Logo
Imprimir esta página

Livros que convidam a um mapa de experiencias

Dicas de guias para desfrutar ainda mais do Uruguai

“Vem chegando o verão...” Conforme a musica cantada por Marina Lima o verão esta chegando e com ele as férias e nada melhor do que se planejar para uma linda viagem como o Uruguai, um país multidestino que oferece atração para todos os gostos. Por isso, é mais do que oportuno rever alguns livros de turismo, produzidos e editados no Uruguai cuja leitura é essencial para conhecer os diferentes destinos que convidam todos os viajantes a viver aquelas experiências que tornam, de uma viagem, uma lembrança inesquecível.

Por exemplo, Uruguay Highlights da editora Aguaclara recomenda mais de 30 viagens pelo país que podem estar próximas ao mar ou interior. É um livro guia, com mais de 290 páginas e editado em espanhol, inglês e português, com fotografias incríveis de Diego Velazco, Santiago Epstein, Matilde Campodónico e Nacho Guani, entre muitos outros, com textos que incluem circuitos culturais, caminhadas, sugestões gastronômicas e acomodações que convidam o turista a descobrir e aproveitar o Uruguai.

Outra publicação de referência é a escrita pela comunicadora e empresária galesa Karen Higgs, que vive no Uruguai há duas décadas e conseguiu colocar seu olhar estrangeiro para destacar o melhor do país. Na verdade, são dois títulos: O Guia Guru'Guay To Montevideo, um guia inglês publicado em 2016 e que o convida a conhecer melhor a capital, e o Guia Guru'Guay To Uruguay: Beaches, Ranches and Wine Country, publicado em 2017.

Nos dois guias, segundo a autora, tenta refletir o que o Uruguai realmente oferece ao turista, do ponto de vista da própria experiência de Higgs, que com humor e carinho fala do que conhece pessoalmente. “A maioria dos turistas que chegam ao Uruguai - diz a autora da publicação - quer passar um tempo na praia, provar os ótimos vinhos e talvez conhecer o país dos gaúchos, além de conferir a cultura e a arquitetura de Montevidéu. "

Os guias incluem dados práticos sobre como e quando viajar, férias, informações sobre transporte público, dinheiro e dicas, além de recomendações sobre o que comer e beber.

Em outro quadro de referência, mas do ponto de vista do resgate de tradições, o livro “Fiestas del Uruguay”, do antropólogo Antonio di Candia e do fotógrafo Federico Estol, e o trabalho subsequente baseado nesta publicação, Guía de fiestas uruguayas - um trabalho conjunto entre o Ministério de Turismo do Uruguai, o Ministério da Educação e Cultura e o Programa Uruguai Integra do Escritório de Planejamento e Orçamento - faz uma revisão interessante das partes mais curiosas que ocorrem em todo o país, detalhando onde e quando eles acontecem, como chegar lá e que história eles têm por trás

São livros ideais tanto para o turista estrangeiro quanto para o viajante local, porque, apesar de sua história jovem e de um território pouco extenso, o Uruguai teve e tem homens que sempre encontraram a desculpa perfeita para conhecer e celebrar, entre outras coisas, por Artigas, pela uva e pelo vinho, pelos costumes nacionais e de outros países, pelas virgens e santos, pelo Deus Momo do carnaval e até pela nostalgia.

Outro livro, no plano mais norteador, é Montevideo / Manual del Visitante, obra com fotografias de Ignacio Naón e textos de Armando Olveira Ramos, com tradução para o inglês. Embora não seja uma publicação nova, é uma produção mais do que interessante por sua sensibilidade aos circuitos turísticos e patrimoniais da capital, com uma visão original de suas ilhas - de Ratos, de Gaivotas e da lendária Ilha das Flores, com todo o seu charme e seus mitos - para o bairro de Peñarol - sinônimo de indústria ferroviária e paixão esportiva -, para a ravina costeira e suas praias, para a arquitetura art déco e assim por diante.

Além de infográficos, gráficos e capítulos especiais dedicados a dizer ao visitante como preparar um companheiro amargo ou assado para o uruguaio, é uma produção projetada e projetada para mostrar Montevidéu em todas as suas facetas, do patrimônio histórico ao patrimônio arquitetônico, passando pelo Cultural, esportivo e gastronômico.

Finalmente, um livro cuja leitura não pode ser desperdiçada antes de viajar pelo país é Vacaciones en Familia, um guia colorido com 140 páginas, e todas as informações necessárias para sair da rota e aproveitar o Uruguai com mais de 50 escapadas pelo país. Cinco regiões turísticas do país. Este trabalho, pertencente ao Ministério do Turismo, inclui curiosidades sobre lugares e personagens no Uruguai, sugestões sobre como preparar a viagem e o que levar de acordo com o destino escolhido, diferentes jogos para resolver e aprender, informações úteis e detalhadas sobre os diferentes espaços aéreos Gratuito e uma seção que propõe roteiros turísticos a serem visitados em qualquer estação do ano.

Montevidéu e suas livrarias

Quase com uma livraria em cada esquina, Montevidéu é uma cidade ideal para montar um itinerário rápido com os olhos bem abertos para explorar lugares que já são clássicos na paisagem urbana.

Entre os estilos de livrarias existem as de bairro, as especializadas ou as antiquárias, as encontradas em prédios históricos ou em pequenas instalações, algumas com cantos gastronômicos ou artísticos e até grandes jardins para tomar um café e se deixar levar por uma Boa leitura, - entre as mais de 50 está a Puro Verso, livraria localizada em Ciudad Vieja, mais precisamente no edifício Pablo Ferrando, um dos os exemplos mais exclusivos da arquitetura art noveau. La Lupa, com sua cuidadosa seleção de literatura, poesia e ensaios, com seu próprio rótulo: Creature Editor.

Librería Linardi y Risso, uma casa fundada em 1944, especializada em livros latino-americanos, com uma longa experiência de trabalho com colecionadores, pesquisadores e bibliografistas. Moebius, uma pequena livraria e galeria de arte, localizada no turista para pedestres. Este pequeno ponto de encontro de arte e livros nasceu em La Pedrera e foi instalado em Montevidéu a partir de 2007, sendo uma das primeiras galerias de arte e livrarias da cidade. E finalmente Escaramuza, uma cafeteria localizada em uma antiga casa de 1903, na qual discutem o comércio do livreiro e a arte de cozinhar, convidando uma experiência diferente.

Más Puro Verso
Peatonal Sarandí 675
http://www.libreriapuroverso.com/

La Lupa
Peatonal Bacacay 1318 bis
www.lalupalibros.com.uy

Librería Linardi y Risso
Juan Carlos Gómez 1435
http://www.linardiyrisso.com/

Moebius
Pérez Castellano 1432‎
https://es-la.facebook.com/moebius.libros/

Escaramuza
Pablo de María 1185
www.escaramuza.com.uy/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto