Logo
Imprimir esta página

Descubra a Tchéquia Com os Cinco Sentidos

@Cascatas de Mumlava_Šumava @Cascatas de Mumlava_Šumava

Descubra como a República Tcheca pode encantar a visão, a audição, o olfato, o tato e até mesmo o paladar.

Visão

Na República Tcheca há uma grande variedade de mirantes e locais especiais que dão à nossa visão imagens espetaculares.

Nos destinos urbanos como Praga é comum apreciar o pôr do sol do Castelo de Praga ou da Ponte Carlos. Pilsen tem vistas encantadoras da pitoresca Praça da República. A impressionante Praça de Přemysl Otakar II é o foco dos olhares em České Budĕjovice. E na elegante cidade de Brno não se pode deixar de incluir a Villa Tugendhat ou o Ossário da Igreja de São Tiago.

@Ladislav Renner_Pilsen

@Ales Motejl_Brno_Villa Tugendhat

No que toca a natureza, a visão é brindada pela Suíça Boêmia, um parque que também oferece visitas virtuais. Os mais aventureiros têm a opção de subir até Snĕžka, o pico mais alto da Tchéquia, com 1.602 metros. Ou realizar um passeio pelas nuvens na montanha Dolní Morava, com vistas incríveis a partir do centro de visitantes.

@Dolní Morava_SkyWalk

*Curiosidade – o primeiro protótipo de lentes de contato foi desenvolvido pelo químico tcheco Otto Wichterle em 1957. Em apenas quatro anos conseguiu que fossem produzidas em série e libertassem as pessoas de seus incômodos óculos.

Olfato

O sentido do olfato tem o poder de transportar-nos imediatamente no tempo e no espaço. Imagine o cheiro de lúpulo, e estará sentido o aroma predominante de Žatec. Mais familiar, a relaxante lavanda é odor característico de Olomouc. E se o cheiro é de gengibre, você deve estar perto de Pardubice. Mas se você gosta do cheiro de mato, o perfume de pinho te lembrará o Parque Nacional de Šumava, enquanto as gotinhas frescas das cascatas lembrarão o Parque Nacional de Krkonoše. Ambos os parques também oferecem visitas virtuais.

@Žatec_campos de lúpulo

Tato

O tato nos diz muito, ainda mais num país com mais de 200 castelos e palácios abertos à visitação: a seda e o veludo nos sugerem a nobreza e a elegância; o mármore frio remete à exclusividade e ao luxo; e as formas anguladas do mobiliário testemunham a destreza dos antigos artesãos.

Alguns dos palácios onde se pode encontrar estes elementos são o Castelo e Palácio de Český Krumlov, cujos afrescos da fachada já prenunciam o luxo dos interiores; o Palácio de Lednice, com seu halo romântico; o Palácio de Kynžvart, com sua belíssima biblioteca; os tons pastel do Palácio de Manĕtín; e a fantasia arquitetônica do Castelo de Žleby. Tampouco deixe de admirar os belos interiores dos palácios de Častolovice, Nové Mĕsto nad Metují, e Horšovský Týn.

@Libor Sváček_Český Krumlov

@Palacio Lednice

* Curiosidade – expressão máxima do tato, a impressão digital é única. E foi no século XIX que o fisiólogo e cientista tcheco Jan Evangelista Purkyně descobriu este fato, trazendo um grande avanço na criminologia e nas ciências forenses.

Paladar

Sabores podem invocar lembranças de um destino. Como por exemplo uma barra de chocolate de Litomyšl ou de Brno, onde se fabrica o segundo melhor chocolate do mundo, de acordo com o International Chocolate Award. A Tchéquia vem recuperando sua tradição chocolateira, que teve seu pico antes da Segunda Guerra. Outro sabor inesquecível são os queijinhos de Olomouc, o presunto de Praga ou os frgály da Morávia, unas deliciosas tortinhas de frutas, requeijão e sementes de papoula moída.

No campo dos sabores líquidos, nada melhor que destampar uma cerveja gelada e relembrar de Pilsen. Dá até para fazer uma visita (virtual) à fábrica de Pilsner Urquell. Se o seu paladar é mais para vinhos, os da Morávia do Sul são estupendos.

@Tortinhas ‘frgály’

* Curiosidade – o açúcar em cubos foi criado em 1841, pelos habitantes da cidade de Dačice, um povoado no sul da Boêmia. Antes disso, o açúcar era vendido em grandes blocos para serem cortados em casa, o que era um aborrecimento e causava cortes na pele.

Audição

Melodias clássicas ou a última tendência em pop rock? A viagem é sempre mais agradável com uma trilha sonora. Escolha seu ritmo!

Imagine que está na impressionante sala Dvorák do Rudolfinum e sinta a vibração de cada nota dos seis poemas sinfónicos ‘Minha pátria’, do músico e compositor Bedřich Smetana. Porém, se prefere algo mais agitado, pode conhecer Benny Cristo (representante da Tchéquia no Eurovisão 2020), Mñága a Ždorp, Sebastian, Zvíře jménem Podzim e Tomáš Klus, cujos vídeos estão no YouTubee as músicas no Spotify. Sobe o som!

* Curiosidade – sabe qual o som que faz um faisão tcheco? Cientistas dizem que escutar o som dos pássaros é bom para a saúde. Ah sim! O faisão tcheco faz um cri-cri curto. Muito relaxante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto