Brasil, 16 de Setembro de 2019

Cooperativas de SP efetivam maioria dos participantes do programa Jovem Aprendiz

Em uma das últimas turmas do programa Jovem Aprendiz realizado pelas cooperativas na cidade de São Paulo, mais de 90% dos participantes foram efetivados após o fim do período de capacitação.

O número elevado de jovens que acabam conseguindo uma oportunidade de trabalho nas cooperativas, com alguns até seguindo carreira dentro do sistema, não é raro. “Já capacitamos mais de 10 mil jovens, com atuação em mais de 100 municípios paulistas, e mais de 60% acabam conquistando a efetivação na própria cooperativa”, conta Luciana Torres Casarini, coordenadora de formação profissional e projetos sociais do Sescoop/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo. “Importante que mesmo aqueles que não ficam na cooperativa adquirem uma bagagem diferenciada para a carreira”, complementa a coordenadora.

Hoje, quase 1.400 jovens estão passando por esse período de capacitação, distribuídos por 102 cooperativas. A grade curricular desenvolvida para o programa, com 500 horas de atividades teóricas e 1.166 horas de atividades práticas, aborda questões relacionadas à cidadania e ao trabalho, cooperativismo, linguagem e comunicação, matemática comercial e financeira, empreendedorismo, entre outras. “Além dos valores cooperativistas, trabalhamos também as competências necessárias para o desempenho das atividades profissionais, tornando mais promissor o futuro dessa nova geração”, diz Luciana.

No entanto, essa preocupação ainda não se faz presente em muitas organizações pelo país. Regulamentada por decreto em 2005, a Lei do Aprendiz (10.097/2000) estabelece que as empresas de médio e grande porte contratem aprendizes em uma cota que pode variar de 5% a 15% do quadro de trabalhadores, por um período de até dois anos. Porém, no ano passado, o Ministério do Trabalho autuou mais de 16 mil empresas por descumprirem a Lei, entre janeiro de 2017 e junho de 2018. “Infelizmente, muitas organizações enxergam isso como despesa e não como um investimento”, reflete a coordenadora do Sescoop/SP.

Pelas oportunidades que o Jovem Aprendiz oferece e pela capacidade de efetivação, ela acredita que o programa é um eficiente caminho para reduzir a taxa de desemprego entre os jovens. Dados recentes da Fundação Seade indicam que dos 1,7 milhão de desempregados no estado de São Paulo, 40% são jovens entre 16 e 24 anos. E no Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE, a taxa de desemprego nessa mesma faixa etária ficou em 27,3% no primeiro trimestre, acima do dobro da taxa média nacional, de 12,7%.

“A participação de jovens em um programa de aprendizagem contribui, sem dúvida, para dar um novo sentido às suas vidas. É possível transformar a realidade de muitos jovens, gerando benefícios para toda a sociedade. O futuro pode ser mais cooperativo”, conclui Luciana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS