Logo
Imprimir esta página

Experiências que te farão se sentir na Turquia sem sair do Brasil

Experiências que te farão se sentir na Turquia sem sair do Brasil

Gastronomia, passeios e produções culturais que carregam um pouco do sentimento de viajar pelo país

Viajar para a Turquia é uma experiência única. O país possui histórias e culturas encantadoras e surpreende turistas de todo o mundo com seus sabores, cores e atividades. Com opções para todos, do casal em lua de mel ao mochileiro aventureiro, passar alguns dias no país é certeza de bons momentos.

Mas enquanto você espera o dia da sua viagem para a Turquia chegar, é possível viver autênticas experiências turcas no Brasil:

Passeio de balão: Uma das atividades mais famosas e requisitadas na Turquia é o tradicional voo de balão pela Capadócia. A experiência turca começa de madrugada, antes do sol nascer, com os balões já subindo aos céus. Quando o dia amanhece, já do alto, é possível avistar o lindo parque Göreme e o céu alaranjado.

No Brasil, são vários os locais que oferecem voos de balão em paisagens igualmente deslumbrantes, como em Boituva (SP), Torres (RS) e Chapada do Araripe (CE).

Banho turco: Uma das atividades mais tradicionais da Turquia, o hamam é mais do que um simples processo de limpeza do corpo, é um ritual de purificação e relaxamento que remonta aos tempos dos sultões do Império Otomano, e estão presentes em diversos momentos e ciclos de passagens na vida turca.

O banho turco começa em uma sala quente em que a pessoa fica em cima de uma mesa de mármore aquecida por 10 a 15 minutos, transpirando. Depois disso, acontece a esfoliação, que pode ser feita de forma individual ou por um tellak ou natir, profissionais que fazem a limpeza e tiram toda a pele morta e sujeira. Depois é a hora do relaxamento, em que são servidas bebidas geladas.

No Brasil, mesmo que não seja comum, é possível encontrar spas que oferecem o serviço, como em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Parnaíba (PI).

Gastronomia: A gastronomia turca é um dos principais atrativos do país, desde as comidinhas de rua até os mais renomados restaurantes. Receitas tradicionais como o kebab e o dolma (charutinhos de folha de uva), além dos chás e cafés, são fáceis de serem reproduzidas em casa, ou encontrar em restaurantes turcos pelo Brasil. No IGTV da @DescubraTurquia você confere passo a passo a receita do simit, pão turco.

Mesquitas: Istambul é conhecida por ser a cidade das mesquitas, com mais de 3 mil templos. As mais famosas são a Mesquita Azul e a Santa Sofia, que recebem diariamente turistas vindos de todo o mundo para apreciar mais de perto a beleza arquitetônica e riqueza de detalhes.

No Brasil, elas são menos numerosas, mas é possível encontrar diversas que permitem a visitação turística e, às vezes, até guiada. Algumas das mais famosas são a Imam Ali, em Curitiba (PR), a Mesquita de Brasília e a Mesquita Muçulmana de Cuiabá (MT).

Entretenimento: Para quem gosta de uma boa série, filme ou livro, a Turquia possui uma rica indústria de entretenimento. No Brasil, o filme Milagre na Cela 7 (Koğuştaki Mucize), de 2019, ficou famoso, mas nos serviços de streaming é possível encontrar outros filmes e séries com enredos variados, do romance água com açúcar ao épico de guerra. Algumas sugestões são a série Verdades Não Ditas (Deli Gönül), de 2017, e o filmes O Sonho da Borboleta (Kelebeğin Rüyası), de 2013, e Tudo Para Minha Filha (Sen Benim HerSeyimsin), de 2016.

Já para os amantes de literatura, existem alguns autores turcos que são publicados no Brasil. Um dos mais famosos é o vencedor do Nobel de Literatura de 2006, Orhan Pamuk, publicado pela Companhia das Letras. Algumas de suas obras mais conhecidas são Vida Nova (Yeni Hayat), de 1995, Outras Cores (Öteki Renkler), de 2010 e Neve (Kar), de 2006. Várias de suas histórias têm Istambul, sua cidade natal, como pano de fundo, sendo uma ótima forma de viajar na imaginação. Outra publicação de destaque é da escritora turca Ayse Kulin, com seu romance O Último Trem Para Istambul (Nefe Nefese), de 2010, publicado pela editora Planeta do Brasil.

Sobre a Turquia

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com oito países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 3 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi e Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto