Logo
Imprimir esta página

Mercado de azeites no Brasil abre vagas para nova profissão, sommelier de azeite

conta gotas par adosagem de azeites - divulgação conta gotas par adosagem de azeites - divulgação

INSTITUTO ITALIANO TRAZ CURSO DE SOMMELIER DE AZEITES, UMA NOVA PROFISSÃO PARA O BRASIL

Apesar de exibir atributos relevantes no mundo do azeite de oliva – segundo maior importador fora da União Europeia, consumidor de cerca de 100 mil toneladas e detentor de mais de 100 prêmios em concursos internacionais – o Brasil ainda tem poucos profissionais habilitados para atuar nesse setor.

A maioria de especialistas brasileiros neste óleo milenar, que ajudam na identificação de produtos falsificados e de baixa qualidade, bem como no aperfeiçoamento da produção e da percepção dos consumidores nacionais, buscou formação específica fora do país. Esse contexto estimulou o IRVEA (Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari) a levar para solo brasileiro o seu curso de Sommelier Internacional de Azeites, que já formou 700 experts na Itália. Na segunda quinzena de julho, o instituto italiano sediado em Parma vai ministrá-lo em duas capitais: Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Essas duas edições inauguram uma sequência de eventos do IRVEA por aqui – em setembro, desembarcam um curso de Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites e a primeira edição sul-americana do seu concurso ARMONIA.

O CURSO DE SOMMELIER

Porto Alegre recebe a turma inicial do curso entre 18 e 21 de julho, no Grêmio Náutico União. Depois, a mesma programação de quatro dias de curso (30 horas de carga horária) será ministrada na cidade de São Paulo, entre 25 e 28 de julho, no Centro Paula Souza. Com um total de 25 vagas por turma, o curso pode ser feito por qualquer pessoa, seja ela apenas uma interessada no tema ou alguém que já trabalha com o produto. Trilhando esse caminho, o participante será capaz de atestar e avaliar a qualidade de azeites, indicar a mais correta opção de azeite, conforme a necessidade do seu cliente ou as características de uma receita, e, ainda, transformar custos em oportunidades de lucro em pontos de venda e em restaurantes.

Dentre os tópicos do curso estão as variedades mais importantes de azeitonas; métodos de cultivo e extração; técnicas de análise sensorial; sessões de degustação com azeites de diversos países; uso na cozinha e harmonização com alimentos; normas, regulamentos internacionais e padrões de qualidade; nutrição e saúde; e estratégias de marketing para aumentar o consumo.

Ao completar as aulas teóricas e práticas, degustações guiadas e exercícios, o participante do curso poderá obter diploma, carteira de identificação e boton de sommelier de azeites. Terá direito, também, a um Certificado de Aptidão Sensorial, que o qualifica para ingressar no International Register of Olive Oil Experts. Esse registro abre portas para avaliações profissionais em painéis e júris de competições.

O material completo sobre o curso e a ficha de inscrição dele estão disponíveis no site www.irveabrasil.com.br. Seu custo para ambas as edições (Porto Alegre e São Paulo) é de € 1.550,00 (Mil e quinhentos e cinquenta euros), que deve ser pago diretamente ao IRVEA por transferência via PayPal.

O IRVEA

O Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari (IRVEA) foi criado em 2001 por Mauro Martelossi. Localizado na Câmara de Comércio de Parma, na Emilia-Romagna, o instituto italiano promove a cultura da gastronomia e do vinho em restaurantes, escolas, eventos, cursos e competições dentro e fora da Itália. No segmento de azeites, o instituto tem a Olive Oil Academy, braço responsável pela formação e atualização dos profissionais e entusiastas da azeitona, do azeite e do uso do óleo de oliva na harmonização com a comida. Hoje, o IRVEA e a Olive Oil Academy ministram 4 cursos ligados ao universo do azeite: Sommelier Internacional de Azeites – realizado na Toscana –, Especialista em Azeite de Oliva, Chefe de Painel de Avaliação Sensorial de Azeites e Mestre de Lagar (“lagar” é o termo usado para o local de processamento das azeitonas e extração do azeite de oliva).

OS INSTRUTORES DO CURSO DE SOMMELIER DE AZEITES

Cinco especialistas vão ministrar as aulas no Brasil. São eles:

Mauro Martelossi

O italiano é diretor-geral do IRVEA, membro da Accademia Nazionale dell’Olivo e dell’Olio e chefe de painel COI e pelo Ministério da Agricultura da Austrália. Há mais de 20 anos trabalha com seleção internacional, verificação e controle de qualidade de azeites para fins comerciais. Em 2001, fundou o IRVEA, organização internacional que visa a melhoria da produção e da formação profissional no setor de azeites. Há 17 anos, também colabora com o Istituto Sperimentale dell’Olivicoltura di Spoleto em um banco de dados internacional para o estudo da qualidade de azeites. No ano de 2006, idealizou e estabeleceu o Concurso Internacional Armonia. Martelossi será o principal responsável pelos cursos do IRVEA no Brasil.

Tania Ciarini

É expert em degustação oficial de azeites de oliva virgens e extravirgens, com mais de 20 anos de experiência em seleção e classificação desses produtos. Chefe de painel reconhecida pelo Ministério da Agricultura italiano, ela atua como Vice-Chefe de Painel e instrutora técnica de novos chefes de painel em estágio no Concurso Armonia. Tania também trabalha como docente nos cursos de Sommelier Internacional de Azeites e Especialista em Azeite de Oliva do IRVEA na Itália e integra comissões de diversos concursos de azeite de oliva italianos e internacionais. Ela será instrutora no curso de sommelier.

Maria Beatriz Dal Pont

A brasileira é degustadora profissional de azeite de oliva, formada como Sommelier Internacional de Azeites pelo IRVEA. Na sua longa carreira dentro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi pró-reitora de pesquisa e extensão e de diretora da Escola de Gastronomia UCS/ICIF, projeto que ajudou a criar e implementar. Hoje, atua como consultora por meio de sua empresa, a Oléa Azeites e Experiências. Ela fará a tradução simultânea para o português e ministrará a parte prática de degustação no curso de Sommelier Internacional de Azeites.

Vincenzo D'Ippoliti e Grazia Rossi

Ambos são degustadores profissionais de azeites e membros do painel oficial do Concurso Internacional Armonia. Vincenzo D'Ippoliti é chefe de painel reconhecido pelo Ministério da Agricultura italiano. Grazia Rossi está inscrita no International Register of Olive Oil Experts. Ambos serão instrutores do curso de Sommelier Internacional de Azeites.

MAIS INFORMAÇÕES

Consulte o site www.irveabrasil.com.br (em português). Dados gerais do instituto, no site do IRVEA: www.irvea.org (em italiano e inglês).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto