Brasil,

Largo do Bonfim recebe iluminação de Natal com mais de quatro mil metros de fios de LED, em Pirenópolis

Ruas e praças decoradas, árvores iluminadas e programações especiais encantam e preenchem de emoções os corações no fim de ano. Esse é o clima de fim de ano que começa a se instalar na histórica Pirenópolis a partir desta quinta, 23 de novembro

Em Pirenópolis já é Natal. A cidade recebe nesta quinta-feira, 23 de novembro, uma iluminação de natal com mais de quatro mil metros de cordas de LED na praça da Igreja do Bonfim, conhecido como Largo do Bonfim. É a maior iluminação temática que a praça já recebeu. A inauguração está agendada para às 20h, com a presença de autoridades e convidados da comunidade.

A temática escolhida para o local é “brilho de Natal”, a decoração incluiu formato de estrelas luminosas para adornar as palmeiras, a Igreja do Bonfim, a edificação sede do Divino Lounge Café, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e uma belíssima árvore de natal com com mais de seis metros de altura, que foi montada também no local. O projeto luminotécnico prestigia e dá destaque à arquitetura colonial das edificações, além das palmeiras imperiais que compõem a fachada da Igreja do Bonfim.

O projeto de iluminação foi desenvolvido pela equipe do cenógrafo Ricardo Grillo, que acumula 35 anos de experiência no segmento de iluminação e montagem de cenários de apresentações artísticas em Goiás com atuação também em outros estados do Brasil, em eventos culturais grandiosos. Mais de 15 técnicos, entre eletricistas e cenotécnicos, participaram da montagem, que levou aproximadamente sete dias para conclusão.

“A iluminação para mim é vida, é o fio condutor da emoção de um espetáculo ou de um ambiente. É ela quem conduz uma cena e toca na sensibilidade das pessoas”, ressalta Grillo. Com o apoio da prefeitura e do pároco Augusto Gonçalves, a iniciativa foi do grupo empreendedor que está à frente do Quinta Santa Bárbara, um resort eco sustentável que está sendo construído ao lado da Igreja do Bonfim.

Toda instalação foi feita com iluminação de LED que consome até 70% menos de eletricidade e garante melhor luminosidade. O consumo será custeado pelo

Divino Lounge Café. “Nosso intuito com a decoração no largo do Bonfim é atrair olhares da comunidade e dos turistas para as edificações históricas, principalmente para a Igreja do Bonfim que possui uma beleza colonial singular”, explica a arquiteta do projeto do Quinta Santa Bárbara Eco Resort, Juliana Mesquita.

Ricardo Grillo acumula experiência em montagem de cenários de apresentações artísticas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília entre outras. O cenógrafo já atua no segmento há 35 anos.

Igreja do Bonfim

A Igreja Nosso Senhor do Bonfim, construída em meados do século XVIII, integra o Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico da Cidade de Pirenópolis e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1990. A edificação acumula 260 anos de história e foi construída por escravos, entre 1750 e 1754.

No passado, ela recebeu da Bahia uma imagem de tamanho natural do Nosso Senhor do Bonfim, levada à Pirenópolis por um comboio de mais de 250 escravos a mando do Sargento-Mor Antônio José. Até hoje, é costume entre os moradores da cidade é pedir a benção do Senhor do Bonfim antes das grandes realizações, como viagens, casamentos e manifestações religiosas, como a Festa do Divino e as Cavalhadas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: