Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidados com bebês e crianças no verão

Os bebês e crianças precisam de cuidados, sempre, é óbvio. Porém, no verão, devido às altas temperaturas, a atenção deve ser ainda maior para evitar problemas e idas à emergência dos hospitais. A atenção com alguns detalhes certamente irá garantir tranquilidade e diversão nas férias.

“A temperatura elevada e a forte intensidade da radiação solar podem ocasionar desidratação, insolação e queimaduras solares”, informa a dermatologista doutora Silmara Cestari, presidente do Departamento de Dermatologia da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo).

É necessário evitar que bebês e crianças fiquem expostos por muito tempo ao sol. Também nada de agasalhar os pequenos: eles devem vestir roupas frescas, usar bonés e/ou chapéus. Os pais precisam estar alertar ainda à qualidade da água do mar e não frequentar praias impróprias para o uso. Cuidado também com os mosquitos, pois nessa época proliferam e causam muitas doenças, como a dengue.

A boa alimentação também é importantíssima. Então, nada de comidas pesadas para as crianças.

“Os bebês requerem de uma boa hidratação, por meio de sucos, chás e, principalmente, água. As crianças maiores, além da hidratação com sucos, chás e água, devem consumir comidas leves e alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras”, ressalta a pediatra.

Os ambientes fechados e quentes também não são aconselháveis nessa época do ano. “Resfriar o local, quando está muito quente, é benéfico. Mas deve-se evitar a variação brusca de temperatura, para não expor o bebê a temperaturas quentes e frias sucessivamente. O ventilador e o ar condicionado não devem ser direcionados para o bebê. A manutenção e limpeza do ar condicionado são essenciais para evitar que o bebê respire os microrganismos que se acumulam nos aparelhos sem limpeza frequente”, explica a doutora Silmara.

Na praia e na piscina, os pais devem ter atenção com os horários, evitando a exposição solar entre 10h e 16h, quando a radiação solar que chega a terra é mais prejudicial para a saúde. Evitar também a exposição solar excessiva (muitas horas seguidas na praia ou piscina). “O filtro solar precisa ser aplicado 30 minutos antes de levar o bebê para esses locais e reaplicado a cada duas horas e após o banho de mar ou piscina. Lembrando sempre de oferecer água e outros líquidos com frequência”.

A doutora Silmara ressalta a relevância do uso do filtro solar. “É fundamental que os bebês utilizem a partir dos seis meses de idade. O produto deve ser apropriado para uso na infância. Há vários especializados para bebês no mercado.”

Sempre que houver suspeita de desidratação, insolação ou queimadura solar, um medico deve ser consultado. Vomito, diarreia e febre são sintomas a serem avaliados pelo médico em quaisquer circunstâncias.

“Varias doenças de pele ocorrem com maior frequência no verão, como a brotoeja, as micoses, o bicho geográfico, portanto qualquer lesão também deve ser avaliada por um médico”, conclui a doutora Silmara.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo