Brasil, 21 de Outubro de 2019

Senac São Paulo lança Aprendizagem Técnica em Informática em duas unidades da Zona Leste

Curso prepara os jovens para o mundo do trabalho com formação profissional técnica e cidadã, e será ofertado em Vila Prudente e São Miguel Paulista

Para atender a uma demanda crescente do mercado e contribuir para a formação de jovens, o Senac São Paulo lança a Aprendizagem Técnica em Informática. O curso proporciona aos alunos as competências necessárias para se inserirem no mundo do trabalho como um profissional de tecnologia e habilitado a atuar em empresas de diferentes setores. As inscrições já estão abertas nas unidades Vila Prudente e São Miguel Paulista, na Zona Leste.

A Aprendizagem Técnica em Informática faz parte do Programa Senac de Aprendizagem, que atende aos dispositivos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e promove a inserção social de jovens com idade entre 14 e 24 anos. Para participar, a empresa contrata o jovem e o inscreve no curso da instituição ou admite um aluno do Senac. Por enquanto, a oferta está disponível em duas unidades e em dois formatos: atrelada ao curso técnico e ao ensino médio e técnico.

No Senac Vila Prudente

É destinada a alunos egressos do ensino médio ou que estão no 2º ano e vão cursar o Técnico em Informática, com início das aulas em 16 de setembro de 2019. Nessa formação, os jovens aprendem a montar e a fazer a manutenção de microcomputadores, a instalar e configurar redes, e a desenvolver sistemas e websites, alternando jornadas de prática profissional na empresa contratante (1.200 horas) e aulas no Senac (1.200 horas). Ao concluir o curso, recebem o diploma de técnico em informática, com validade nacional e apostilamento da carga horária da empresa no verso do documento.

No Senac São Miguel Paulista

É voltada a egressos do ensino fundamental, pois está relacionada ao Ensino Médio e Técnico em Informática – nova oferta do Senac São Paulo que teve início em janeiro de 2019 e visa à formação integral, tanto para o mundo do trabalho como para a cidadania. Nesse caso, as competências do curso técnico estão integradas às áreas do conhecimento, e, ao término dos três anos, os alunos recebem o diploma de técnico em informática integrado ao ensino médio, com validade nacional. A partir do segundo ano, os jovens já podem ser contratados como aprendizes, e a carga horária na empresa será apostilada no verso do diploma. As inscrições para as novas turmas estão abertas, e as aulas começam em 27 de janeiro de 2020.

Mundo do trabalho

O técnico em informática é habilitado para atuar em diferentes áreas, como operação e manutenção de computadores, suporte à informática, service desk, administração de redes, desenvolvimento de software e sites, processamento de dados e provedores de acesso à internet. No Senac, a Aprendizagem Técnica em Informática contempla três certificações intermediárias, o que favorece uma formação completa e direcionada para a área de tecnologia:

• Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores - presta serviços de manutenção em computadores, especifica componentes e elabora inventário de hardware e software, atuando em laboratórios técnicos e no atendimento e suporte ao usuário.

• Assistente de Operação de Redes de Computadores - atua na implementação, suporte e configuração de redes locais de computadores em empresas públicas e privadas.

• Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais - desenvolve sistemas de computadores e atua em empresas de desenvolvimento de software, fábricas de componentes de software e em setores de desenvolvimento interno de programa de empresas públicas e privadas.

Programa Senac de Aprendizagem

Por meio do Programa Senac de Aprendizagem, a instituição promove a inserção social de jovens com idade de 14 a 24 anos, capacitando aprendizes e desenvolvendo competências voltadas à profissionalização e à cidadania. Para participar, a empresa contrata o jovem e o inscreve no curso da instituição ou admite um aluno do Senac. A partir disso, o aluno alterna jornadas na empresa e no Senac, preparando-se de maneira integral para o mundo do trabalho.

Para o Senac São Paulo, a educação profissional é vista como ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, buscando fortalecê-las por meio de um processo que visa à inserção social e à ação participativa. Assim, a educação profissional deve estar voltada para desenvolver as competências para o trabalho e para a melhoria da qualidade de vida.

O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para os jovens e as empresas contribuintes do Senac. Organizações interessadas devem procurar a unidade do Senac São Paulo com a qual desejam realizar a parceria. Mais informações estão disponíveis em www.sp.senac.br/aprendizagem.

Serviço:
Técnico em Informática – Turma setembro de 2019