Logo
Imprimir esta página

Aeroporto Internacional de Guarulhos é o primeiro do mundo com OpenRoaming™ em rede Wi-Fi

Boingo, Broadcom, Cisco & Samsung demonstram o WBA OpenRoaming™ no aeroporto mais movimentado da América do Sul, oferecendo acesso transparente e seguro à rede Wi-Fi de última geração

A Wireless Broadband Alliance (WBA) anunciou que passageiros, funcionários e lojistas do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, agora poderão acessar a primeira rede Wi-Fi 6 usando OpenRoaming em um aeroporto no mundo. O OpenRoaming™ provê acesso seguro, automático e sem intervenções manuais à rede, que usa tecnologia Cisco e é gerenciada pela Boingo. O serviço WBA OpenRoaming será disponibilizado aos viajantes no Terminal 3 do GRU Airport, para voos internacionais, usando os mais modernos dispositivos Samsung Galaxy.

Com o OpenRoaming™, os usuários poderão experimentar a velocidade, a potência e a simplicidade de uma das redes sem fio mais avançadas do mundo.

Baseado no 802.11ax e contando com canais de até 160 MHz, o Wi-Fi 6 pode proporcionar velocidades até três vezes maiores do que as tecnologias 802.11. Projetado para uso nas bandas de 2,4 e 5 GHz e na nova banda de 6 GHz, o Wi-Fi 6 também oferece mais confiabilidade, latência ultrabaixa e maior eficiência de rede em aeroportos, estádios e outros ambientes com grande número de dispositivos conectados simultaneamente. Passageiros e funcionários do aeroporto não vão mais precisar logar repetidas vezes em redes Wi-Fi públicas. Eles terão uma experiência sem falhas ao assistir a vídeos ou jogar enquanto esperam por seu voo. Isso também vai melhorar a experiência dos consumidores nas lojas, pois facilitará a passagem pelo caixa e dará suporte às operações administrativas.

O serviço libera viajantes, funcionários aeroportuários e outros usuários de fazer o registro e login repetidas vezes, como acontece frequentemente com as redes Wi-Fi públicas. Ao invés de registrar e digitar as credenciais de login mais de uma vez, os usuários do GRU Airport vão aproveitar a conveniência do acesso instantâneo à rede, combinado a um alto nível de segurança. Quando associado à infraestrutura do Wi-Fi 6, o OpenRoaming também proporciona uma experiência de alto desempenho com o Wi-Fi.

A Boingo projetou, instalou e gerencia a rede do GRU Airport, que foi a primeira rede Wi-Fi 6 em um aeroporto do mundo, instalada em outubro de 2020. Os usuários têm até quatro horas de acesso gratuito, inclusive em dispositivos Wi-Fi de gerações mais antigas, graças à compatibilidade retroativa da rede.

A rede do Aeroporto Internacional de São Paulo conta com uma infraestrutura unificada de Wi-Fi 6 baseada em pontos de acesso, controladores e switches Cisco Catalyst. A Samsung forneceu aos funcionários de operação do aeroporto aparelhos robustos e outros dispositivos habilitados com chipset Wi-Fi 6 da Broadcom, possibilitando que utilizem o Wi-Fi 6 para maximizar a produtividade e as respostas aos passageiros, com diferentes identidades do OpenRoaming sendo usadas para separar o acesso automático para funcionários do aeroporto do acesso a convidados.

“GRU Aiport é o aeroporto mais movimentado da América do Sul. Com o Wi-Fi 6, nossos passageiros e funcionários operacionais agora contam com conectividade confiável, segura e sem falhas para garantir uma melhor experiência de viagem”, afirma Gustavo Figueiredo, CEO do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo.

“Essa rede OpenRoaming de última geração e pioneira no GRU demonstra como a associação à WBA contribui para fornecer a consumidores e usuários corporativos uma conectividade confiável e incrivelmente rápida", afirma Tiago Rodrigues, CEO da WBA. “A rede do GRU também destaca o papel crucial do OpenRoaming em prover acesso instantâneo e ultrasseguro a redes Wi-Fi para as pessoas. Essa tranquilidade é essencial para continuar aumentando e manter a confiança nas redes públicas."

Depoimentos de membros da WBA

Dr. Derek Peterson, CTO da Boingo

“GRU Airport é o mais novo exemplo do compromisso da Boingo de fornecer tecnologias de ponta para melhorar a experiência dos viajantes e permitir que as equipes operacionais de aeroportos atendam a esses viajantes com eficiência e eficácia", afirma Dr. Derek Peterson, CTO da Boingo. “A Boingo foi a primeira a implantar uma rede Wi-Fi 6 em aeroporto, e agora estamos trabalhando via WBA para elevar o padrão mais uma vez, com a primeira rede aeroportuária OpenRoaming do mundo."

Gabriel Desjardins, diretor de Marketing de Produto da Broadcom

“A visão da Broadcom tem sido acelerar a entrada de tecnologias sem fio essenciais no mercado", afirma Gabriel Desjardins, diretor de Marketing de Produto da Broadcom. "Estamos contentes de ver nossos investimentos em Wi-Fi 6 e OpenRoaming viabilizarem implantações reais, que dão aos consumidores fácil acesso a redes sem fio de alta velocidade."

Matt MacPherson, CTO de Wireless da Cisco

“A única coisa mais rápida do que a rede Wi-Fi 6 Cisco no GRU Airport é o processo para se conectar a ela", afirma Matt MacPherson, CTO da Cisco Wireless. “O WBA OpenRoaming transforma completamente a experiência de usuário para passageiros e funcionários do aeroporto, pois elimina os registros, logins e outros processos tradicionais de autenticação, substituindo todos eles por uma abordagem de entrada na rede que é segura e sem falhas. Também abre novas oportunidades para os lojistas do aeroporto, que podem buscar o engajamento dos viajantes com a criação de experiências digitais únicas para conquistá-los."

JM Choi, vice-presidente corporativo e chefe de P&D em Convergência da Samsung

“Estamos muito animados que os passageiros e funcionários do GRU vão poder ter uma experiência com o Wi-Fi que nunca tiveram", afirma JM Choi, vice-presidente corporativo e chefe de P&D em Convergência da Samsung. "Fizemos grandes avanços nos últimos meses para dar aos usuários acesso ao Wi-Fi 6 e ao OpenRoaming, e isso é só o começo. Juntos, não vamos nunca parar de inovar para prover acesso à conexão segurança e sem falhas, de última geração, quando os usuários mais precisarem dela."

Sobre a Wireless Broadband Alliance

A Wireless Broadband Alliance (WBA) é a organização global que conecta pessoas com as mais recentes iniciativas de Wi-Fi. Fundada em 2003, a WBA tem a visão de impulsionar experiências perfeitas e interoperáveis via Wi-Fi no âmbito do ecossistema global sem fio. A missão da WBA é propiciar a colaboração entre operadoras, empresas de tecnologia, cidades, órgãos reguladores e organizações a fim de alcançar essa visão. A WBA é composta por grandes operadoras, provedores de identidade e companhias líderes do setor de tecnologia, de ponta a ponta do ecossistema Wi-Fi, que compartilham essa visão.

A WBA realiza programas e ações para tratar de questões comerciais e técnicas, bem como oportunidades, para as empresas associadas. As áreas de atuação da WBA incluem desenvolvimento de padrões, diretrizes de mercado, testes, certificação e defesa da causa. Entre seus principais programas, estão NextGen Wi-Fi, OpenRoaming, 5G, IoT, Testing & Interoperability (testagem e interoperabilidade) e Policy & Regulatory Affairs (assuntos políticos e regulatórios), com Grupos de Trabalho conduzidos pelos membros que se dedicam a solucionar problemas técnicos e de padronização a fim de promover serviços completos e acelerar oportunidades de negócios.

O Conselho da WBA inclui as empresas AT&T, Boingo Wireless, Broadcom, BT, Cisco Systems, Comcast, Deutsche Telekom AG, GlobalReach Technology, Google, Intel, Reliance Jio, SK Telecom e Viasat. Para a lista completa de membros atuais da WBA, clique aqui.

Siga a Wireless Broadband Alliance:
www.twitter.com/wballiance
http://www.facebook.com/WirelessBroadbandAlliance
https://www.linkedin.com/company/2919934/

Sobre o GRU Airport

O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, um dos que compõem o consórcio empresarial formado pela Invepar (Investmentos e Participações em Infraestrutura SA) e pela ACSA (Airports Company South Africa), é o maior complexo aeroportuário da América do Sul e o principal hub de passageiros e cargas do Brasil. Em 2019, registrou o embarque e desembarque de mais de 20 milhões de pessoas e computou aproximadamente 42% das exportações e importações via aérea no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto