Logo
Imprimir esta página

Agências de viagens terão que se readaptar para voltar às atividades

Protocolo do Sebrae orienta o setor do turismo, um dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus

O turismo foi um dos setores mais afetados pela crise provocada pelo novo coronavírus, que afetou seriamente a economia do país. Nesse contexto, as agências de viagens precisarão adotar novos parâmetros de funcionamento para se adaptarem a uma realidade ainda marcada pelos cuidados para evitar a transmissão da doença. Considerando os dispositivos regulatórios vigentes e documentos referenciais, o Sebrae elaborou, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), orientações e recomendações práticas importantes para os pequenos negócios que atuam na área. O protocolo aborda principalmente questões de segurança e saúde de trabalhadores, gestores e dos clientes.

A primeira recomendação do documento é para que as agências estejam atentas aos protocolos de funcionamento preconizados pelos gestores públicos de suas cidades. Outra recomendação é para que os empreendedores busquem informações sobre os protocolos de seus fornecedores (companhias aéreas, hotéis, empresas de cruzeiros, aeroportos, parques, entre outros) e a adoção dos protocolos específicos de serviço de transporte - se a agência oferecer este serviço.

Na atividade turística, todos desempenham um papel importante em relação à segurança e a saúde, tanto os empreendimentos que recebem quanto o turista que visita o destino.

Local de Trabalho

No local de trabalho exija de clientes e funcionários a lavagem das mãos com água e sabão ou o álcool em gel 70%. A mesma medida deve ser adotada em relação à objetos utilizados ou tocados com maior frequência, como maçanetas, máquinas de pagamento, corrimãos, entre outros. O protocolo do Sebrae lembra que é necessário manter a regra de distância entre os clientes e funcionários.

Informe aos clientes que o estabelecimento é comprometido com as boas práticas em saúde, para que eles se sintam seguros. Nesse sentido, o treinamento da equipe também é fundamental. Eles devem estar aptos a dar todas as informações necessárias, que trarão tranquilidade aos clientes.

A agência pode, conforme recomenda o protocolo do Sebrae, instalar barreiras de vidro ou acrílico nas áreas de atendimento para ampliar ainda mais a distância e evitar o contato entre o funcionário e cliente. É importante também expor placas de sinalização com orientações, além de usar outros canais de comunicação da empresa.

Confira algumas dicas práticas do Sebrae

Cuidados com o espaço físico

Limpe e desinfete os locais/ambientes, áreas comuns e de lazer no intervalo entre turnos e das estações de trabalho sempre que houver a designação de um trabalhador para ocupar o posto de trabalho de outro.
Higienize constantemente os vestiários, sanitários e banheiros.
Recolha o lixo duas ou mais vezes ao dia;
Adote procedimentos para, na medida do possível, evitar tocar superfícies com alta frequência de contato, como botões de elevador, maçanetas, corrimãos etc.
Planeje um espaço separado para recepção de mercadorias, estoques e outros insumos. Denomine esse espaço de área suja. Este deve ser limpo numa frequência maior e pelo menos duas vezes ao dia.
Opte pela ventilação natural nos locais de trabalho. No caso de aparelho de ar condicionado, evite recirculação de ar e verifique a adequação de suas manutenções preventivas e corretivas.
Sanitize, semanalmente, o ar-condicionado se for o único sistema de ventilação do ambiente.
Garanta um espaço reservado para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores.
Coloque os desinfetantes de mãos (álcool em gel) em locais de destaque.
Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato.

Orientações para os colaboradores

Disponibilize equipamento para verificação da temperatura corporal.
Oriente que os colaboradores devem vestir o uniforme, ou roupa de trabalho, somente no local de trabalho.
Oriente os colaboradores para adotarem procedimentos contínuos de higienização das mãos, com utilização de água e sabão em intervalos regulares. Caso não seja possível a lavagem das mãos, utilizar imediatamente sanitizante adequado para as mãos, como álcool em gel.
Adote medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre trabalhadores e entre esses e o público externo.
Priorize agendamentos de horários para evitar a aglomeração e para distribuir o fluxo de pessoas.
Escolha um colaborador para fiscalizar se os novos procedimentos estão sendo efetuados da forma estabelecida. Trocar de colaborador periodicamente para essa função.
Proíba reuniões internas presenciais e evite deslocamentos de viagens.
Estabeleça home office rotativo da equipe.
Promova workshops para orientação sobre os procedimentos de segurança e prevenção.

Cuidados com os clientes

Priorize o atendimento de forma remota (internet ou telefone), principalmente pensando nos públicos que são mais vulneráveis à covid-19.
Organize uma área de chegada para clientes disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas dos sapatos como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante.
Atenda à exigência de manter a distância mínima de segurança de 1,5 metros entre os clientes e colaboradores.
Procure realizar a abertura em horários diferentes, para que o tráfego de clientes e profissionais não coincida com o pico de movimento do transporte público.
Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros. Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes por onde o cliente circular. Também faça comunicação no site e/ou redes sociais.
Restrinja a circulação interna apenas ao necessário.
Disponibilize máscaras aos clientes sempre que solicitado.
Forneça ao cliente informações sobre os protocolos dos destinos e fornecedores envolvidos na viagem adquirida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto