Brasil, 23 de Outubro de 2019

Inscrições para residência de tecnologia em São Paulo são prorrogadas

O Red Bull Basement escolherá cinco protótipos que proponham soluções para problemas sociais a fim de fomentá-los e desenvolvê-los

Estão prorrogadas até o dia 2/6 as inscrições para a residência hacker do Red Bull Basement, que podem ser feitas pelo site: www.redbull.com/basement. O programa, cuja intenção é desenvolver projetos que façam uso da tecnologia para a solução de problemas sociais, busca por cinco protótipos inovadores que olhem para necessidades relacionadas a saneamento, segurança pública, inclusão social, mudanças climáticas, recursos hídricos e educação inclusiva, entre outros temas. O objetivo é incentivar a inovação cidadã, com iniciativas que tenham consistência, viabilidade e potencial de gerar impacto para a sociedade e seus cidadãos.

Já passaram pela residência projetos como o Pluvi On, um hardware 100% nacional que oferece previsões do tempo acuradas, localizadas e a baixo custo para ajudar a alertar a população em caso de enchentes e deslizamentos. Outro exemplo é o Le Braile, um equipamento de custo acessível que realiza a conversão de textos em formatos digitais para braille e o Micro Aerogerador, um sistema capaz de gerar energia elétrica por meio do vento.

Os residentes terão à disposição um makerspace com equipamentos para prototipagem dos projetos, que deverão ser apresentados ao final da residência, além de uma agenda paralela com palestras e workshops sobre diversos temas, além da participação em um Festival de Tecnologia. A residência será realizada de julho a setembro no Red Bull Station, centro de São Paulo.

Para acompanhar e ajudar no desenvolvimento dos projetos, dando suporte e direcionamento, os residentes contam com a experiência de cinco mentores de diferentes áreas e com ampla experiência em inovação: Andrei Speridião - design e tecnologia; Wesley Lee - design e hardware; Pedro Godoy - quick and dirty; Denise Alves Rodrigues - mentoria de bancada; Julio Freitas - design estratégico e Mari Marcilio - comunicação e branding.

Também participarão do processo mentores convidados e um monitor em residência, que auxiliará em questões práticas cotidianas no laboratório maker. Conheça aqui os selecionados do ano passado.

SOBRE O RED BULL BASEMENT

O Red Bull Basement é um espaço de produção, pesquisa e difusão de projetos que exploram formas colaborativas de experimentação com tecnologia. Tem como objetivo desenvolver a colaboração e troca entre pessoas e coletivos com diferentes perfis: programadores, hackers, desenvolvedores de software e makers. O programa, que nasceu em 2015 no Brasil e hoje está presente em 40 países, inclui uma residência hacker, um makerspace, palestras regulares, um festival anual e o Basement University, focado em soluções para o cotidiano universitário. Conheça mais em www.redbull.com/basement.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS