Logo
Imprimir esta página

Boletim Mensal Braztoa: vendas seguem avançando e a decisão de viagem está pautada em informação e flexibilidade

A abertura dos destinos e ter acesso às informações atualizadas são quesitos fundamentais para a maior parte das pessoas quando o assunto é viajar. Entre números de faturamento, embarques e outros dados, essas e outras respostas sobre o que, de fato, faz diferença na hora de decidir se é o melhor momento para comprar a tão sonhada viagem fazem parte do Boletim Mensal Braztoa de Julho, estudo realizado por meio de uma parceria entre a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das associadas.

Em julho, 17% das operadoras chegaram ou ultrapassaram o patamar de vendas pré-pandemia (2019), e 58% ainda não atingiram metade do faturamento histórico. Entretanto, já é possível observar uma evolução neste quesito: em julho, houve um aumento de 10 pontos percentuais entre as empresas faturando de 51 a 75% da média histórica, e uma redução de 8% nas que faturaram até 25%, ambas em comparação com junho deste ano.

Ao se comparar o desempenho dos últimos dois meses com a média histórica, constatou-se que julho foi melhor do que junho, sobretudo por conta da redução de 20% nas empresas que não tiveram embarques (caiu de 26% para 6%). Além disso, 82% dos embarques foram relativos à novas vendas realizadas (4% a mais que no mês anterior).

88% dessas vendas foram para o mercado nacional e 12%, para o internacional. Atualmente, cerca de 42 países estão com restrições leves para receber brasileiros e, somado ao avanço da vacinação e à agilidade no resultado de testes para Covid-19, formam um conjunto de fatores que podem ter contribuído para o retorno das viagens internacionais, que ficou evidente não apenas pelo faturamento, mas também pelos embarques realizados, representando 10% do total. Apesar de estar abaixo da média histórica, esse indicador é um dos mais altos dos últimos 15 meses.

A busca por regiões internacionais está muito relacionada aos destinos com restrições leves para brasileiros. Deste modo, identificou-se um aumento na busca pela Ásia, Oceania, África, América do Sul e Europa, e uma redução para América Central e Caribe e América do Norte. Entretanto, mesmo com a redução, a América Central e Caribe seguem na frente. Os destinos mais vendidos foram Cancun, Maldivas, Punta Cana e Dubai, e aqueles que se destacaram nas buscas mais recentes foram França, Itália e Suíça.

No Brasil, as Regiões Nordeste e Sul seguem entre as mais procuradas. Destaque para Gramado, Salvador, Fortaleza, Bahia, Porto de Galinhas e Recife.

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas, a maior parte aconteceu no mesmo mês da compra (Julho) ou se realizará até o fim de 2021.

No internacional, os embarques até dezembro deste ano são predominantes. Aqui, o fato de os turistas estarem aproveitando as ofertas para o segundo semestre de 2021, pode ter grande contribuição para o volume significativo para esse período.

As viagens nos períodos de férias, antes priorizadas pela maior parte das pessoas, começam a dar espaço para embarques programados para outros momentos. “Identificamos um aumento de 12% nas vendas fora do período de férias e feriados, em comparação à média histórica (salto de 34% para 46%). A sazonalidade é um dos maiores desafios do turismo e esta redução é, sem dúvidas, extremamente benéfica. É necessário potencializar estas ações que geraram esta modificação do mercado” explica a Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções.

Perfil de consumo Férias de julho

Com famílias de adultos e famílias com crianças liderando o perfil do viajante, os Resorts, Sol e Praia, Luxo e Turismo Rural figuraram entre os mais buscados do mês e apontam para a preferência do público por lugares com protocolos de segurança estabelecidos.

Experiências completas aparecem como serviços mais buscados, seguidas pelo terrestre e pela locação de automóvel, em que as locadoras apontam um crescimento de 128% na locação de SUVs. A duração da viagem predominante é de 5 a 9 dias.

Fatores decisivos para a compra da viagem

Saber o que é importante para decidir se é, ou não, a hora de viajar é fundamental para que empresas, destinos e empreendedores do setor sigam um trabalho assertivo para a captação e fidelização do seu público. Segundo o Boletim Mensal Braztoa, a abertura do destino é decisiva para 86% dos turistas e obter informações atualizadas é essencial para 79%. Estar vacinado é relevante para 75% dos viajantes e a flexibilização em relação aos pagamentos e remarcações estão no topo das prioridades de 74% e 75% dos turistas, respectivamente.

Esses dados mostram que os serviços personalizados das operadoras têm se revelado fundamentais ao viajante, agregando valor à cadeia de distribuição, principalmente em relação à qualidade e agilidade nas informações e flexibilização na relação de compra.

Já a flexibilização das medidas restritivas aliadas à vacinação, aos protocolos de segurança, à ampliação e resultados rápidos de testagem, são fortes indicadores na hora da escolha do destino.

“A evolução do Boletim Mensal Braztoa acompanha as mudanças do mercado. A cada mês, trabalhamos para obter dados inéditos e fundamentais para a tomada de decisão das operadoras e de toda a cadeia do Turismo, sempre trazendo uma linha do tempo comparativa e bem contextualizada dos fatos. Nosso objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das nossas associadas tem elevado o nível das nossas pautas, modelos de gestão e atuação, além de reforçar o papel fundamental das operadoras e dos consultores de viagem nesse momento de reconstrução do setor”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Sobre o Boletim Mensal Braztoa

Desde abril de 2020, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) tem provido o mercado com levantamentos mensais sobre o setor de Turismo. Em junho, essa pesquisa evoluiu, ganhou parceiros, nova roupagem e recebeu um nome: Boletim Mensal Braztoa. Como parte da Academia de Excelência Braztoa, o estudo passa a ser realizado por meio de uma parceria entre a entidade e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir dos dados das operadoras.

A cada mês, as pesquisas terão dados para compor a série histórica e dados temáticos, que serão exibidas ao mercado em formato que vai além do release, promovendo encontros online para sua apresentação e um infográfico com os principais destaques, que ficará disponível no website da Braztoa. Em cada encontro, os dados serão contextualizados e interpretados de forma prática por um time de especialistas interno e convidados.

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

A associação também tem realizado, desde o início da pandemia em 2020, um trabalho consistente de gestão de crise, levado informações e orientações ao setor e ao consumidor final e realizado levantamentos mensais de dados sobre a comercialização e gestão de seus operadores de turismo, disponíveis no endereço www.braztoa.com.br.

Sobre a UP Soluções

A UP Soluções em Turismo é uma consultoria especializada que atua no Brasil e Portugal com planejamento da atividade turística, diagnósticos, pesquisas, soluções tecnológicas, treinamentos e qualificação. Focados em sustentabilidade e transformação digital, possui um portfólio completo de soluções próprias nas áreas de Big Data, experiências turísticas e qualificação continuada.

Seu time multidisciplinar é composto por profissionais com sólida trajetória em gestão de destinos, observatórios de turismo, desenvolvimento territorial, desenvolvimento de produtos e projetos turísticos de base tecnológica e referência em marketing digital para o turismo.

Essa equipe já impactou mais de 40 destinos e trabalha cada vez mais embasada em dados, ações continuadas, soluções integradas, métodos ágeis, inovadores e disruptivos em todas as suas ações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto