Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial do Turismo: especialista aponta tendências do setor para o pós-pandemia

Regina Costa, professora do curso de Turismo da Cruzeiro do Sul Virtual, destaca os principais desafios para essa retomada

No mês de setembro, no dia 27, é celebrado o Dia Mundial do Turismo, uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade. Entretanto, devido ao cenário de pandemia, o Turismo foi um dos setores mais prejudicados, seja no Brasil ou no mundo, com bloqueio e restrições de pessoas, isolamentos, fechamento de fronteiras, entre outras medidas necessárias a fim de conter a Covid-19. Diante desse contexto de adaptações e incertezas, quais são as perspectivas para o Turismo no pós-pandemia?

Segundo Regina Costa, professora do curso de Turismo da Cruzeiro do Sul Virtual, a tendência é que o setor retome lentamente as atividades. “Com o início da vacinação mundial e o relaxamento da quarentena, alguns países estão liberando as suas fronteiras e o turismo doméstico começa a respirar com um pouco mais de tranquilidade, tendo um aumento na procura de viagens nacionais”, indica.

Quanto ao planejamento de viagens com foco em segurança, a especialista destaca que as viagens mais curtas e próximas do local de origem, terão prioridade neste período. Regina aponta que as pessoas vão priorizar locais com menor procura ou em baixa temporada, como forma de evitar aglomerações.

“Um outro aspecto muito importante, diz respeito aos protocolos que estão sendo adotados por alguns países, como a exigência dos comprovantes de vacinação, seja ela de dose única ou de duas doses. Esta exigência representa uma estratégia relevante para minimizar o risco de contaminação entre as pessoas e que deve ser levado em consideração no momento de planejar uma viagem”.

Para Regina, no pós-pandemia, a readequação nas estruturas físicas dos hotéis, serviços oferecidos, oferta de tecnologia de ponta, segurança sanitária, serão fatores relevantes e que merecem atenção dos empreendedores do setor. “Todas essas adaptações são reflexo da mudança no comportamento dos consumidores, tanto no que diz respeito às viagens internacionais como ao turismo doméstico. A mudança de padrões e as exigências dos viajantes/consumidores são nítidas e o turismo em geral precisa seguir essa linha”, analisa.

A especialista aponta que o Turismo levará um tempo para se recuperar e chegar aos mesmos patamares que alçou em 2019, quando representou um crescimento de 2,6%, segundo dados do Governo Federal. O gasto previsto com as adequações serão necessários e irão representar desequilíbrios para alguns empreendedores menores que já estão fragilizados frente à crise decorrente da pandemia. Porém, o setor exige esta adequação para que este mesmo empreendedor consiga permanecer suas atividades.

As novas mudanças exigidas, sejam eles comportamentais ou na estrutura de seus serviços, serão essenciais para atender as expectativas dos viajantes. A especialista analisa e destaca os principais desafios do setor no pós-pandemia:

Segurança sanitária: os consumidores estão mais criteriosos e buscando experiências que tragam segurança sanitária, portanto este será um elemento primordial no momento da escolha e pequenos detalhes farão toda a diferença;
Tecnologia: fator essencial para o viajante que busca praticidade na hora de fazer o autocheck-in ou autocheck-out, por exemplo, permitindo maior agilidade ao dar entrada e saída nos hotéis ou até mesmo nos aeroportos. Assim, esta praticidade diminui o volume de pessoas a serem atendidas. Um outro elemento importante diz respeito ao home office que permite trabalhar onde estiver, desta forma, os recursos tecnológicos também são considerados facilitadores na hora da escolha;
Esporte, lazer e bem-estar: muito viajantes buscam por experiências e atividades ao ar livre. Neste sentido, as redes hoteleiras devem estar preparadas para atender os anseios destes viajantes, oferecendo opções de lazer, esporte que venham de encontro as suas expectativas;
Estruturas físicas: também são pontos bastante procurados na escolha de uma experiência hoteleira ou um pacote de turismo. Os espaços abertos estão ganhando destaque, bem como espaços que não exijam higienização complexas ou demorada vem sendo priorizados na escolha. A diminuição de objetos de decoração, uso de almofadas, jornais ou revistas, que normalmente seriam compartilhados, fazem parte de novas tendências que vieram para ficar;
Fluxo de viajantes para um mesmo destino: com a escolha por destinos mais próximos, o turismo rural, ecoturismo e o turismo de aventura estão em alta. Já os pacotes para cruzeiros marítimos estão sendo oferecidos, mas de acordo com os protocolos de segurança, o passageiro deverá apresentar no ato do embarque o teste de Covid-19 realizado no período de 1 a 3 dias antes do embarque e todos os protocolos continuarão sendo exigidos durante a viagem. Cabe a cada país definir quais as regras e protocolos a serem seguidos.

Sobre a Cruzeiro do Sul Virtual – A Cruzeiro do Sul Virtual é a marca que oferta por meio de sete Instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Centro Universitário Braz Cubas e Universidade Positivo – cerca de 300 opções de cursos a distância, entre graduação, formação de professores, técnicos e cursos livres, em mais de mil polos espalhados pelo país e um no Japão. São 19 anos atuando no ensino a distância, sendo que hoje possui mais de 200 mil alunos nessa modalidade. A marca integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto