Logo
Imprimir esta página

Tiradentes: Destino de Férias Para Toda a Família em Julho

Maria-fumaça em Tiradentes: passeio obrigatório /Crédito: Divulgação Helena Leão Maria-fumaça em Tiradentes: passeio obrigatório /Crédito: Divulgação Helena Leão

Passeios de charrete e de maria-fumaça que conduzem os visitantes ao passado em uma aula de história ao vivo e variadas atividades de lazer – de teatro de bonecos a trilhas na natureza – são alguns dos atrativos turísticos que a acolhedora cidade mineira oferece a pais e filhos

Férias com sabor de história ao vivo com direito a doces da roça, teatro de bonecos, passeios de charrete e de maria-fumaça, além de atividades de lazer em meio à natureza. Destino turístico para famílias por excelência, a mineira Tiradentes é um convite certo à diversão durante o mês de julho, período de recesso na maioria das escolas de todo o país.

Com fácil acesso a partir de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, esse charmoso município é um dos mais preservados entre as denominadas cidades históricas de Minas Gerais, acolhendo um valioso patrimônio arquitetônico em suas ruas e becos seculares, além de excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica, com opções variadas para todos os bolsos e estilos. Eleita pela revista norte-americana “Departures” como a cidade mais bonita do Brasil, Tiradentes esbanja adjetivos e atrativos para todas as idades.

Uma vez na cidade, que tal se acomodar com as crianças em uma das charretes que circulam pela cidade para um city-tour com gostinho de história ao vivo e em muitas cores? Com ponto de partida do Largo das Forras, os preços dos passeios custam a partir de R$ 80 (a família com até 4 pessoas). Durante o trajeto, que é feito em ruas pavimentadas por pedras, chamam a atenção as igrejas coloniais, o casario centenário e os museus. Lógico que, no percurso, há parada estratégica em frente à Matriz de Santo Antonio e, bem pertinho dali, diante da imagem do inconfidente que dá nome ao município. Crianças em idade escolar vão compreender, in loco, a história do país e os menores, divertirem-se com o passeio que sacoleja a maior parte do tempo.

Outra boa dica de passeio que agrada em cheio os pequenos é a maria-fumaça que une Tiradentes a São João Del Rey. Como em uma viagem no tempo – com direito a sonoros apitos durante o trajeto de 12 km –, o embarque é realizado em uma pequena estação ferroviária do século 19. A composição, cujos vagões acomodam bancos de madeira e couro, deixa a estação e parte para a cidade vizinha margeando a Serra de São José e o Rio das Mortes. O percurso, que dura cerca de 40 minutos, atravessa vários trechos de áreas urbanas, permitindo aos turistas contemplarem, pela janela do trenzinho, cenas de puro bucolismo com direito a quintais com galinhas ciscando e senhorinhas estendendo roupa no varal. Os mútuos acenos de mão (entre passageiros e moradores) é uma constante durante a viagem. O passeio na maria-fumaça com tour pela Estrada Real custa R$ 120 por pessoa (http://www.institutoestradareal.com.br/) e ocorre às sextas e aos sábados, domingos e feriados nacionais.

Deixando os trilhos centenários para trás, que tal dar uma caminhada pela cidade para curtir as inúmeras delícias locais? Neste quesito, o de gastronomia, não faltam bons restaurantes em Tiradentes que exercem uma culinária saudável e natural que valoriza os ingredientes nativos, sendo que alguns deles oferecem menu kids (mediante demanda). Lojinhas de doces artesanais produzidos na roça (com variada oferta de balas e confeitos) e sorveterias são uma constante tentação e um irresistível convite à gula.

Para eliminar os excessos adquiridos com a tradicional fartura mineira, pais e filhos contam com boas alternativas de atividades. Ainda que julho seja um mês de baixas temperaturas, alguns bons hotéis dispõem de piscina aquecida e coberta, como a Pequena Tiradentes, o Santíssimo Resort e a Pousada Mãe d’Água, além de atividades que entretêm o público infantil. Na Pequena Tiradentes, por exemplo, há uma oficina de jardinagem que os pequenos adoram. No Santíssimo, monitores de plantão se encarregam de entreter os hóspedes mirins com variada oferta de atividades.

Trilhas na serra e teatro de bonecos

Aos que preferirem atividades ao ar livre, a majestosa Serra de São José (que se ergue aos pés de Tiradentes e forma um grande cinturão ao redor do município) é um convite às práticas outdoor que não envolvem grandes distâncias nem grandes esforços. Há atrações para todas as idades e condicionamentos físicos, como caminhadas de pequena e média duração ou trekkings mais avançados e cavalgadas, além de passeios de bike pela Rota Gastronomia Rural e pela Estrada da Caixa D´agua, esta última toda plana e às margens do antigo caminho por trens.

Para trilhas suaves a pé, destaque para o Pocinho do Paulo André, que é indicado para famílias com bebês, pois a trilha é realmente bem leve. Outra opção é a trilha da Fazenda do Menino Maluquinho, que também pode ser percorrida a cavalo por iniciantes e também é ideal para famílias. Se o visitante já estiver mais acostumado a cavalgar, outras opções são a própria Serra de São José e a Estrada do Bichinho. Caso a escolha seja seguir para Bichinho (apelido desse distrito de Prado que se chama Vitoriano Veloso e se localiza a 15 minutos do centrinho de Tiradentes), a Casa Torta é uma parada obrigatória para as crianças. Diante do sobrado cujas paredes inclinadas parecem estar prestes a tombar propositalmente, a criançada fica hipnotizada com a proposta lúdica da concepção deste espaço, remetendo os visitantes a um universo onírico que é puro deleite.

De volta ao centro histórico e para fechar a programação, a dica é seguir para a Rua Direita e assistir a um dos espetáculos de marionetes do Teatro Casa de Boneco, que atua há 29 anos em Tiradentes. Não há como não se emocionar e rir com as encenações protagonizadas por bonecos que ganham vida e voz com os integrantes da família Rohrmann. Diversão garantida para todos – até para os adultos, que se descobrem crianças novamente diante de tanta fantasia.

Sobre o Tiradentes Mais

Coletivo criado 2012, Tiradentes Mais é formado por 52 empresários e artistas da cidade que abraçam a missão de bem atender e de divulgar, para o Brasil e o mundo, o que faz a cidade histórica mineira ser tão especial. A oferta de serviços e atrações abrangida pelo grupo está dividida em quatro pilares: Hospedagem, Gastronomia, Consumo/Compras e Arte/Cultura. Para mais informações sobre hospedagem, restaurantes e o que fazer em Tiradentes, acesse:

Site: tiradentesmais.com.br
Facebook: www.facebook.com/TiradentesMais
Instagram: www.instagram.com/tiradentesmais/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto