Brasil, 10 de Dezembro de 2019

Chance de aprendizado e experiência é o que mais atrai os jovens as vagas de estágios, diz pesquisa

Chance de aprendizado e experiência é o que mais atrai os jovens as vagas de estágios, diz pesquisa

Remuneração fica em segundo plano para os estudantes

Uma pesquisa realizada pela Companhia de Estágios, consultoria especializada em programas de estágios e trainees, mostra que 73% dos universitários ao buscarem uma oportunidade no mercado de trabalho valorizam mais a chance de aprendizado do que a remuneração.

Apenas 8% dos entrevistados tem como principal critério a bolsa-auxílio. Por um outro lado, 16% dos estudantes levam em consideração a possibilidade de ser efetivado após o término do contrato de estágio, enquanto somente 3% prefere uma vaga que seja próxima da universidade ou residência.

Entenda a pesquisa

O levantamento feito pela Companhia de Estágios intitulado como “O perfil do candidato à vaga de estágios - 2019” teve ao todo 4044 estudantes entrevistados em diversos lugares do Brasil, sendo que, a maioria representa a região sudeste com 75% das respostas; logo em seguida vem o nordeste, com 9%; a região sul, com 5%; região centro-oeste, também com 5% e por último região norte com 4%.

Para entender o perfil do público, os entrevistados tiveram que responder 44 perguntas relacionadas a educação e contexto socioeconômico. Mais da metade está cursando ensino superior, o que equivale a 79% das respostas obtidas. O levantamento teve 65% da participação feminina contra 35% do público masculino.

Aprendizado deve ser prioridade

De acordo com o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, os dados da pesquisa mostram um certo entendimento por parte dos estudantes com relação ao mercado de trabalho, pois eles mesmo que ainda estejam na universidade, compreendem que a concorrência entre os profissionais formados é alta. “Estudantes que se dedicam ao estágio durante os estudos, possuem mais chances no futuro, pois já conseguiram vivenciar as rotinas do mercado de trabalho, tendo assim, mais bagagem profissional para outras oportunidades. Não é à toa que para 80% dos estagiários que responderam à pesquisa, o principal objetivo é adquirir essa experiência profissional”, diz.

Além disso, Mavichian salienta a importância de o estagiário absorver o aprendizado que vem de fora da universidade. “Sem dúvida alguma os professores têm muito a passar para os alunos e todo conteúdo aprendido em sala de aula é essencial para a carreira do estagiário, isso é indiscutível. Mas estar em contato diariamente com profissionais que estão imersos no mercado, vivendo toda a rotina da profissão, tomando decisões, experienciando todo o cotidiano é também, sem sombra de dúvida, um ótimo jeito de aprender” detalha.

Porém, remuneração é muitas vezes considerado como uma desvantagem

Contudo, mesmo que o aprendizado seja prioridade, para 31% dos entrevistados a remuneração ainda é uma desvantagem entre os universitários. “Com certeza o valor da bolsa-auxílio é avaliado e é importante que o estagiário tenha essa perspectiva sobre quais empresas oferecem o que ele julga adequado, porque são decisões que acontecem na carreira profissional, contudo, é necessário estar qualificado para atender todos os requisitos para a vaga. É aconselhável mapear quais organizações possuem as remunerações e plano de carreira mais atraentes e ver o que elas pedem como exigências”, finaliza Mavichian.
Sobre a empresa

Fundada em 2006, a Companhia de Estágios tem atuação nacional e impacta mais de 4 milhões de estudantes. As ações da empresa já selecionaram mais de 20 mil estagiários para programas de estágios da Amazon, Twitter, Scania, Sanofi, DuPont, Goodyear, AkzoNobel, Cyrela, Amil, Microsoft, entre outras com soluções tecnológicas de inteligência artificial, jogos online e realidade virtual.

Site: www.ciadeestagios.com.br
Facebook: www.facebook.com/companhiadeestagios
LinkedIn: www.linkedin.com/company/ciadeestagios
Twitter: www.twitter.com/ciadeestagios
Instagram: www.instagram.com/ciadeestagios

Fonte: Companhia de Estágios | PPM Human Resources


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS