Logo
Imprimir esta página

Azul Linhas Aéreas conta com a Citrix para expandir suas fronteiras

Uma das maiores companhias aéreas do País reduziu gastos em 35% com links de internet adotando solução SD-WAN e tornou as operações mais eficientes no Brasil e no mundo

Essencial para as operações aéreas, as redes de internet precisam estar em pleno funcionamento para evitar atrasos em voos e demais problemas operacionais. Dessa forma, a Azul Linhas Aéreas, investiu na solução SD-WAN da Citrix Systems, Inc. (NASDAQ: CTXS) para garantir o pleno funcionamento das suas redes de internet em toda a sua operação nos aeroportos nacionais e internacionais.

Em sua operação, a Azul, companhia fundada em 2008, possui uma média de 860 voos diários e 130 destinos no Brasil e no exterior, a empresa conta com uma frota operacional de 134 aeronaves e mais de 12 mil tripulantes, sendo responsável por 30% do total de decolagens do país. Em 2019 a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea da América Latina pelo TripAdvisor Travelers' Choice, e foi a companhia aérea mais pontual do País de acordo com o ranking mundial da FlightStats.

Pontualidade

Com a pontualidade como marca registrada, a Azul precisaria - para atender plenamente a crescente demanda da companhia em expansão - contar com dois links de comunicação em todos os aeroportos nos quais a empresa opera, o que era inviável do ponto de vista estrutural. Por isso, foi escolhida a solução de SD-WAN da Citrix para aumentar a disponibilidade e a experiência dos usuários.

Antes da solução SD-WAN a empresa utilizava links MPLS de grandes operadoras do mercado realizando contingência entra as duas, porém essa infraestrutura permite somente dois links de comunicação e, além disso, a empresa sofria com a falta de infraestrutura de rede adequada nos aeroportos do interior do país. Com a adoção do SD-WAN a empresa substituiu os links MPLS por links dedicados com menor custo e mais eficiência, permitindo uma segunda ou terceira abordagem com a internet, seja por meio de uma rede 4G ou por meio de uma internet local.

Disponibilidade

“Hoje temos um nível de disponibilidade de quase 100%, além de uma redução de 35% em custos com links de internet. Isso é muito significativo quando levamos em conta que operamos em muitos aeroportos do interior do País, que carecem de infraestrutura especializada. Hoje garantimos essa rede de backup em 100% dos aeroportos nos quais estamos em operação. Nossa tripulação não sente o desconforto da contingência porque o SD-WAN está sempre funcionando com a melhor opção de rede disponível. Antes da solução tínhamos as indisponibilidades dos links, agora a única indisponibilidade possível é quando há falta de energia no aeroporto”, declarou Robson Braga, gerente geral de TI da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

A TDec, Integrador de Redes Seguras, foi a responsável pela concepção e desenho do projeto, desde o desenvolvimento técnico até o rollout da solução em 98 aeroportos em território brasileiro. A Solução SD-WAN foi implementada em outubro de 2019 e devido aos resultados satisfatórios, a TDec está desenvolvendo junto com a Azul o plano de expansão da solução para os datacenters dos principais fornecedores nas grandes conexões internacionais. A convergência entre os parceiros está prevista para 2022 na Europa, América do Norte e do Sul.

Confiança e disponibilidade

Segundo Robson, outro grande ganho da empresa a partir da adoção da solução de rede foi a descentralização da operação. Antes havia apenas um ponto de saída de internet para comunicação com o datacenter da companhia, esse ponto de saída fazia acesso aos bancos de dados e aos serviços internos e de parceiros. Quando havia qualquer degradação nesse ponto de saída, a operação era afetada em todos os aeroportos do país. “Com a adoção do SD-WAN e a saída pela internet local não temos mais esse ponto de falha. Se houver uma degradação no link do datacenter, não irá impactar a operação em outras cidades.”, explica Robson Braga.

Ainda segundo Robson, a ferramenta da Citrix facilitou a expansão da companhia aérea ao proporcionar mais velocidade de implementação na abertura de um aeroporto. O gerente conta que o processo anterior demorava de 90 a 120 dias entre estudos de viabilidade técnica e processo de contrato com a operadora. Atualmente basta ligar o dispositivo da estrutura da Azul no aeroporto e a operação já está pronta para funcionar em convergência com a rede da companhia.

O SD-WAN da Citrix foi escolhido após uma prova de conceito (PoC) em concorrência com outros grandes players do mercado e foi o que apresentou o melhor desempenho em todos os pontos exigidos pela Azul: robustez da plataforma, simplicidade na instalação, gerenciamento de alto nível e um roadmap consistente.

“Empresas modernas como a Azul precisam de uma rede que possa acompanhar o ritmo do mundo digital, oferecendo a melhor experiência nos aplicativos centrais à inovação e ao crescimento. Nossa solução WAN Edge de próxima geração oferece essas soluções e é um prazer participar do crescimento de uma companhia aérea tão importante no cenário nacional e global”, declarou Luis Banhara, diretor-geral da Citrix Brasil.

Sobre a Azul Linhas Aéreas S.A.

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em números de cidades atendidas, com 821 voos diários e 110 destinos. Com uma frota operacional de 123 aeronaves e mais de 11.000 funcionários, a Companhia possui 220 rotas em 31 de dezembro de 2018. Em 2018 a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea da América Latina pelo TripAdvisor Travelers' Choice e pela Kayak Flight Hacker Guide, e também foi eleita a melhor companhia aérea regional da América do Sul pelo oitavo ano consecutivo pela Skytrax. A Azul também foi a companhia aérea mais pontual do Brasil o ranking mundial da FlightStats. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ri.

Sobre a Citrix

A Citrix (NASDAQ: CTXS) desenvolve a tecnologia de espaço de trabalho digital unificada e segura que ajuda as organizações a desbloquear o potencial humano e fornecer uma experiência de espaço de trabalho consistente onde quer que seja necessário fazer o trabalho. Com a Citrix, os usuários obtêm uma experiência de trabalho perfeita e a TI tem uma plataforma unificada para proteger, gerenciar e monitorar diversas tecnologias em ambientes de nuvem complexos.

Sobre a TDec

A TDec Redes de Computadores, Integradora de Redes Seguras com mais de 30 anos de experiência, presença no Brasil, EUA e Europa, projeta, implanta e sustenta Infraestruturas Seguras de Redes. Com foco em disponibilizar a melhor tecnologia mundial, melhor ROI e TCO a seus clientes, possui um corpo técnico formado no Brasil e no Exterior para garantir a máxima qualidade de seus produtos e serviços. Provendo desde o Cabeamento Estruturado de alta performance, Desenho e Implantação de Redes bem como a Sustentação pós-implantação com serviços de NOC e SOC, a TDec é hoje uma empresa que pode ser a opção completa para fornecer todos os serviços e produtos da sua empresa, não importando o tamanho e complexidade do projeto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto