Brasil, 20 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Ansiedade evolui para depressão em 24% dos casos

Imagine uma pessoa que tem sintomas de depressão e de ansiedade ao mesmo tempo. Pensamento acelerado, tristeza, falta de concentração, sudorese, entre outras dezenas de manifestações clínicas. Mas, será que isso é possível?

Segundo a psicóloga Fernanda Queiroz, cofundadora da Estar Saúde Mental, sabe-se que os quadros ansiosos costumam evoluir para a depressão há muito tempo. Em alguns casos, o estresse pode ser o ponto inicial de todo o problema “A pessoa estressada, que não se cuida, pode desenvolver uma ansiedade patológica que pode evoluir para uma depressão. Estima-se que em 24% dos casos, a ansiedade evolui para a depressão e em apenas 2% dos casos a depressão vai evoluir para um quadro ansioso”.

Depressão e ansiedade: uma dupla e tanto
Preste atenção nestes dados: estima-se que metade dos pacientes com Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) irá desenvolver o Transtorno Depressivo Maior (TDM). E tem mais: a ansiedade costuma preceder a depressão. “Os quadros ansiosos depressivos são muito comuns. A nossa maior preocupação é que a associação da ansiedade com a depressão torna a condição mais grave”, comenta Fernanda.

A psicóloga explica que quando o paciente apresenta as duas condições, os sintomas costumam ser mais severos. “O simples fato das doenças coexistirem já torna o quadro mais crônico, atrasa a recuperação e aumenta a taxa de recaída após o tratamento. Além disso, estudos mostram que há maior necessidade de hospitalização e maior número de tentativas de suicídio. Portanto, quando a ansiedade e depressão se manifestam juntas impactam negativamente em todos os sentidos”.

Dezenas de sintomas
Os sintomas da depressão e da ansiedade podem ser muito parecidos e acabam se misturando. “Mudanças no apetite, no sono, cansaço, aperto no peito, pensamentos acelerados, problemas gastrointestinais, dificuldade de concentração, problemas de memória, perda do desejo sexual, inquietude, medo, irritabilidade, tristeza, choro, angústia. Esses são apenas alguns dos sintomas da ansiedade que aparecem junto com a depressão. Lembrando que os sintomas podem ser físicos e cognitivos”, comenta Fernanda.

Procurar ajuda é o primeiro passo
Se você se identificou com alguns destes sintomas ou conhece alguém que está assim, o primeiro passo é procurar um psiquiatra. Pesquisas indicam que o diagnóstico da depressão pode demorar até um ano para ser feito.

Hoje, já existem medicamentos antidepressivos que melhoraram os sintomas ansiosos. Além da terapia medicamentosa, é preciso procurar uma psicoterapia, seja individual ou em grupo. Uma das abordagens mais usadas para tratar a depressão e a ansiedade é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).

“O mais importante é procurar ajuda. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. E ficar atento, principalmente, ao nível de estresse, que como vimos pode evoluir para a depressão e a ansiedade ou para as duas”, finaliza Fernanda.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::