Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Administração de Noronha discute ações educativas para o turismo

Participantes apresentaram diversas sugestões

Em busca de sugestões para melhor orientar os moradores e turistas para ter um convívio harmonioso com os animais marinhos, o administrador da ilha, Plínio Pimentel, reuniu-se, na noite desta segunda-feira (15), com técnicos da Administração, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros Militar, além de representantes da sociedade civil, moradores e o pesquisador, Leonardo Veras.

Durante o encontro, os participantes apresentaram diversas sugestões, entre elas, investimento na capacitação de condutores de visitantes, panfletos, vídeos educativos, cartilhas, placas informativas nas praias, além de campanha nas redes sociais. "Convoquei essa reunião para ouvir os órgãos responsáveis e a população sobre a melhor forma de orientar moradores e turistas no convívio com a vida marinha", explicou Pimentel.

De acordo com o pesquisador Leonardo Veras, os incidentes com tubarão ocorrem em até 1m80 de profundida e, na maioria das vezes, no horário de arrufo (cardumes de sardinhas levados para a praia por peixes maiores). Ele também explicou que os meses de janeiro e fevereiro é o período de acasalamento das espécies. Segundo ele, as fêmeas começam a chegar e há uma grande concentração de animais adultos. Além de que, nos meses de dezembro e janeiro, as fêmeas da espécie limão procuram a Ilha ter seus filhotes.

Ainda segundo Veras, as primeiras horas da manhã e ao entardecer devem ser evitadas por banhistas. "É preciso evitar também, nadar entre as sardinhas e sempre que tiver aves mergulhando é sinal que existe cardume na área, ao observar esse cenário não entre no mar", alertou o pesquisador.

A partir dessa reunião, um grupo de trabalho foi criado para estudar o plano de ação que deverá ser colocado em prática após a reunião agendada para o dia 30 de janeiro. A ideia é adotar ações permanentes que visem ao convívio de forma harmoniosa, sem destruição da natureza e também o comprometimento da integridade física de turistas e moradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo