postiços.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::