Logo
Imprimir esta página

Prorrogação de MP 936 pode salvar mais de 400 mil empregos no Turismo, aponta estudo da FGV

Com pandemia, a queda no PIB do Turismo deve ultrapassar a marca de R﹩ 160 bilhões

A prorrogação de medidas emergenciais do governo federal, como a MP 936, pode preservar mais de 400 mil empregos no setor do Turismo. É o que aponta a segunda edição do levantamento "Impacto econômico da Covid-19: propostas para o turismo brasileiro", elaborado pela FGV Projetos. Sem o alongamento das medidas, a estimativa é que se percam 1.114.182 postos de trabalho no setor. Com a continuidade da ajuda, a retração deve eliminar 669.831 empregos.

No primeiro momento, apesar da drástica queda da produção, que atingiu 10% no setor de Turismo, no mês de abril, os empregos se mantiveram em 90% dos postos, revelando o impacto positivo da MP 936 junto às empresas da área. Diante desse quadro, além da manutenção desse auxílio, os pesquisadores sugerem outros incentivos, como o alívio de encargos trabalhistas.

Segundo Luiz Gustavo Barbosa, gerente executivo da FGV Projetos, esses apoios são importantes para fazer com que o empregador consiga manter seus funcionários e já possa tê-los de volta trabalhando, quando houver o momento de retomada da economia. "A MP 936 evitou uma demissão em massa no setor. Sem esse auxílio, haverá perda de produtividade setorial com a substituição de trabalhadores. As estimativas presentes indicam que é possível salvar mais de 400 mil empregos", alerta o especialista.

O turismo brasileiro está praticamente sem atividades desde meados de março de 2020 e deverá passar todo o primeiro semestre sem apreciar a retomada significativa de suas vendas, mesmo que a economia apresente os primeiros sinais de abertura dos negócios em junho deste ano.

A partir da análise dos ambientes sanitário, político, social e econômico, e da contribuição de grandes empresários do setor, a FGV Projetos estima que o período de interrupção das atividades será de cinco meses. As premissas consideram que o turismo doméstico poderá recuperar a produção em 12 meses, mas o turismo internacional precisará de, pelo menos, 24 meses para voltar ao nível de 2019.

O estudo revisou para baixo as perdas econômicas do setor, que, em comparação ao PIB de 2019, serão significativas. Considerando os volumes de produção de 2019, o PIB do setor será de R﹩ 143,8 bilhões em 2020 (redução de 46,9% em relação à 2019) e R﹩ 236,5 bilhões em 2021 (12,6% inferior ao PIB do setor em 2019). Dessa forma, a perda total do setor turístico brasileiro será de R﹩ 161,3 bilhões no biênio 2020-2021, o que representa a perda de 29,8% na produção total do período.

Considerando as Atividades Características do Turismo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor é responsável por mais de dois milhões de postos de trabalho.

Retomada em etapas - Quanto mais tempo o setor ficar inoperante, mas difícil será retomar as vendas do mercado turístico. De acordo com o estudo, a recuperação econômica depende de um conjunto de fatores prioritários − como preservação de postos de trabalho, flexibilidade operacional, crédito, união setorial, segurança sanitária e resiliência − para o que o mercado vem chamando de um "novo normal’.

A retomada deve ocorrer por etapas, como viagens domésticas essenciais de curta distância, utilizando principalmente os meios rodoviários. Depois virão as viagens domésticas de longa distância, utilizando-se do meio de transporte aéreo. Em seguida, terão início viagens de negócios e eventos, ainda em ritmo lento. E somente em um estágio final ocorrerá a retomada do turismo internacional, que dependerá de regulações e normas de outros países. Além disso, a crise econômica mundial deve também contribuir negativamente na recuperação desse mercado.

Como medidas necessárias para mitigar os impactos da pandemia no setor, o levantamento sugere incremento de medidas para preservação de empregos e recuperação do mercado aéreo; reequilíbrio de contratos de concessão; políticas de crédito para empresas e consumidores; e implementação de segurança sanitária como imagem do negócio turístico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto