Logo
Imprimir esta página

O impacto do covid-19 no turismo\viagens corporativas

A primeira Travel Tech do Brasil diz que o ideal é adiar as viagens

A Pandemia do Coronavírus afetou o comércio de viagens corporativas.

Segundo o CEO da Startup Open Travel, primeira Travel Tech do Brasil, Ricardo Gonçalves, o impacto é muito grande. As Empresas suspenderam todas as Viagens, seja Nacional ou Internacional, para os próximos meses, sem previsão de volta por enquanto. Existe um horizonte de reavaliação para o mês de junho, quanto estima-se que o Pico da Pandemia no Brasil tenha passado. Para destinos Internacionais vai depender do avanço e comportamento da doença e da política de fronteira de cada um. "Tivemos muitos cancelamentos de Voos e Hotéis. As Convenções e Feiras estão sendo canceladas ou postergadas par o segundo semestre de 2020" diz Ricardo.

As empresas Aéreas estão dando a alternativa de suspenderem e não cancelarem as viagens. As empresas ficam com o crédito para remarcarem os trechos futuramente, sem taxa de remarcação, pagando somente a diferença de tarifa da nova data. Esta é uma proposta para contornar as viagens canceladas, do ponto de vista de reembolso das tarifas. Cada empresa definiu algumas datas e condições específicas.

Para a Startup Open Travel, o melhor a fazer é adiar as viagens, pois trata-se de um período definido e logo após essa crise o mercado vai retomar as atividades. "Entendemos que as viagens corporativas são essenciais para ampliar negócios e atender clientes e contratos. No caso da empresa solicitar o reembolso, este vai depender das tarifas pagas, que podem ter multas e taxas de cancelamento", afirma.

Para ajudar o setor aéreo, o Governo fez um acordo de um TAC (Termos de Ajuste de Conduta) entre a SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor) e ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), e editou uma MP que permitirá um prazo de até 12 meses para reembolso dos valores de passagens canceladas. Esta MP está sendo bem vista pelo setor, que estão em constante contato para não deixar o impacto afetar mais ainda os fornecedores. Os Hotéis também estão praticando a mesma política para evitar os cancelamentos de reservas.

A Open Travel sentiu o grande impacto do covid-19 com os seus clientes cancelando e suspendendo as suas viagens. Alguns clientes que estavam fora de suas bases tiveram dificuldade de retornar quando os cancelamentos de alguns voos pelas companhias aéreas, e fechamento de algumas fronteiras começara a ser anunciados. Tiveram que assessorar seus clientes no retorno para suas casas através de alguns roteiros alternativos, utilizando voos e localidades que não estavam fechados. A Startup Open Travel, tem um aplicativo interativo ligado ao Suporte 24/7, que fornece informações e serviços para empresas e viajantes, onde quer que eles estejam. Eles podem solicitar modificações de passagens, estadias, voos alternativos e o Suporte da resposta via chat. "A Plataforma conta com processos de inteligência Artificial e Machine Learning que identifica o perfil do viajante e oferece tarifas adequadas, permitindo mais flexibilidade em remarcações e cancelamentos. Isto ajuda a diminuir perdas nestas horas" afirma o CMO Rogério Santucci.

As Viagens Corporativas estavam em pleno crescimento desde 2019. Segundo informações da Abracorp o setor cresceu 9,5% e tinha uma previsão de continuar crescendo em 2020. " O setor de Viagens Corporativas é sensível e antecipa os indicadores de crescimento na Economia. " Afirma Manuela Souza, COO da Open Travel e Conselheira da ALAGEV.

Em pesquisa divulgada em 20 de março, a ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestores de Viagens) levantou que 86% das viagens foram canceladas pelas empresas, 13% foram postergadas e apenas 1% mantidas, no caso de Eventos da Empresa 68% foram cancelados ou parcialmente cancelados e 32% postergados. Participações em Eventos 94% foram cancelaram. Apesar deste cenário todo, 76% acreditam que retomam as viagens até o 3º. Trim 2020 e 94% os eventos . diz a pesquisa.

Sobre a OpenTravel

Fundada em 2018 a OpenTravel entrou em operação no início de 2019 e foi pensada e criada para ser uma Travel Tech para o mundo de Viagens e Despesas Corporativas, ofertando para as Empresas as mais variadas opções de serviços e produtos de viagem em um Marketplace que conecta as empresas diretamente aos fornecedores, sem intermediação de agências e tarifas obscuras.

Usando Tecnologia Real Time e Micros serviços na Nuvem, as Interfaces Web ou App Mobile (IOs e Android) capacitam o viajante a agenda sua viagem, solicitar aprovação, receber e consultar suas reservas, receber Push notification de informações de status da viagem, reportar suas despesas e ter acesso ao Suporte 24/7 via chat ou click to call.

A OpenTravel é a primeira plataforma que integra Viagens com Expense, dando uma visão completa dos custos e detalhes das viagens por centro de custo e ou projetos e maior facilidade para o Viajante na hora de reportar despesas. Os Processos de controle de Políticas e Budgets são ágeis reduzindo tempo e trabalho operacional. As empresas contam com Dashboards interativos e acesso à base de dados da completa, tornando o controle e tomada de decisão mais eficiente.

Utilizando algoritmos de machine learning a OpenTravel analisa o perfil do viajante e oferta opções customizadas e eficientes para cada um. A Plataforma também traz opções que não tinham acesso antes como Uber, Airbnb e outros.

Como resultado, os dados iniciais mostram economia entre 30% a 40% nos custos, 95% aderência a Políticas, Redução do Tempo de aprovação em 50%, maior controle com Dashboards para os gestores e a empresa em geral. A Integração aos Sistemas de ERPs dá as empresas maior segurança, agilidade na contabilização.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto