Logo
Imprimir esta página

Você sabe o que é o asfalto?

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Com diversas especificações técnicas, o material deve responder a regras de qualidade e classificação

Uma grande parte das ruas das cidades brasileiras é revestida pelo asfalto, mas poucas pessoas realmente sabem o que é esse material e a complexidade em sua produção.

O asfalto está entre os tipos de pavimento para trânsito de veículos mais usados no país. Seja para estradas, ruas ou calçamentos, a finalidade do asfalto se tornou múltipla por todo o Brasil. Um dos motivos para isso é a capacidade de drenagem, oferecendo mais benefícios para a pavimentação.

Os pavimentos asfálticos são feitos por camadas, incluindo compostos de diversas dimensões. Esses compostos são separados a partir de uma peneira vibratória, como a peneira banana, que consegue automatizar esse processo. Depois disso, os materiais vão sendo aglutinados com a massa de piche, de acordo com a função a que se destinam.

Classificação de asfalto no Brasil

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determina que o asfalto é um material de consistência semissólida ou sólida, com cor escura e que possui asfaltenos, hidrocarbonetos pesados e resinas em sua composição. Ainda segundo a ANP, o asfalto é obtido em estado natural ou por diferentes tipos de processos químicos ou físicos, incluindo os derivados de consistência variável e com alta capacidade impermeabilizante e aglutinante.

Para poder criar o asfalto, é necessário que ele seja submetido a um processo de destilação fracionada. Ou seja, durante os primeiros processos de destilação, as frações consideradas mais leves, como o querosene, a gasolina e o gasóleo, são removidas. Os produtos asfálticos são encontrados no fundo das torres de destilação do petróleo.

Distribuição do asfalto no território brasileiro

Até mesmo a distribuição do asfalto deve ser uma atividade seguindo os regulamentos da ANP, compreendendo os agentes que estão autorizados pela agência a armazenar, adquirir, misturar, aditivar, industrializar, vender e exercer o controle de qualidade sobre o asfalto, assim como prestar a assistência técnica para o consumidor. É feita também uma análise para verificar se o produto atende às especificações técnicas de qualidade, de acordo com as necessidades de utilização.

Segundo a Agência Brasil, uma das razões para que os motoristas sintam uma piora das rodovias brasileiras, conforme apontado pela Confederação Nacional do Transporte, é a má qualidade que o asfalto brasileiro tem apresentado. De acordo com a CNT, as empresas que realizam a pavimentação das rodovias brasileiras têm relatado uma piora na qualidade da matéria-prima utilizada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto