Logo
Imprimir esta página

A história inusitada de um dos tênis mais revolucionários da Nike

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Air Max foi projetado por aquele que inicialmente era um arquiteto da empresa norte-americana

No início da década de 1980, a Nike estava com bons resultados no mercado esportivo. À época, chegou a ter 50% de participação de toda a indústria. Foi então que contratou um dos principais propulsores do design inconfundível da marca e responsável pelo Nike Air Max, um dos tênis mais icônicos da companhia norte-americana. Em 1981, Tinker Hatfield começava a trabalhar na Nike e mal sabia que seriam décadas de muito prestígio a partir de então.

O grande detalhe é que o designer tinha sido contratado para projetar edifícios corporativos. Formado pela escola de arquitetura da Universidade de Oregon, Hatfield logo foi alçado a designer de calçados. Na metade da década de 1980, a Nike começava a enfrentar dificuldades devido à alta concorrência. Chegara, portanto, a hora de se diferenciar.

O profissional começou a trabalhar em novos tênis em 1985, sempre utilizando os aprendizados da arquitetura como combustível e para ter diferentes insights. Foi dessa forma que surgiu o Nike Air Max, um acessório mais marcante do que os anteriores -- apesar dos esforços, os antigos modelos já não captavam o espírito da época. Muitos acreditam que a grande mudança foi a tecnologia air, mas a verdade é que ela já existia.

Já em 1978 as tradicionais solas moldadas de EVA foram substituídas pela tecnologia air, com maior proteção contra impactos e mais amortecimento, graças às bolsas de uretano preenchidas com gás. A grande questão é que o consenso, na época, era de que o amortecimento deveria ser sentido, e não visto pelos clientes. Tudo mudou quando Hatfield chegou e começou a projetar o Air Max.

Mas não foi uma ideia genial baseada em um conceito de marketing ou de design. Na verdade, a inspiração foi o Centro Georges Pompidou, um prédio polêmico em Paris cujo objetivo dos designers era externalizar toda a infraestrutura do edifício, com um sistema de conexões, tubos e cabos de aço, deixando o externo visível e o interior do edifício desobstruído. Cada sistema, como estruturas de escadas e elevadores e componentes de ventilação, possuía uma cor específica para ser identificado.

Com base nesse que se tornou um dos clássicos da arquitetura, Hatfield resolveu que a tecnologia air deveria ser sentida, mas também visível. “Eu pensei em deixar a bolsa um pouco mais larga, certificar que ela estava estável, mas acabei buscando remover a parte da entressola, para que pudéssemos realmente ver a tecnologia”, disse. O Air Max 1 foi lançado em 26 de março de 1987 e apresentado no primeiro anúncio de televisão da Nike.

De lá para cá, surgiram muitos outros modelos, como Air Max 90, Air Max 180, Air Max 95, Air Max 97, Air Max 360 e Air Max 2015, mas todos eles com um design inspirador, sempre externalizando a tecnologia inovadora desenvolvida no final do século XX.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto