Logo
Imprimir esta página

Salvador Experience: Turismo 360º reúne mais de 3 mil participantes

Em dois dias, 10 painéis, mais de 8 horas de transmissão e mais de 50 palestrantes, o evento promovido pela Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), Salvador Experience: Turismo 360º reuniu mais de 3 mil participantes nos últimos dias 3 e 4 de dezembro.

A estratégia da organização foi apresentar de forma dinâmica todas as oportunidades de experiências turísticas em Salvador. A cidade foi exaltada por ser um destino completo tanto pelos empresários e formadores de opinião locais quanto pelos maiores operadores de turismo do Brasil. No cenário de retomada após a crise gerada pela pandemia, o destino se destaca por reunir os atributos mais buscados pelo viajante brasileiro atual.

A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Cultura e Turismo, Pablo Barrozo, que deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do mercado de turismo que movimenta 20% da economia da cidade. Barrozo destacou também as diversas ações de revitalização quem têm sido feitas em importantes pontos da capital baiana nos últimos anos.

É impossível falar de Salvador e não mencionar a grande importância histórica da primeira capital do Brasil, que conta com monumentos, igrejas, bairros, museus e diversos outros tesouros. O assunto foi abordado por João Jorge, presidente do Olodum, Christiane Teixeira, da Luck Receptivo, Felipe Cuadrado, da Abreutur, com a moderação do radialista e diretor de teatro baiano, Fernando Guerreiro.

Quando o assunto é Sol e Mar, os 64 km de praias, incluindo três ilhas, oferecem muito mais do que belas paisagens, infraestrutura de restaurantes e hotéis, mas também infinitas oportunidades para a prática de atividades aquáticas e esportes náuticos – assunto trazido pela influenciadora e atleta, Nicole Wicks no segundo painel do primeiro dia. Mena Mota, da Grou Turismo, moderou este painel que contou também com a presença de Pedro Imbassahy, do Beach Club Lôro, Fabrício Romero, da CVC, e Daniel Firmino, da Orinter.

O primeiro dia de evento finalizou com uma entrevista com o escritor Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, apaixonado por Salvador e que destacou que a cidade oferece muitas vantagens ao viajante, como a possibilidade de fazer inúmeras atividades de lazer mesmo em um dia chuvoso, por exemplo.

O segundo dia contou com uma agenda intensa de conteúdo, começando por uma entrevista feita pelo empresário baiano Maurício Magalhães com o conterrâneo Carlinhos Brown. O músico ressaltou a hospitalidade e diversidade do povo soteropolitano. Ele destacou, ainda, que está em andamento a construção do Museu da Timbalada, no Candeal, com previsão de abertura em 2021.

Em seguida, Carol Haro, da Mapie, consultoria especializada em hospitalidade, trouxe dados animadores para os participantes. Segundo ela, o orçamento dos brasileiros para viagens se manteve ou aumentou nesse cenário de retomada. Estudos feitos pela consultoria mostram que 75% dos brasileiros pretendem voltar a viajar quando a situação da pandemia estiver controlada, com mais procura por destinos nacionais, de praia e que tenham experiências culturais, ou seja, uma ótima oportunidade para promover e vender Salvador.

“Turismo em Salvador é afro e ponto” foi a declaração do empresário soteropolitano Paulo Rogério que marcou o painel de Turismo Afro, que contou também com a participação de operadoras que oferecem produtos especializadas no segmento, como Antonio Pita da Diáspora Black e Rafael Ortiz da Diversa Turismo, com mediação de Monique Evelle, empresária e palestrante sobre diversidade.

O painel gastronômico foi delicioso e deixou todos com água na boca para provar os sabores de Salvador. Os ingredientes locais simples, como as frutas, podem compor pratos elaborados e que agradam todos os paladares, inclusive de turistas internacionais. Essa é a missão da Luciana Berry, Chef baiana residente em Londres e uma das painelistas. Edinho Engel, proprietário do famoso restaurante Amado, e Aldo Leone, da Agaxtur, destacaram que a gastronomia baiana tem potencial para se tornar um dos motivadores de viagem ao destino.

O reconhecimento da importância da capacitação e do papel dos agentes de viagens foi um dos destaques do painel com operadores de turismo, que contou com novamente com a participação de Aldo Leone, da Agaxtur, além de Roberto Sanches, da Orinter, Claiton Armelin, da CVC, Ronnie Correa, da Abreu, Adriana Martins, da Diversa, e moderação de Rodrigo Vieira, da editora Panrotas, também especializada no trade turístico.

O período da tarde teve início com o painel sobre turismo de luxo. Tomas Perez, da Teresa Perez, Bobby Bentenson, da Matueté e Antonio Mazzafera, do Fera Palace, conduzidos por Simone Scorsato, da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), esclareceram o conceito de “luxo” atualmente, muito mais focado em experiências únicas e com conforto do que mera ostentação. A hotelaria e infraestrutura de alta qualidade, povo acolhedor, serviço impecável e segurança foram citados como alguns dos elementos que fazem de Salvador um dos melhores destinos de luxo do Brasil.

Salvador é um dos poucos lugares do mundo onde o sol nasce e se põe no mar, o que o torna um excelente local para realizar casamentos ao ar livre. A Chef baiana Tereza Paim moderou o painel sobre turismo de casamentos com participação de Artur Marques, do Casarão do Alto, Isabela Suarez, do Cerimonial Loreto, Jacqueline Dallal, da Be Happy, e Juliana Ribeiro, da Orinter. Segundo os especialistas em casamento, a capital baiana conta com equipamentos e fornecedores de qualidade e o cenário perfeito para wedding destinations e viagens de lua de mel.

Giovana Jannuzzelli da Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos Corporativas (ALAGEV) foi quem conduziu o painel sobre turismo de negócios e bleisure e trouxe o dado gerado pela entidade de que 52% das empresas no Brasil já têm política para que os funcionários possam incluir dias de lazer em suas viagens corporativas. Mais uma vez a infraestrutura de Salvador foi destacada pelos painelistas Daniel Galante, do novo Centro de Convenções, Fernando Vasconcellos, da Kontik, e Igor Tobias, da MCI. A excelência da hotelaria, ótima conectividade aérea, localização central do novo Centro de Convenções e proximidade dos pontos turísticos da cidade compõem uma ótima oportunidade de venda para quem deseja misturar uma viagem de negócios com lazer.

O painel sobre turismo religioso teve foco na fé católica mas destacou o sincretismo de Salvador e o aumento da procura do destino especificamente para esse tipo de roteiro. O padre Manoel Filho, da Pastoral do Turismo, teve seu trabalho na promoção de produtos religiosos junto ao mercado turístico exaltado pelo restante das painelistas: Rosa Brito, das Obras Sociais de Irmã Dulce, Angela Carvalho, da ABAV BA, e moderadora Heloísa Braga. De acordo com o padre, novos roteiros estão programados para serem lançados em 2021 em Salvador - que conta com 372 igrejas - mas que segundo ele as experiências vão muito além da visita a igrejas e missas.

Para o encerramento, o prefeito de Salvador, ACM Neto, fez questão de transmitir o seu agradecimento ao público e profissionais do mercado, passando a mensagem de que Salvador lidera o cenário do turismo nacional e está pronta para receber visitantes de todo o mundo. O webinar fechou com uma linda apresentação musical de Analu Sampaio, participante baiana do The Voice Kids desse ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto