Romaria de Trindade impacta positivamente em hotéis da 44

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anderson Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Rede hoteleira do polo de confecção e moda é responsável por receber grande parte do fluxo dos turistas religiosos que chegam à capital para visitar o Santuário Divino Pai Eterno. Público também frequenta as milhares de lojas da região

Com a expectativa de receber um público superior a 3 milhões de pessoas na edição deste ano, a Festa da Romaria de Trindade, uma das principais do Brasil e que tem início no próximo dia 28 de junho, além de inspiração e fé a fiéis de várias partes do País, traz uma forte influência econômica, que vai além do município de Trindade na Grande Goiânia. A rede hoteleira da Região da 44 é responsável por receber grande parte do fluxo dos turistas religiosos que chegam à capital para visitar o Santuário do Divino Pai Eterno.

“Além dos turistas de compras, em especial as sacoleiras, os hotéis aqui da 44 recebem um volume significativo de hóspedes que têm como destino principal a cidade de Trindade. Isso, inclusive, ajudou a incrementar o serviço hoteleiro na Região. Antigamente, há cerca de 20 ou 15 anos, quando o polo começou a se desenvolver, eram apenas meia dúzia de pensões ou dormitórios, não eram nem bem hoteis”, afirma Jairo Gomes, presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), ao informar que atualmente o polo comercial oferece cerca de cinco mil leitos distribuídos em quase 40 hotéis, a grande maioria preparada para receber o público com total conforto e segurança.

Segundo Jairo, o perfil do turistas religiosos que usam os hotéis da 44 é formado, basicamente, por pessoas da melhor idade, em especial aposentados e funcionários públicos e que vêm de várias partes do Brasil, mas principalmente do interior de São Paulo, Minas Gerais e do Estado do Espírito Santo. “A vinda desse turista religioso acaba impactando muito positivamente na nossa região, pois além de se hospedar nos hotéis do polo comercial, eles sempre fazem boas compras, ou seja, além de turistas religiosos, são turistas de compras também”, diz Jairo.

Para o presidente da AER44, a localização estratégica da Região da 44 é um grande atrativo para essas excursões que têm a cidade de Trindade como destino. “Estamos junto à Rodoviária, próximos à Marginal Botafogo e AV. Independência, que dão fácil acesso ao aeroporto; e ainda há a proximidade com o Eixo Anhanguera, principal acesso a Trindade via transporte coletivo. E quando o trecho da Av. Leste-Oeste for concluído, o deslocamento desses turistas será ainda mais fácil”, destaca.

Lauro Naves, gerente administrativo do Hotel 44, um dos estabelecimentos que funcionam na Região da 44, comemora o aumento das excursões entre os meses de junho e julho. “Cada ônibus traz entre 50 e 54 turistas. Na próxima quinta e sexta-feira (20 e 21 de junho) já temos três excursões agendadas. No começo de julho teremos mais duas e no meio do mês outras duas, fora uma turma de 27 pessoas que virá de avião”, informa o gerente.

Segundo Lauro, todos esses turistas que receberá nos próximos dias são do Espírito Santo. “É um estado de onde sempre vem muita gente”, revela. De acordo com o gerente, a procura do hotel por organizadores de excursões para Trindade aumentou muito, especialmente após o estabelecimento ter feito algumas melhorias. “Atualmente oferecemos um café da manhã ainda mais completo, investimos em mais segurança e melhoramos o mobiliários de muitos quartos”, conta o gerente ao informar que neste período entre junho e julho, os hóspedes vindos nas execuções para Trindade já representam 50% de sua ocupação.

*Feriados*

Gerente geral do Mega Moda Hotel, o maior da Região com 270 apartamentos, Galileu Pereira se prepara para receber, só no próximo feriado prolongado de Corpus Christi, cinco excursões. “Nos dias que antecedem a festa de Trindade o movimento é maior realmente, mas recebemos esse perfil de turista ao longo de todo ano, especialmente nos feriados. Quase todos são hóspedes da melhor idade. Eles ficam hospedados no hotel, vão para Trindade e participam das missas, voltam para o hotel e depois fazem um dia de compras na Região da 44”, diz.

Conforme o gerente, há também as excursões de turistas que vêm de Trindade e usam o estacionamento do Mega Moda Hotel para descerem na Região da 44 e fazer sua compras. Segundo o gerente, Minas e São Paulo são de onde parte a maioria dos turistas religiosos que recebe Mega Moda Hotel.