Logo
Imprimir esta página

Planejar suas próximas férias na Turquia pode ajudar a enfrentar o isolamento com mais felicidade

Passeio de balão, na Capadócia Passeio de balão, na Capadócia

Mesmo durante o período de incertezas, pensar na sua próxima viagem traz felicidade

Com a pandemia, todas as viagens, essenciais ou não, tiveram que ser adiadas. Mesmo com a gradual retomada da atividade turística em diversos países, o isolamento ainda segue como a melhor estratégia para reduzir a disseminação do vírus. Mas isso não significa que você deva cancelar o planejamento das suas próximas férias. Todo o processo de pesquisas e planos pode, inclusive, ser muito benéfico: olhar para a próxima aventura pode beneficiar sua saúde mental mesmo se você não tiver certeza de quando.

Uma pesquisa realizada em 2013 com 485 adultos nos Estados Unidos vinculou viagens a empatia, atenção, energia e foco aprimorados. Não faltam pesquisas que apontem quanto o ato de se adaptar a culturas estrangeiras também pode ampliar sua criatividade.

Para a psicóloga Kassiely Trentin, do Super Dr. Saúde Integrada, o planejamento, desde que não cause mal-estar, é saudável. “Se o sujeito gosta de se organizar, o planejamento se torna uma ferramenta para relaxar e focar que tudo vai ficar bem”.

Que tal tirar seu sonho de conhecer a Turquia do campo das ideias?

Vamos te ajudar a escolher lugares para visitar e o que fazer com essas dicas abaixo.

Sobre o país

A Turquia é um país que se estende do leste da Europa ao oeste da Ásia e mantém conexões culturais com os antigos impérios grego, persa, romano, bizantino e otomano. A cosmopolita Istambul, no Estreito de Bósforo, abriga a famosa Basílica de Santa Sofia, com sua cúpula elevada e seus mosaicos cristãos, a enorme Mesquita Azul, do século XVII, e o Palácio de Topkapı, datado aproximadamente de 1460, uma antiga residência de sultões, e ao contrário do que muitos pensam, não é a capital do país, e sim Ankara. O país tem opção para vários tipos de viajantes: para quem gosta de história, aventura, praia, neve, religião. Existe uma Turquia para cada gosto. E o melhor: desde julho de 2004, brasileiros são isentos de visto para entrar, transitar e permanecer no território turco, seja turismo ou negócios, podendo permanecer no país por até 90 dias.

Balões

Não podemos falar de viagem pela Turquia sem mencionar os famosos e tradicionais passeios de balão na Capadócia, que já foi tema de música e novela aqui no Brasil. Os passeios são feitos sempre ao nascer do sol, e são de tirar o fôlego, tamanha a beleza que possibilitam a qualquer um que vivencie. Ao subir no balão de ar quente, o turista fica no alto do céu da Capadócia e é brindado com um horizonte totalmente desobstruído de arranha-céus, somente com a formação rochosa natural da região ao redor. Nas subidas realizadas pela manhã é possível presenciar o espetacular nascer do sol na região. O céu fica inteiramente colorido em tons alaranjados, possibilitando belíssimos registros fotográficos e momentos inesquecíveis.

Gastronomia

Repleta de raízes e influências, a culinária turca combina a gastronomia do mediterrâneo com a árabe, trazendo elementos, temperos e aromas únicos. Um dos pratos típicos mais famosos internacionalmente é o Kebab, que se você ainda não comeu, certamente já ouviu falar. Kebab significa carne grelhada, e existem diversos tipos de preparo. A carne pode ser de boi, cordeiro ou frango, e é preparada em espetos verticais podendo ser servida em pães ou em pratos compostos de saladas, legumes e até sopas. Isso sem contar o chá, que é tão comum quanto água, que é preparado com uma erva de chá-preto encontrada apenas na Turquia. A bebida é servida bem quente, até mesmo no verão.

Praias

O país tem diversas cidades litorâneas, com praias de tirar o fôlego. A cidade de Dalyan, por exemplo, se liga ao mediterrâneo por um canal que sai do rio Koycegiz, o que possibilita uma paisagem impressionante. A área ainda conta com fiordes e pequenas ilhas. A região é de proteção ambiental, onde tartarugas depositam seus ovos todos os anos. Já Kalkan é uma cidade cheia de história. Habitada por pescadores, seu porto já foi um dos mais importantes da região. Atualmente, é um grande ponto de turistas, principalmente britânicos. Já o Balneário de Oludeniz é famoso pela Lagoa Azul, um lago de água azul cristalina que fica em área de preservação. Na praia, é possível aproveitar os voos de paraglider e praticar esportes aquáticos nas calmas águas do local. Outro grande destaque praiano é Antália, antiga cidade que chegou a ser capital do Império Bizantino. Atualmente com mais de 900 mil habitantes, a cidade tem uma vida agitada, cheia de restaurantes e bares. Conhecê-la é como fazer um passeio pela história, com visita a diversas ruínas e construções. Não se sabe ao certo quando foi primeiro habitada, mas vestígios indicam que seria por vonta do século III a.C. A lenda da cidade conta que o Rei Átalo II no ano II a. C ordenou que seus soldados encontrassem o paraíso na terra, e então, encontrou-se Antália.

Montanhas

Os Montes Kaçkar são uma ótima pedida para aqueles que gostam de esportes radicais e de paisagens estonteantes. A cordilheira fica na província de Rize e faz parte dos Montes Pônticos. Elas são famosas pela prática de trekking e estão localizadas a leste do Mar Megro, com lagos glaciais e cercada por uma floresta tombada pela UNESCO. As trilhas mais longas sobem acima da linha das árvores, a cerca de 2100 m, com vistas soberbas. Mas a trilha mais popular é a escalada do Monte Kackar, a quase 4000 m, entre as aldeias através de florestas de pinheiros e abetos, ao longo de rios de águas brancas.

Mesquitas

Um dos principais pontos turísticos de Istambul, a Mesquita Azul foi construída pelo Sultão Ahmed entre 1609 e 1616. Seu interior é decorado com azulejo Iznik e possui um padrão de tons azuis. Ela foi construída para ser mais imponente que a Basílica de Santa Sofia, que também vale a visita.

Ainda maior que a mesquita Azul, a Mesquita de Suleymaniye foi construída entre 1550 e 1557, por órdem do Sultão Süleyman I, "O Magnífico", que foi um dos responsáveis pela expansão do então Império Otamano. Localizada na Zona histórica de Istambul e tombada pela UNESCO como patrimônio mundial da Humanidade, sua construção foi obra do arquiteto Sinan, um dos grandes nomes do período Otomano, que também é responsável pela construção do cemitério que se encontra em frente à mesquita. Nele estão enterrados os corpos do Sultão Suleymaniye e de sua esposa.

Mesquita Eyup, leva o nome de um companheiro de Maomé. A mesquita foi erguida em sua homenagem, perto de onde ele teria sido sepultado. No complexo da mesquita tem um cemitério onde Eyup e objetos pessoais de Maomé estão enterrados. É um lugar de peregrinação de fiéis. Sua construção se deu em 1453 e teve fim em 1458.

Localizada do outro lado do estreito de Bósforo, a Mesquita Sensi Pasha só pode ser acessada de barco. Ela é bem menor e mais simples que as descritas acima, porém seu encanto é igualmente magnífico. Ela fica bem a margem de Bósforo e também é um projeto do arquiteto Sinan.

Inverno com neve

Sim! Tem neve e tem estação de esqui na Turquia. São mais de 100 picos acima de três mil metros, e 12 estações distribuídas pelo país em cidades como: Anatólia Central, Anatólia Oriental, Mar Negro, Marmara, Mediterrâneo e Egeu. O mais popular está localizado no sul do Mar de Marmara, na Vila Alpina de Uludağ, a uma altitude de quase dois mil metros. Palandöken, na província oriental de Erzurum, é a mais alta da Turquia e abriga uma das mais longas pistas de esqui natural da Europa.

No Instagram oficial do Turismo da Turquia no Brasil, existem muitas outras opções para você se inspirar e conhecer desse belíssimo país.

Mais informações em Facebook: Descubra-Turquia

Instagram: @DescubraTurquia

Sobre a Turquia

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto