5 razões para não exagerar no consumo de álcool no Carnaval
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Imprensa CISA
- Adicionar comentario
- SEGS.com.br - Categoria: Saúde
- Imprimir
-
A poucos dias da mais importante festa popular do Brasil, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, referência nacional no binômio saúde e álcool, aponta cinco razões para o folião não exagerar no consumo de álcool e aproveitar o Carnaval sem riscos:
1. Não se lembrar da folia
Já pensou perder o melhor do Carnaval por causa de uma amnésia alcoólica? O uso excessivo de álcool pode acarretar em um prejuízo na formação de memórias conhecido como “blecaute”, ou seja, você corre o risco de não se lembrar de partes ou períodos inteiros enquanto estava acordado e bebendo. Estima-se que ao menos 50% dos bebedores adultos já tiveram alguma forma de amnésia alcóolica.
2. Se envolver numa briga porque está bêbado
Vamos combinar que uma das coisas mais desagradáveis é gente brigando no meio de uma multidão que só quer se divertir, simplesmente porque bebeu demais. O uso excessivo de álcool pode prejudicar a capacidade de controlar seus impulsos, o que colabora para um comportamento mais agressivo e violento. Aqueles que bebem no esquema de “esquenta”, ou seja, começam a beber em casa, pouco antes de saírem para a festa, têm 2,5 vezes mais chances de se envolverem em brigas.
3. Passar mal e parar no pronto-socorro
Não se divertir e ainda precisar de cuidados médicos. Se você exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, terá uma intoxicação alcoólica. Em quantidades muito elevadas, quando a concentração de álcool no sangue atinge 3 a 4g/litro de sangue, surgem sintomas como confusão mental, dificuldade de se manter acordado, vômitos, convulsões, dificuldade de respirar, diminuição da frequência cardíaca e resfriamento do corpo, podendo chegar até mesmo ao coma.
4.Ter relação sexual sem proteção
O clima esquentou no bloco e você vai esticar a folia. Alerta: o uso abusivo de álcool leva à diminuição da percepção de riscos e dificuldade na tomada de decisões. Assim, um dos maiores problemas de exagerar no seu consumo é ter relações sexuais sem proteção, o que aumenta os riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis e, inclusive, de gravidez indesejada.
5. Sofrer com a ressaca no dia seguinte
Acordar no dia seguinte com dor de cabeça, fadiga, náuseas, falta de apetite, tremores, tontura, desconforto gastrintestinal, sudorese, ansiedade e irritabilidade significa que você está de ressaca! Exagerou na bebida e agora está sofrendo os efeitos da intoxicação aguda por álcool. “Durante a ressaca, há mudanças significativas nas concentrações de alguns hormônios, além de acidose metabólica (redução do pH do sangue), produção de substâncias inflamatórias e desidratação, que causa sensação de boca seca e sede”, explica a coordenadora do CISA, Dra. Erica Siu. Além da quantidade de álcool consumida, outros fatores também são importantes, como o intervalo de tempo do consumo, o tipo de bebida, a ingestão de água, intercalada com a bebida alcoólica, e de alimentos antes de beber.
O CISA reforça que o consumo de bebidas alcoólicas por crianças, adolescentes, gestantes e lactantes é inaceitável, e que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não deve ser feito nas seguintes condições:
- antes de dirigir, operar máquinas ou realizar outras atividades que envolvam riscos;
- pessoas com problemas de saúde que possam ser agravados pelo álcool;
- junto ao uso de medicamentos que interajam diretamente com o álcool;
- pessoas que não conseguem controlar o consumo.
Sobre o CISA
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental criada em 2004 e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2005, consolidou-se como a maior fonte de informações no país sobre o binômio álcool e saúde. Fundado pelo psiquiatra e especialista em dependência química Dr. Arthur Guerra de Andrade, o CISA está comprometido com o avanço do conhecimento nessa área e encoraja a adoção de medidas para prevenir o uso nocivo de álcool e suas consequências, por meio de parcerias e elaboração de materiais educativos e de prevenção, com transparência e rigor ético na obtenção e divulgação de conhecimento atualizado e imparcial. Seu website (www.cisa.org.br) destaca-se por seu banco de dados de alta qualidade, reunindo publicações científicas reconhecidas no cenário nacional e internacional, dados oficiais (governamentais) e informações de qualidade publicadas em jornais e revistas sobre o álcool e suas relações com o corpo, a mente e a sociedade.
Acesse os perfis do CISA nas mídias sociais: Facebook, YouTube, Twitter e Instagram.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>