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Ensino a distância no Brasil será maior do que modelo tradicional até 2023, diz ABMES

Segundo dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 44% dos interessados em uma graduação já admitem cursá-la via Internet

A modalidade de ensino fora das salas de aula (Ead) cresce mais rápido do que a tradicional entre os cursos universitários, segundo dados publicados no final do mês passado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), entidade que atua no setor privado da educação superior no país. Segundo ela, 44% dos brasileiros que buscam uma graduação hoje preferem estudar à distância do que frequentar um campus físico.

Esse número aumenta para 93% das preferências das pessoas quando os cursos são híbridos entre etapas presenciais e online. Portanto, apenas 7% dos alunos em potencial ainda tendem a rejeitar a modalidade a distância.

O panorama apontado pela ABMES é que, até 2021, haja mais alunos estudando via Internet do que em salas de aula propriamente.

“Estamos falando de um público diferente da graduação presencial tradicional. Estamos trazendo para o ensino superior um público mais velho, mais maduro, que já trabalha com maior intensidade. Esse público precisa da flexibilidade da EaD para completar o curso superior”, diz o vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, na apresentação dos números, no final de maio.

A pesquisa ainda traz dados sobre o perfil do estudante brasileiro de ensino superior a distância: mais velhos (67% dos entrevistados têm mais de 30 anos), empregados (83%) e formados em escolas públicas (75%). É um público diferente dos cursos presenciais tradicionais, mais jovem (53%), não necessariamente trabalhando (apenas 33% estavam no mercado de trabalho), mas também vindos do ensino médio oferecido pelo Estado (64%).

Os dados ABMES complementam o estudo anual que a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED) publicou em novembro passado, mostrando que o Brasil possui hoje cerca de 840 mil alunos matriculados em cursos superiores online. Segundo os dados da entidade, só o volume de cursos técnicos a distância oferecidos no mercado duplicou em um período de 10 anos: de 66 em 2006 para 219 no ano passado - um crescimento real de 213%.

A ABED mostra ainda que a categoria de especialização lato sensu é a que possui mais ofertas de cursos no Brasil: são 1.098 grades totalmente à distância. Em relação a alunos matriculados, no entanto, a modalidade de pós-graduação fica atrás apenas dos que estão cursando uma graduação a distância: hoje, são cerca de 135 mil graduandos em licenciatura e 49 mil pós-graduandos lato sensu.

As rejeições

A pesquisa da ABMES perguntou aos 7% dos entrevistados que rejeitaram totalmente a modalidade os motivos pela preferência pelas salas físicas de aula. As respostas variaram significativamente, mas a maioria (62%) teme que os cursos online não sejam aceitos no mercado de trabalho. Outros 62% afirmaram que as instituições de ensino EaD não oferecem suporte para tirar dúvidas ainda 37% dos entrevistados admitiram problemas em seguir os sistemas online.

"Isso tende a desaparecer com o tempo, na medida em que comecemos a formar mais e o desempenho desses profissionais seja equivalente”, argumentou Celso Niskier.

De acordo com a projeção do estudo da ABMES, se mantido o crescimento da EaD atual, em 2023, mais estudantes ingressarão na modalidade a distância que no presencial. Serão, pelas projeções do estudo, 51% em EaD e 49% no ensino presencial.

Há um ano, o governo publicou um decreto que define os critérios para a oferta de educação a distância. Entre as mudanças, está a possibilidade de a instituição privada de ensino superior ser credenciada exclusivamente para oferta de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) na modalidade a distância. Até então, a instituição deveria também ter algum curso na modalidade presencial.


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