Brasil, 19 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Processo Seletivo para conseguir uma vaga de emprego

Processo Seletivo para conseguir uma vaga de emprego

É do conhecimento de todos que o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e dinâmico, por isso o currículo deve “vender” o profissional de forma objetiva e atraente, mencionando informações mais Importantes sobre a atuação profissional.

Sabendo disto, após enviarmos o currículo e formos convidados para um bate papo presencial, ou seja, a tão sonhada entrevista de emprego, alguns cuidados, dicas são fundamentais para o sucesso nesta etapa.

Ficha de Emprego

Em muitas empresas, organizações, ainda temos a prática do preenchimento de Ficha de Emprego/ou Ficha cadastral, apesar de termos enviado o currículo. Esta prática se justifica para a coleta de mais dados, informações específicas do futuro contratante. Para tanto, atente-se para:

Sempre leve com você sua caneta e alguma agenda para anotação. Não espere que o Selecionador te empreste uma;
Importante estar atento as informações antes do preenchimento da ficha;
Procure evitar erros ou rasuras na ficha de emprego. Caso erre, usar um asterisco e escreva na lateral ou inferior da ficha a informação correta;
Esteja com seus números anotados num papel. Número dos documentos (RG, CPF, Título Eleitor, etc), nome completo de pai e mãe, CEP, zona, bairro, UF, etc.
Em caso de dúvida pergunte antes de preencher.

Dica extra: Leve consigo água, barra de cereal ou fruta de sua preferência, dependendo da empresa o processo seletivo pode se estender por um dia todo.

Entrevista

“ Não existem respostas certas ou erradas, sim respostas adequadas, ou seja, aquelas que o selecionar quer ouvir”.

Considero esta, a fase mais importante e temida pelos candidatos no processo seletivo. E um momento único de poder falar sobre suas qualificações e experiências, mostrar quem é você e para tanto segue algumas dicas:

Seja pontual não chegue atrasado, se possível compareça com 15 minutos de antecedência para conhecer o ambiente e se sentir mais seguro;
A educação deve prevalecer sempre, cumprimente moderadamente o selecionador com um aperto de mão;
Seja sincero, objetivo, procure olhar nos olhos do selecionador jamais fique de cabeça baixa, use um tom de voz agradável;
Procure destacar seus pontos fortes e cuidado com “mentiras” só para agradar o entrevistador;
Faça uma busca sobre a empresa, qual o seu negócio, missão, público alvo etc;
Se não puder comparecer, avise com o máximo de antecedência possível;
Procure mostrar-se disponível para entrevistas, negociar o horário somente por motivos nobres;
Quando o entrevistador perguntar o motivo da sua saída da última empresa responda com sinceridade, nunca fale mal do chefe ou dos colegas com quem trabalhou;
Apenas diga que as opiniões eram divergentes ou que você busca outros projetos para sua carreira.
Seja Você, Seja Autêntico!
Dinâmicas de Grupo

As dinâmicas de grupo servem para que o selecionador possa observar o comportamento, a atitude e as iniciativas do candidato, ou seja, como será a interação do mesmo com as demais pessoas.

Assim preste muita atenção nas orientações do selecionador e se tiver dúvidas pergunte antes do início da dinâmica, não fique com receio. A falta de esclarecimento poderá prejudicá-lo durante o processo.
Não questione o motivo de uma solicitação por mais estranha que lhe pareça. Possivelmente será esclarecido posteriormente pelo avaliador.
Participe da dinâmica. Sua recusa poderá ser motivo de desclassificação.
Não interrompa a pessoa que estiver se apresentando, você terá o seu momento para falar, ou peça a palavra com gentileza, sem “atropelar” quem está falando.
Apresentação Pessoal

Eis a grande dúvida, “O que vestir em uma entrevista de emprego?”

Primeiramente pesquise se a empresa tem um estilo mais formal ou informal. Estas informações são facilmente conseguidas através das redes sociais, nas páginas de profissionais que trabalham nele ou na própria página da organização.

Apesar de tudo sempre vale reforçar:

Dicas essenciais para os Homens são:

Roupa bem passada;
Barba bem-feita;
Cabelos alinhados;
As unhas sempre limpas;
Perfume suave.

O que não usar em uma entrevista de emprego para os homens:

Bermuda;
Camiseta, regata e camiseta de time de futebol;
Cabelo bagunçado ou arrepiado demais;
Tênis colorido e tênis esportivo;
Sapato aberto.

Dicas essenciais para as Mulheres:

Maquiagem sempre clean, usando cores neutras;
Acessórios discretos;
Perfume suave;
Unhas limpas e feitas.

O que não usar em uma entrevista de emprego para as mulheres:

Saia pode até ser usada em ambiente de trabalho, mas em uma entrevista não é indicado, porque você não sabe o que te espera, imagina você fazendo uma dinâmica em grupo, com certeza ficará desconfortável não é mesmo? Portanto evite usar saias.
Roupas decotadas, barriga aparecendo e/ou roupas justas/curtas não são aceitáveis para o ambiente de trabalho, muito menos para uma entrevista, então se atente a isso!
Salto agulha, esse tipo de salto serve somente para ir à balada;
Sapato muito aberto;
Acessórios extravagantes.
Para finalizar segue a Dica de Ouro – cuidado com sua REDE SOCIAL

Qualquer um poderá maquiar informações no currículo ou se preparar super bem para uma determinada entrevista, mas é nas redes sociais que as pessoas se mostram na sua essência. As empresas sabem muito bem disso e cada vez mais estão muito atentas ao comportamento dos seus candidatos e funcionários no mundo online, não tenha dúvida.

Ou seja, é melhor ter algum cuidado e não se expor demais. A primeira regra básica é: se você não diria aquilo em público, não publique. Simples! Ter educação é essencial. E uma boa dose de bom senso e responsabilidade não faz mal a ninguém. Cuidado com os grupos de WhatsApp – dependendo do teor da mensagem, você pode, sim, “queimando seu filme”, pois seu futuro contratante por estar no grupo. No Facebook, Twitter ou Instagram, pense um pouquinho a mais antes de postar. Não custa nada e, pelo contrário, pode lhe render bons frutos – ou um novo emprego.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo