Logo
Imprimir esta página

Dicas para atrair clientes para o seu negócio

Dicas para atrair clientes para o seu negócio

Não está errado afirmar que o cliente é a parte fundamental para que um empreendimento consiga prosperar. Afinal, qualquer empreendedor sabe que sem essa parte nos negócios, não haverá ninguém para comprar os seus produtos ou serviços.

Para os empreendedores, um mundo sem clientes seria um pesadelo. Por isso a questão do bom atendimento é repetida exaustivamente em qualquer manual ou palestra sobre gestão de negócios.

Mas será que você sabe como atrair os clientes? Será que você sabe como efetuar um bom atendimento para fidelizar esses clientes? Ao conhecer tais práticas que permitem angariar e fidelizar os consumidores, o seu empreendimento vai estar na direção certa.

Entenda quem são os seus clientes

Seja qual for o tipo de empresa, micro, pequena ou grande, é imprescindível que ela tenha um bom conhecimento a respeito de quem são e onde estão os seus clientes. Afinal, não são todas as pessoas que terão interesse ou necessitarão dos seus produtos.

O público-alvo é na verdade, um grupo bem específico de consumidores que dividem um perfil semelhante. Saber focar as estratégias de marketing nesse grupo de consumidores é um importante recurso para atrair clientes.

Para encontrar uma definição mais precisa do seu público-alvo é válido efetuar questionamentos referentes a sua empresa e aos produtos que você oferece. Sendo assim, algumas perguntas são:

Qual é o problema que o seu produto ou serviço pode solucionar?

Caso a sua empresa seja um salão de beleza destinado para o público feminino, a resposta poderá ser que a solução oferecida por você é um melhoramento no aspecto visual das clientes.

Se o seu negócio é vender, por exemplo, produtos de informática, a resposta será diferente. Enfim, cada nicho de mercado tem um produto ou uma forma para solucionar problemas específicos.

Nesse caso, compreender o que a sua empresa oferece e como ela pode oferecer, já é uma boa etapa para encontrar uma definição mais exata dos consumidores e, com isso, atrair a parcela do público que realmente será o seu cliente.

Qual é o perfil de pessoas que podem procurar soluções com o meu produto?

Depois de definir o problema, chega o momento de refletir sobre quem exatamente está propenso a procurar uma solução para esse problema. Sendo assim, é hora de efetuar mais perguntas, a respeito de idade, gostos, interesses e necessidades.

Ao fazer tais questionamentos você tem a possibilidade de delimitar ainda mais o seu perfil de cliente, tendo condições melhores de efetuar estratégias para abordá-lo da maneira correta.

Ao conhecer com mais propriedade o que o seu público-alvo realmente necessita, fica mais fácil atraí-lo, pois assim você qual será o tipo de conteúdo a ser produzido pela sua empresa e também quais serão os canais mais adequados.

Além disso, você terá mais segurança para saber quando e como realizar promoções. Enfim, tendo um perfil detalhado do seu consumidor, você tem condições de acertar no tipo de abordagem utilizada.

Atração de clientes na era da segmentação

Em uma época em que o perfil dos consumidores está cada vez mais segmentado em nichos bem determinados, divididos entre sexo, idade, gostos e mais uma série de especificações, a Internet se torna uma aliada poderosa.

No atual cenário de segmentação e informação rápida, o uso de ferramentas como e-mails, blogs e as redes sociais se tornam imprescindíveis para os empreendedores atraírem os seus clientes.

Isso ocorre porque atualmente as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas na Internet, seja navegando em redes sociais, buscando entretenimento e, em muitos casos, até mesmo trabalhando.

Por isso é normal que o seu público-alvo esteja na Internet. Resta então fazer com quem ele chegue até você. Para obter êxito nessa empreitada, é fundamental que você produza conteúdo relevante.

Nesse contexto, entre as possibilidades que você possui para atrair os seus clientes, estão:

Uso do e-mail marketing

Já se foi o tempo de que a abordagem de clientes por meio de e-mails significava uma estratégia invasiva e de pouca utilidade. Hoje em dia, diante de um planejamento bem elaborado, o e-mail marketing demonstra bastante utilidade.

Ao serem feitos de maneira visualmente atrativa, os e-mails funcionam como uma boa maneira de interação e também contribuem para a geração de leads.

O uso das redes sociais

Seja para ampliar o grupo de contatos profissionais, para adquirir informações e também para interagir com parentes e amigos, as redes sociais estão onipresentes no dia a dia das pessoas.

Por isso, é interessante que os gestores pensem em como usá-las da melhor maneira possível para atrair mais consumidores para os seus respectivos negócios.

Atualmente as redes sociais, tais como as populares Facebook e Twitter, são úteis para a interação com o público, possibilitando a realização de promoções e divulgação de eventos, por exemplo.

A utilização dos blogs

Usados de maneira conjunta com as redes sociais para o compartilhamento de postagens, os blogs demonstram grande eficiência quando o assunto é geração de conteúdo.

Em uma época em que os consumidores estão cercados por informação, o empreendedor que souber usar essa ferramenta para compartilhar conteúdo relevante para o seu público, sairá na frente na hora de atrair mais clientes.

Vale a pena investir em um blog, desde que exista por trás um planejamento bem elaborado com dias e horários específicos para postagens, bem como em quais redes sociais elas serão compartilhadas. Confira como criar blog wordpress.

Além disso, em se tratando de blogs, é essencial que ele contenha um layout agradável e de acordo com a identidade visual do seu negócio. O aspecto do design é também importante para tornar a experiência do cliente agradável ao visitar os seus conteúdos.

Um aspecto que também é importante em um blog é que ele deve contar com um design responsivo. Com isso, é possível ser bem visualizado nos mais variados dispositivos, tais como tablets e smartphones.

Conclusão

Se os clientes são a razão para que um negócio exista e dê certo, saber como atraí-los deve ser uma das prioridades dos empreendedores. Por isso, não deixe de seguir essas dicas.

E quando você ouvir um amigo falando que não sabe o que fazer para que o negócio dele gere os lucros esperados, não esqueça de compartilhar esse texto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto