Logo
Imprimir esta página

Diferenças culturais que surpreendem os viajantes

People walking around the Nelson Mandela statue at the Union Buildings_VisitSouthAfrica People walking around the Nelson Mandela statue at the Union Buildings_VisitSouthAfrica

Abreu lista costumes ao redor do mundo que chamam a atenção de brasileiros

Viajando pelo mundo, é comum nos depararmos com costumes diferentes dos nossos e que nos causam bastante estranhamento. Isso acontece não apenas com as diversas religiões que existem pelo mundo, mas com histórias e culturas milenares que tiveram, como resultado, cidadãos com preocupações e comportamentos distintos dos brasileiros.

Para a Abreu, especialista em levar turistas para os melhores destinos ao redor do mundo, é normal ver seus viajantes um pouco espantados em outros países.

O Japão, por exemplo, deixa qualquer brasileiro fascinado. Por mais que se preparem para as imensas diferenças culturais, a extrema organização e limpeza das cidades japonesas sempre superam as expectativas dos turistas. Isso vai além de simplesmente jogar lixo nas lixeiras. As pessoas não comem nas ruas ou andando, não falam em transportes públicos (muito menos ao telefone), nem fumam em espaços públicos. Tudo isso contribui para um ambiente agradável para todos, inclusive para os visitantes.

Além disso, ao andar pelas ruas japonesas, sempre se vê pessoas utilizando máscaras – mesmo antes da pandemia do coronavírus. Com isso, as pessoas doentes visam não contaminar outros, mas não significa que estejam infectadas com algo grave. Basta uma gripe ou resfriado para que o japonês utilize a máscara!

Ainda na Ásia, a Abreu conta que o Vietnã e o Camboja causam assombro por outro motivo: o trânsito. Em ambos destinos, as grandes cidades são bastante caóticas, e é preciso ter muita paciência ao andar a pé, principalmente para atravessar as ruas. Para completar, as motocicletas são extremamente populares entre vietnamitas e cambojanos. Os viajantes não apenas veem muitas delas circulando, mas podem se deparar com cenas como várias pessoas em cima de uma única moto, e motoristas lendo jornais, comendo e até dormindo sobre os veículos.

Quem faz viagens por vários destinos da China pode estranhar os seus horários. Mesmo com sua grande extensão territorial, o governo chinês decidiu utilizar apenas um fuso horário, 11 horas à frente do horário de Brasília. Isto significa que, enquanto amanhece às 5h da manhã em Xangai, em Lhasa, no Tibete, a luz do dia só chega às 7h. Por sua vez, a cidade tibetana tem o pôr do sol em torno das 21h, duas horas depois que a noite caiu em Xangai.

Mas não é só a Ásia que conta com diferenças culturais surpreendentes. Na Austrália, por exemplo, a Abreu diz que é comum ver pessoas descalças. Não, isso não acontece só na praia. Se no Brasil paulistas e cariocas discutem se é socialmente aceito ir a um shopping calçando chinelo de dedo, a Austrália já decidiu há muito tempo que os sapatos não são necessários em lugar nenhum, se essa for a sua vontade. Shoppings, cafés, aeroportos – não há limites!

Em países com influências árabes, como Marrocos e Egito, por sua vez, a pechincha é um hábito de todos os comerciantes nos souks. Para nós, brasileiros, isso não é tão estranho: adoramos a oportunidade de conseguir um bom desconto, e somos conhecidos ao redor do mundo por isso. Mas, segundo a Abreu, os vendedores marroquinos e egípcios não querem apenas lucrar mais. Se o turista aceita o preço inicial do produto, que geralmente é jogado às alturas, o vendedor não fica contente. O que traz alegria mesmo é o processo de negociação até chegarem a um acordo.

No Irã e na Turquia, a surpresa acontece no banheiro. Embora muitos hotéis tenham banheiros equipados como no Ocidente, outros estabelecimentos têm o toalete padrão do país: em forma de latrina no chão!

Numa visita à África do Sul, se os turistas quiserem aprender algumas palavras ou expressões no idioma local, a dúvida será: qual delas? O país reconhece onze línguas oficiais, como inglês, africâner e zulu. O próprio inglês pode ser ouvido com mais variações de sotaque do que se pode contar. Para completar, há muitos trabalhadores estrangeiros vivendo na África do Sul, o que faz com que seja comum escutar francês, português e outras línguas africanas nas ruas.

Sobre a Abreu

A Abreu é uma operadora de turismo especialista em levar turistas aos melhores destinos ao redor do globo, além de customizar roteiros de maneira única, pois trabalha com os melhores agentes de viagens e profissionais de turismo do mundo. Oferece pacotes de viagens no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos, na Europa, na Oceania e muito mais.

Com mais de 170 anos de experiência, possui um profundo conhecimento do mercado. Os pacotes e serviços atendem a diferentes demandas de orçamentos, desde opções econômicas até produtos exclusivos, sejam em grupo ou individuais, nos mais variados segmentos como cruzeiros, viagens românticas, destinos exóticos, luxo, família, esqui e praias.

Por conta da alta qualidade dos seus produtos e serviços, a agência já foi premiada inúmeras vezes nos países com os quais mantêm relações comerciais e institucionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto