Logo
Imprimir esta página

Férias: cuidados essenciais para não cair nas mãos de golpistas digitais

por Dean Coclin, Diretor de Desenvolvimento Sênior de Negócios da DigiCert

Após um período turbulento, os calendários escolares voltaram ao normal e, com ele, as férias escolares do meio do ano. E depois de quase dois anos de restrições, as famílias estão animadas para viajar. Para a América Latina, os destinos de praia são os que lideram a demanda em viagens. De acordo com relatos de plataformas de viagens como Booking e Kayak, o México lidera a recepção do turismo na América Latina. República Dominicana, Panamá, Chile e Colômbia são os outros espaços desejados pelos viajantes. No Brasil, o estudo "Pulse Expectation 2022", realizado pela Hibou com mais de 1.800 pessoas, mostra que cerca de 43% dos entrevistados pretendem viajar em 2022. Os destinos mais procurados são praias desertas (51%), seguido de locais/fazendas (32%) e hotéis-fazenda (31%).

E, justamente porque há tantas pessoas procurando informações sobre viagens e deslocamentos por diferentes partes do mundo, os golpistas aproveitam o momento para aplicar golpes de roubo de dados e de dinheiro. E para evitar que você caia em uma dessas armadilhas, listamos os principais cuidados que você deve tomar nesta época do ano para garantir a segurança digital da sua família.

1.Confiança é a base de tudo

Pesquise sempre um site confiável em vez de comprar qualquer passagem ou tarifa de hotel com um mecanismo de pesquisa. Os resultados da pesquisa podem ser manipulados para levá-lo ao erro, especialmente quando você passa pelas primeiras páginas de links.

O que você pode fazer para reconhecer sites fraudulentos? Três palavras: examinar, examinar e examinar.

Enquanto no passado era bom apenas procurar o cadeado, agora o cadeado deve ser examinado. Passe o mouse sobre o cadeado para ver qual CA emitiu o certificado. Se for DigiCert, você pode ter certeza de que o site foi verificado de acordo com os padrões do setor e que, no caso de um certificado OV ou EV, a identidade do proprietário do site foi verificada para proteção adicional.

Olhe atentamente para a barra de endereços e leia o endereço com atenção. É o que você espera?

Clique no cadeado para revelar informações adicionais sobre o site. Se estiver usando um certificado EV, o nome da empresa será identificado imediatamente após clicar no cadeado.

Mas e se o site estiver usando um certificado DV? Isso significa que não é confiável? Não, não necessariamente. Novamente, tome o cuidado de examinar os itens acima. Milhões de sites usam DV e é perfeitamente adequado para muitas aplicações. Mas e-commerce/transações financeiras não são uma delas.

2.Atenção ao navegar

Também é importante ter cuidado ao navegar, seja em sites, redes sociais ou aplicativos. É altamente recomendável não abrir ou baixar arquivos de sites suspeitos ou desconhecidos ou clicar em links enviados em redes sociais ou aplicativos de mensagens. Outra dica é manter o aparelho com um antivírus atualizado.

Com o advento de uma web que é mais de 90% criptografada e com navegadores mostrando um cadeado sólido para todos os sites , independentemente do tipo de certificado, é uma falácia apenas “procurar o cadeado”, pois isso é insuficiente para proteger os usuários de sites fraudulentos. Os usuários devem ser diligentes em procurar pistas sobre a identidade do site. Com certificados EV, você deve clicar no cadeado para ver o nome legal da empresa. Isso fornece excelente visibilidade de que o site foi autenticado.

Certificados OV e EV exigem algum esforço para serem obtidos. Primeiro, a entidade solicitante deve ser uma organização válida e a CA deve consultar os registros públicos para autenticá-la. Como isso envolve trabalho manual, há um custo associado à aquisição do certificado. normalmente não são obstáculos para organizações legítimas. Mas para os cibercriminosos, eles proporcionam um atrito significativo, que pode ser evitado com a obtenção de um certificado DV. Por isso, o DV tornou-se o certificado de escolha para hackers e criminosos.

3.Cuidado com e-mails

Provavelmente você já ouviu falar ou recebeu e-mails com um logotipo muito semelhante ao de uma famosa companhia aérea ou rede de hotéis com um anexo ou link para um desconto tentador. Quando o arquivo é baixado, o usuário é solicitado a fazer uma instalação que faz com que o computador seja infectado por malware. Estes são apenas alguns truques que os hackers estão usando para invadir computadores em todo o mundo.

Uma das práticas mais frequentes na engenharia social é o phishing. Esse tipo de ataque ganhou mais popularidade durante a pandemia de coronavírus. O usuário recebe um e-mail que parece vir de fontes confiáveis, mas na verdade é uma informação fraudulenta usada para influenciar ou roubar informações pessoais.

A principal orientação nesses casos é: trate todos os e-mails com ofertas boas demais para ser verdade com desconfiança. Evite clicar em links de e-mail suspeitos ou baixar documentos desconhecidos e use apenas fontes confiáveis ​​para se informar sobre oportunidades de vendas e compras. E nunca revele informações pessoais ou financeiras por e-mail ou responda a solicitações dessas informações.

Sempre exclua mensagens suspeitas antes de abrir se o remetente for desconhecido. Em vez de clicar no link em um e-mail, você deve abrir uma nova página do navegador e inserir o endereço / Uniform Resource Locator (URL) do site que você vai visitar. Enquanto estiver conectado, você deve comparar o nome do site na barra de endereços em que normalmente confia e procurar anomalias.

4.Verifique os extratos bancários com frequência

Não espere sua conta chegar no final do mês. Fique online regularmente durante o dia de folga e veja os extratos eletrônicos do seu cartão de crédito, cartão de débito e contas correntes. Certifique-se de não ver cobranças fraudulentas, mesmo originárias de sites como o PayPal (afinal, há mais de uma maneira de obter seu dinheiro).

5.Use a tecnologia para proteção e inocule seu PC

Os hackers estão evoluindo seus níveis de pirataria, sofisticação de golpes e estão usando isso contra os usuários. Para evitar ataques, sempre atualize o software e o navegador com as versões mais recentes do Microsoft Edge, Mozilla Firefox e navegadores de outros fornecedores que vêm equipados com filtros antiphishing.

As tecnologias existentes, como a PKI, que fornece criptografia e garantia de identidade criptográfica em cada fluxo de dados e verifica todos os usuários da rede, podem desempenhar um papel fundamental na proteção de residências, empresas e redes conectadas. Os ataques de e-mail são comuns para phishing e engenharia social, e as empresas também podem ajudar a proteger usuários e outras pessoas que confiam em seus sistemas de e-mail usando certificados digitais para garantir a identidade, autenticação e criptografia do cliente.

Uma plataforma PKI forte pode ajudar a garantir que os e-mails sejam assinados por partes autorizadas dentro da organização, já que muitos ataques dependem da engenharia social para forjar um e-mail de uma fonte supostamente confiável para ganhar a confiança do destinatário e roubar sua identidade ou credenciais.

Sobre a DigiCert, Inc.

DigiCert é a provedora mundial de escaláveis TLS/SSL, soluções PKI para identidade e encriptografia. As empresas mais inovadoras, incluindo 89% das organizações da Fortune 500 e 97 - de um total de 100 maiores bancos globais - escolheram a DigiCert por sua experiência em identidade e criptografia para servidores web e Internet das Coisas. DigiCert suporta TLS/SSL e outros certificados digitais e desenvolvimento para PKI em qualquer escala por meio da plataforma de gerenciamento de ciclo de vida, a CertCentral®. A organização é reconhecida pela sua plataforma de gerenciamento, rapidez e um suporte reconhecido ao usuário, além de líder de mercado em soluções de segurança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto