Resorts Brasil divulga relatório sobre 1º trimestre de 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Balanço marca queda na taxas de ocupação, mas tem previsão otimista com valorização do dólar

A Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts – divulga o relatório “Resorts em Números”, um rico documento que mostra o desempenho do setor no 1º trimestre deste ano. “Começamos 2019 com otimismo, visando a retomada da economia do país, porém, com a demora na aprovação das reformas fiscal e da aposentadoria, sentimos uma freada no consumo o que impactou o desempenho do setor hoteleiro”, explica Alberto Cestrone, presidente da Resorts Brasil.

A taxa de ocupação teve queda de 11,5% e o TRevPAR, principal medidor de desempenho dos resorts, decresceu na ordem de 5,94% em termos nominais e 12,3% em reais. No relatório chama a atenção o impacto positivo do carnaval na performance dos resorts que neste ano, ao cair em março, refletiu em números superiores ao mesmo período do ano anterior.

Há, todavia, perspectivas positivas. Mesmo com o declínio de indicadores importantes, é de se esperar que a alta do dólar mantenha um maior número de turistas de território nacional. Pela primeira vez houve um grande crescimento na ocupação, nos resorts de campo. Este incremento é reflexo na diminuição da oferta de assentos aéreos, em decorrência das dificuldades pela qual passa a Avianca, o que abre possibilidades de mais hospedagens em resorts localizados próximos aos grande centros emissores.

“Estamos confiantes que a situação econômica melhore e o país volte a crescer. Somente dessa maneira o setor do turismo e toda a cadeia produtiva podem retomar os investimentos e gerar empregos”, finaliza Alberto.

Sobre a Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts: a Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi fundada em 2001 da iniciativa de 14 dos melhores resorts do Brasil, que se uniram para identificar, avaliar e discutir as oportunidades de desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do consumidor e importantes projetos no trade, a fim de apontar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências para o segmento. Hoje, a ABR reúne 53 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da categoria resort em todo o País, e atua em diversas frentes para o fortalecimento do segmento entre o mercado turístico e o público em geral. Os hotéis associados são certificados pela entidade e podem ser conferidos no site da ABR. Eles oferecem atrativos para um amplo leque de perfis de viajantes – famílias, casais, público jovem, melhor idade, etc. – seja na praia, no campo, em regiões de termas e refúgios ecológicos.

Site: www.resortsbrasil.com.br.