Brasil, 21 de Agosto de 2019

Plataforma de emprego faz match entre empresas e candidatos

  • Escrito ou enviado por  Olívia Moderno
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Multinacionais substituem processos antiquados por ferramenta para preencher vagas

Um dos maiores desafios dos recrutadores nas empresas é realizar processos seletivos mais ágeis e assertivos, além de trocar processos antiquados por plataformas tecnológicas. Na busca por novos talentos, muitos gestores acabam perdendo tempo com a grande quantidade de currículos que recebem todos os dias e em entrevistas presenciais, o que torna todo o processo seletivo exaustivo e caro.

É nesse cenário que a Jobecam, plataforma de empregos e entrevistas gravadas que torna os processos de seleção mais eficientes e justos por meio da tecnologia de vídeo e inteligência artificial, está reinventando a forma como são realizados os processos de recrutamento e seleção. A startup promove o match ideal entre candidatos e empresas.

Segundo dados do Gi Group, uma contratação leva em média até 40 dias para acontecer e custa aproximadamente R$ 6 mil reais para a empresa. A partir do uso de vídeo currículos e das vídeo entrevistas, esse tempo médio de contratação diminui para até 7 dias e custa cerca de R$ 1 mil reais, conforme dados da HRTech baseados nos cases das empresas XRT Tesouraria e da Wilsonsons.

Já para os candidatos, o cadastro é gratuito e possibilita a gravação de vídeo currículos, apresentação de 30 segundos sobre o profissional e primeiro contato com as empresas; entrevistas gravadas para as demais fases; e até entrevistas às cegas, com foco exclusivo nas habilidades de cada profissional. A partir desse material, a plataforma ranqueia os perfis mais aderentes à vaga diante das palavras chave delimitadas pelo recrutador e dá match no candidato ideal. Dessa maneira, a ferramenta acelera em até 70% o processo seletivo e gera uma economia de tempo e dinheiro para os profissionais.

"As vantagens são muitas. Eliminamos três das quatro vezes que o candidato precisa ir a entrevistas presenciais. Ele somente irá ao local se estiver em fase final de seleção e com altas chances de contratação. Além disso, diminui os custos relacionados a transporte e logística", explica a fundadora e CEO da plataforma, Cammila Yochabell.

É por isso, que gigantes nacionais e multinacionais como Oracle, BRQ Digital Solutions e Protege começaram a se movimentar e buscar soluções digitais que trouxessem mais eficiência na seleção de seus talentos, como a oferecida pela Jobecam.

Entrevistas às cegas

Além de oferecer a possibilidade de fazer vídeos currículos, a plataforma de empregos também dispõe de tecnologia para as entrevistas às cegas, funcionalidade que torna ainda mais assertiva a seleção.

Com uma tela esfumaçada e todas as informações do candidato bloqueadas, ele é avaliado pelas suas reais habilidades e não por questões de gênero, raça, cor ou outro qualquer padrão estabelecido pela sociedade. Somente depois da empresa recrutadora decidir pela contratação, que são reveladas todas as informações deste candidato, proporcionando um processo mais plural e humanizado, garantindo que seja eliminado qualquer tipo de discriminação. Mas, por que isso é importante?

Segundo pesquisa realizada pelo Center for Talent Innovation, empresas que oferecem ambiente de trabalho mais diverso tem mais a ganhar: os profissionais são 17% mais engajados e proativos, redução em até 50% nos conflitos se comparados com corporações sem a prática e as equipes tomam decisões 2 vezes mais rápidas, resultando em 60% de melhores resultados.

Além disso, empresas com mais diversidade, como de gênero, por exemplo, são mais propensas a ter rentabilidade acima da média. Se a diversidade for étnica a probabilidade é ainda 33% maior de superar outras organizações quando o assunto é lucratividade, de acordo com dados levantados pela consultoria McKinsey.

SOBRE A JOBECAM

A Jobecam é uma plataforma de empregos que surgiu como alternativa às empresas que desejam otimizar os processos de recrutamento e seleção. Utilizando tecnologia de vídeo e algoritmos inteligentes, a empresa é capaz de ranquear os candidatos mais adequados à determinada vaga de emprego.

A plataforma atende tanto a candidatos que podem ter um ambiente adequado para gravar o vídeo currículo ou participar de entrevistas remotas em modelo gravado, quanto as empresas, que podem divulgar posições dentro e fora do ambiente Jobecam, tudo customizado, incluindo as perguntas que serão feitas aos candidatos.

Ainda dentro do ambiente empresa, os recrutadores podem assistir aos vídeos entrevistas que ficam hospedados na própria plataforma e até compartilhar com gestores e outros envolvidos no processo. Tornando uma excelente opção para eliminar entrevistas desnecessárias em fase inicial do processo.

Para otimizar a seleção dos vídeos, é aplicado inteligência artificial que transcreve todo o áudio das entrevistas gravadas pelos candidatos e que cruza estas informações com o que a empresa indicou ser necessário ao divulgar a posição, e assim faz-se um match candidato e empresa.

Para tornar o processo ainda mais justo, a Jobecam acaba de lançar a opção de fazer entrevistas às cegas em vídeo, é o The Experience. Nesse formato, o recrutador tem acesso ao material completo do candidato somente caso o aprove, garantindo contratação por meio de suas habilidades e eliminando a possibilidade de vieses inconscientes.

Em 2018 a startup foi acelerada pela Oracle, uma das maiores empresas em tecnologia do mundo, recebeu seu primeiro aporte financeiro da People+Strategy, consultoria empresarial focada em Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Humano, fisgou um tubarão no Programa Shark Tank Brasil e no inicio deste ano acaba de ser selecionada para o programa de aceleração do Facebook e Artemisia, com foco em empresas que são apostas em inovação e tecnologia no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS