Logo
Imprimir esta página

Novo hub quer colocar o Brasil na liderança da inovação em turismo

Criado pela agência da ONU para o turismo e grupo turístico espanhol, Wakalua está desembarcando no país para democratizar e desenvolver negócios de base tecnológica no setor.

Vislumbrando o potencial brasileiro para se tornar um dos líderes mundiais em inovação em turismo, o Wakalua, primeiro hub global de inovação para o turismo, passou a apostar no país para levar seus programas de inovação tanto para iniciativas públicas quanto privadas. O primeiro passo foi identificar e mapear projetos de inovação ligados ao turismo no Brasil, a partir de um diagnóstico realizado até março de 2020. Na época, foram identificadas 101 startups brasileiras voltadas para o turismo, com 2.950 pessoas trabalhando nesses negócios e US$278 milhões investidos.

Criado em 2018 e com sede em Madri, na Espanha, o Wakalua foi criado pela Globalia, um dos maiores grupos de turismo da Espanha e América Latina, com um faturamento de € 5 bilhões ao ano. A iniciativa é feita em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas dedicada ao setor.

“Essa ideia nasce da necessidade de criar um plano de inovação global, que transforme não só o grupo Globalia, mas que dê apoio para a transformação digital do segmento. A partir da junção de grandes grupos, governos e atores da indústria, vamos encontrar as melhores soluções em tecnologia, provocando um equilíbrio de forças entre as grandes corporações tecnológicas e negócios locais. O nosso objetivo é democratizar o acesso de negócios menores e tradicionais para a transformação do setor”, destaca Lisandro Menu-Marque, diretor-geral do Wakalua.

Brasil como potência digital de turismo

Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo é responsável por 1 a cada 10 empregos em todo o mundo, com altas taxas de crescimento nas últimas décadas. Contudo, é um dos setores mais impactados pela pandemia e precisa se recuperar sobre novas bases, com empregos de maior valor agregado, beneficiando-se do avanço da tecnologia.

A partir da democratização e do fomento à tecnologia que hoje já é desenvolvida pelos players nacionais, o Wakalua pretende auxiliar o Brasil a se converter numa potência digital de turismo. Apesar de ser um destino conhecido internacionalmente, o Brasil ainda registra uma baixa penetração de turismo estrangeiro: estima-se que em 2019 aproximadamente 6,9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país, de acordo com dados da OMT. A digitalização do produto brasileiro vai permitir a concorrência com a oferta mundial, traçando novos patamares de desenvolvimento.

Em paralelo, o Wakalua está realizando o 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo e ao OMT. Foram recebidas 790 inscrições de 25 unidades da federação. Os 10 melhores projetos brasileiros seguem para as semifinais da terceira edição da UNWTO Tourism Startup Competition, desafio global promovido pela OMT em parceria com o Wakalua. Mais de 5 mil projetos de todo o mundo foram acolhidos nas duas edições anteriores da competição internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto