Logo
Imprimir esta página

O azeite alentejano e o olivoturismo

3.5.-Olival-_-Azeites1_Herdade do Esporão 3.5.-Olival-_-Azeites1_Herdade do Esporão

Região portuguesa é responsável por 90% da produção portuguesa

Muitas pessoas sabem que o azeite de oliva português está entre os melhores do mundo. Mas vale destacar que o Alentejo, maior região de Portugal, é responsável por grande parte da produção. Na verdade, 90% do azeite português é produzido em território alentejano.

Justamente por isso, o azeite é um ingrediente essencial na culinária local, e todos os viajantes acabam provando-o nas refeições. Frutado e suave, complexo e harmonioso, o azeite alentejano tem todas as qualidades que o posicionam entre os melhores.

No entanto, muito além de provar as iguarias alentejanas preparadas com azeite ou ver as paisagens marcadas pelos olivais, o destino tem também diversas atrações e atividades relacionadas a esta deliciosa iguaria, que são englobadas pelo chamado olivoturismo.

É o caso das visitas às herdades, em que os viajantes são acompanhados por um guia por todas as fases de produção desde o plantio e a colheita até o lagar, onde a azeitona é espremida. Vale também participar de degustações da iguaria, em que é possível aprender as suaves diferenças entre os variados azeites.

Assim como a produção de vinhos, que têm a temporada das vindimas, os olivais têm a temporada da apanha das azeitonas, que começa no outono. Neste momento, em que o inverno se aproxima em Portugal, as últimas azeitonas estão sendo colhidas no Alentejo. Em algumas herdades, é possível acompanhar esta atividade!

Para quem quer conhecer ainda mais profundamente o azeite alentejano, há spas da região que o utilizam em tratamentos exclusivos, uma vez que é uma substância com alto teor de ômegas, vitamina A e E. Um bom exemplo é o spa do Convento do Espinheiro, em Évora, que utiliza o azeite em seus tratamentos de assinatura.

Outra atração imperdível é o Lagar Museu Melara Picado Nunes, que fica na Aldeia de Galegos, em Marvão. O espaço permite uma verdadeira viagem pelas raízes do saber alentejano, com uma visita guiada que conta a história de uma família produtora e do azeite de Marvão, com direito a visita a um olival, a um lagar antigo e a um lagar em funcionamento.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto