Logo
Imprimir esta página

Raiz de Bardana

RAIZ DE BARDANA

Raiz

Possui inúmeras propriedades nutricionais, além de ser muito agradável ao paladar.

Na culinária natural, utilizamos a raiz da bardana para incrementar tortas, sopas e até mesmo para fazer saladas.
Esta raiz, que poucas pessoas conhecem, traz benefícios à saúde e é considerada uma planta medicinal.

Toda a planta da bardana pode ser utilizada para fins medicinais.
Os gregos já a utilizavam para tratar de inúmeras doenças. As folhas possuem poderes bactericidas e são bastante requisitadas para tratamento de doenças de pele - fama conseguida em um episódio no qual as folhas da bardana salvaram o rei Henrique III, da França, de uma doença cutânea.

Tudo indica que sua origem é a Europa, mas o país que a cultivou com maior intensidade para consumo foi o Japão, por isso a fama de que a bardana é uma planta de origem japonesa.
Até hoje a culinária que mais utiliza e difunde o consumo da planta é a japonesa, na qual podemos encontrar pratos típicos tendo o vegetal como base.

A raiz da bardana também possui muitas propriedades importantes para a saúde, como o combate de cálculos renais, reumatismo e problemas de vesícula.
Não se pode esquecer que a maioria de suas propriedades estão concentradas na casca e por isso é de extrema importância não retirá-la.

Quando cozida, a bardana apresenta um aspecto escurecido, o que é normal pelo fato de possuir ácido tânico, uma substância sem sabor e inofensiva ao organismo. De acordo com nutricionistas, a raiz da bardana apresenta qualidades como o fornecimento de proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, riboflavina e niacina, além de ser uma rica fonte de sais minerais.

Além das ações terapêuticas citadas, a bardana possui outras propriedades como purificar o sangue, curar picadas de insetos, torções, hemorróidas, enfermidades crônicas da pele, acnes, eczemas, pruridos, seborréia da face, herpes, vesícula inflamada, cálculo biliar, hepatite viral, cirrose e por isso tem sido largamente estudada e utilizada em laboratórios farmacêuticos.

Até mesmo a queda de cabelo pode ser tratada com bardana, neste caso é utilizado o óleo extraído da planta.

Com tantas propriedades e qualidades assim, esta planta deve ser mais difundida na culinária, pois é excelente para aqueles que estão à procura de uma alimentação mais saudável.
A bardana agrada bastante ao paladar e tem ganho cada vez mais adeptos nos restaurantes em que é oferecida.

Esta planta (geralmente a raiz, que é utilizada na culinária) pode ser encontrada em lojas de produtos japoneses e em supermercados mais sofisticados.
Tente fazer em casa, misture-a com arroz, faça refogada, certamente seu organismo só terá a ganhar. Segue abaixo uma receita de como preparar a bardana.

Bardana refogada no molho de soja:

Ingredientes:
2 Raízes de bardana
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho amassado
1 copo de molho de soja (shoyu)

Lavar bem as raízes para retirar toda a terra, já que a casca será ingerida;
Picar a bardana em tiras finas ou pequenos cubinhos;
Colocar a cebola picada bem pequena, o alho e o azeite na panela até dourar;
Adicionar a bardana picada e o molho de soja;
Deixar a bardana cozinhar no shoyu até secar;
Retirar da panela e servir.

Pode ser servida pura, adicionada ao arroz, ao macarrão, sopas e saladas.

{jcomments off}


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto