Brasil,

Tudo pronto para as férias de verão?

Por Eduardo Godoi Correa*

O final de ano está chegando e, com ele, para muitos as férias se aproximam. Porém, antes de pegar a estrada é preciso fazer um check-list para verificar se está tudo em dia e prevenir aborrecimentos na volta. Por isso, algumas ações como contratar seguro residencial e do automóvel, programar as contas para o débito automático e organizar as finanças garantem que você possa aproveitar ao máximo o período de descanso.

Começando pela casa, os primeiros cuidados básicos devem ser tomados pelo próprio morador, afinal, em muitas regiões brasileiras, é comum a ocorrência de fortes chuvas no verão. A incidência de raios é maior, o que ocasiona sobrecarga de energia na rede elétrica e, em alguns casos, pode queimar os aparelhos que estiverem ligados na tomada. Para evitar prejuízos, é recomendável a contratação de um seguro residencial para que se viaje com mais tranquilidade. Vale ressaltar que ele não garante que a moradia esteja livre de sinistros, mas trata-se de uma garantia de proteção aos seus bens e atendimento em caso de problemas.

Depois da atenção com a residência, é preciso pensar que, se a viagem for de carro, é necessário redobrar os cuidados antes de sair com o automóvel. Instituição financeira cooperativa presente em 21 estados brasileiros, o Sicredi oferece seguros com assistência 24 horas, com coberturas para o caso de problemas com o carro, sejam eles mecânicos ou acidentes de trânsito. Outro benefício bem importante é o transporte alternativo para continuação da viagem ou retorno ao domicílio do segurado, além de hospedagem em hotel em caso acidentes em viagem. Se a viagem de carro for para fora do Brasil, será necessário a contratação da Carta Verde, um seguro obrigatório para veículos que ingressam em países-membros do Mercosul, que tem como objetivo proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito.

Para as compras e outras despesas fora do País, você também pode contar com a praticidade de um cartão de crédito e débito internacional, que possibilita facilidades como limites especiais com até 40 dias para pagamento e, de acordo com a bandeira, outras vantagens como descontos em hotéis, restaurantes e lojas, além de assistência 24 horas no Brasil e exterior. Outra boa opção é o cartão pré-pago internacional, que funciona para saque ou compra no exterior, com ele você pode criar uma “poupança” em moeda estrangeira comprada no momento de taxa de câmbio mais favorável.

Outro ponto que não deve ser esquecido são as contas para pagar. Com a empolgação do período de férias, é muito comum deixar de lado contas como água, luz e telefone, que podem ser cadastradas em débito automático para evitar o esquecimento durante as férias. É justamente nessa época que chega a maior parte delas: IPTU, IPVA, rematrícula escolar, entre outras despesas.

Um outro erro muito comum que as pessoas cometem é gastar demais nesse período, acumulando despesas que não cabem no orçamento. Por isso, é importante o planejamento das férias ao longo do ano. O Sicredi disponibiliza opções de aplicações como, por exemplo, poupança, fundos investimento ou de renda fixa e para seus associados, que podem contar com o Gerenciador de Investimentos, uma ferramenta de educação financeira disponível por meio do internet banking e aplicativo para mobile do Sicredi. O aplicativo permite cadastrar os objetivos, fazer seus investimentos e acompanhar a evolução por meio de gráficos, visualizar os detalhes da movimentação, simular quanto precisa poupar e quando vai atingir suas metas. Com isso o retorno da sua viagem, momento em que costumamos estar cheios de compromissos para pagar, será bem mais tranquilo.

Enquanto estiver fora de casa, além das nossas mais de 1500 agências e 4500 caixas eletrônicos, você pode contar com os nossos canais na internet e para celular e outros dispositivos móveis, além dos serviços por telefone. Então, depois de conferir todo o check-list, é só fazer as malas e aproveitar as merecidas férias!

* Eduardo Godoi Correa, superintendente de Produtos e Serviços Financeiros do Banco Cooperativo Sicredi

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a First Data

A First Data é a líder global em tecnologias e soluções para meios de pagamento, atendendo aproximadamente seis milhões de estabelecimentos e 4 mil instituições financeiras em mais de 100 países. Seus cerca de 24 mil associados estão dedicados a ajudar empresas – desde start-ups até as maiores corporações do mundo – a conduzirem o dia a dia do comércio. A First Data garante o processamento e a segurança de mais de 2.800 transações por segundo que contabilizam US$ 2,2 trilhões por ano, o que contribui para o desenvolvimento das economias onde atua.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: