Logo
Imprimir esta página

6 experiências para curtir a enogastronomia na Ilha da Madeira

Madeira_Lifestyle_GastronomiaEspetada029©Andre Carvalho Madeira_Lifestyle_GastronomiaEspetada029©Andre Carvalho

Destino português tem ótimas opções para quem quer ir além dos restaurantes

A Ilha da Madeira sempre encanta viajantes com sua enogastronomia. O destino conta com um dos vinhos mais famosos do mundo, o vinho Madeira, e os deliciosos pratos típicos locais, como as lapas (um tipo de molusco), o peixe-espada-preto e a espetada (o churrasco madeirense) são servidos em diversos restaurantes da ilha, sejam os pequenos empreendimentos familiares ou os elegantes restaurantes de alta gastronomia, que dão um toque moderno à culinária tradicional.

Mas quem curte explorar os sabores de diferentes destinos pode ir além em uma viagem pela Ilha da Madeira e conhecer a gastronomia local mais profundamente. Confira algumas dicas para isso:

Faça o Wine and Food Walking Tour

Este tour de duas horas e meia visita vários pontos turísticos de Funchal, a capital da Madeira, e inclui também 11 provas de comida e seis degustações de vinho. Muito além dos pratos típicos, os viajantes podem provar um chocolate 100% madeirense, doces tradicionais, sanduíches típicos de filé de peixe-espada ou atum e frutas exóticas.

O ponto alto, no entanto, é a refeição tipicamente madeirense, que conta com as já citadas lapas, o peixe-espada-preto com banana ou o bife de atum. Os turistas provam também o famoso vinho Madeira e a poncha, drink feito com aguardente de cana, mel e limão.

Hospede-se no Socalco Nature Calheta

O Socalco Nature Calheta é um hotel muito amado pelos viajantes, que une os conceitos de turismo rural, ateliê gastronômico e farming. Criado pelo chef Octávio Freitas, natural da ilha, o hotel oferece a oportunidade de colocar a mão na massa em experiências incríveis. São aulas de cozinha, passeios gastronômicos, jornadas vínicas e muitas outras atividades que são verdadeiros presentes para o paladar.

Visita e prova de vinho Madeira na Blandy's

Aproveite a estadia na ilha para conhecer uma adega ou vinícola e ver de perto como os vinhos da Madeira são feitos! O Blandy’s, principal produtor de vinhos do destino, conta com um Wine Lodge em Funchal. Nas visitas guiadas, é possível conhecer os vários espaços das adegas e provar excelentes vinhos, além de detalhes da história da criação da marca e de seus rótulos.

Passeio de barco com prova de vinhos na Terrabona

A costa da Ilha da Madeira é lar de uma fauna marinha riquíssima, uma vez que o fundo do mar da região tem mais de 3 mil metros de profundidade. Um passeio de barco oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor o arquipélago e ainda avistar golfinhos e baleias. É possível combinar toda essa bela paisagem com uma degustação de vinhos locais em companhia dos próprios produtores do Terrabona Wine. A vinícola oferece a experiência Sail & Wine, um passeio de veleiro com prova de vinhos de coleção e iguarias locais.

Experiência gastronômica na Quinta do Barbusano

Localizado na costa norte da Madeira, a Quinta do Barbusano tem opções enoturísticas que encantam a qualquer visitante. O passeio inclui passeios guiados pelas impressionantes vinhas, plantadas nos terrenos montanhosos madeirenses, e que se tornam cenário para a inesquecível experiência gastronômica, que envolve provas de vinhos, harmonizações e pratos saborosos. Na época das vindimas, há a possibilidade de participar da pisa das uvas.

Experimente as lambecas

Quem visita a Ilha da Madeira acaba passando pelo menos um dia em Porto Santo, a ilha vizinha que faz parte do mesmo arquipélago. Apesar de serem muito próximas uma da outra, as duas ilhas são bem diferentes. De fato, Porto Santo é um verdadeiro refúgio de verão, com uma praia de areias douradas que tem cerca de 9 km ininterruptos de extensão. Talvez por isso a iguaria de Porto Santo seja uma sobremesa típica do calor: sorvete. As lambecas são um sorvete criado há mais de 50 anos e vendidas em um quiosque na Vila Baleira, a principal cidade de Porto Santo. Seus 25 sabores diferentes preparados de forma caseira são servidos em casquinhas com uma máquina, e são perfeitos para se refrescar após um dia de calor na praia.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto