Logo
Imprimir esta página

Escritório de Turismo da Espanha fala sobre a retomada do turismo

Oscar Almendros, Diretor do Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil, participou nesta quarta-feira, 27 de maio, de uma Live sobre a reabertura do país no perfil de Instagram @kids2gether. Uma das incógnitas é a permissão para a entrada de brasileiros.

De acordo com o executivo, o governo espanhol anunciou a reabertura para 1º de julho e, para isso, iniciou em 28 de abril um plano para a nova normalidade, que prevê a transição das províncias para diferentes níveis conforme o cumprimento das medidas estabelecidas. O plano, porém, será assimétrico, já que alguns locais, como algumas das Ilhas Canárias e Baleares, por exemplo, o iniciaram mais cedo. Já as cidades que provavelmente reabrirão por último são as mais afetadas pela pandemia, como Valencia, Madri e Barcelona, que só devem passar por todas as fases no final de junho.

Na fase 1 foram abertas praias e na 2 restaurantes e bares, mas tudo com regras de distanciamento. Barcelona é um dos destinos que têm feito um bom trabalho. A avenida Passeig de Gràcia, por exemplo, poderia ser fechada para carros para as pessoas poderem caminhar com segurança.

“O governo acha muito importante a reabertura do turismo porque é um motor econômico significativo, e eu acredito que tudo ficará pronto até 1º de julho, sim. O governo quer isso e está totalmente focado no combate a um novo surto, em colaboração com a União Europeia”, explica Almendros.

Até por isso os primeiros turistas a chegar provavelmente serão os do Espaço Schengen, a não ser que o cenário mundial seja ótimo e permita que não haja restrições a nenhuma nacionalidade. Porém vale lembrar que para a abertura das fronteiras foram feitas recomendações severas, inclusive critérios epidemiológicos. Tudo será coordenado em conformidade com o nível de óbitos, a contenção ao risco e ao isolamento que cada país registrar.

“Os países da Europa começaram e estão encerrando a pandemia paralelamente. Já o Brasil é uma incerteza. Não chegou ainda ao pico. O Ministério da Saúde da Espanha vai comprovar a contenção em cada país e o controle da doença. Depende de o Brasil ficar pronto para poderem retomar os voos, pois é necessário barrar a importação do contágio.”, conclui ele. Ou seja, impossível saber se os brasileiros poderão viajar já em julho. Almendros espera que sim.

Por enquanto a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias após a chegada está em discussão, pois o setor turístico depende dos visitantes, e a princípio a quarentena acaba em 7 de junho, juntamente com a derrubada do estado de alarme, mas análises de risco bilaterais continuarão sendo feitas.

Para Almendros, o melhor é que haja um controle na origem. “Madri falou com a OMT (Organização Mundial do Turismo) para implantar um passaporte de saúde em colaboração com companhias aéreas, com testes e medição de temperatura, para autorizar ou não a viagem. Seria uma alternativa”, diz ele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto