Logo
Imprimir esta página

Mônaco tem muitos motivos para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos

No dia 08 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, data criada durante a Rio-92, no Rio de Janeiro. Quando o assunto é cuidado com os oceanos, o Principado de Mônaco se destaca, já que a família principesca é muito comprometida com a proteção e preservação do ambiente marinho.

Marinheiro e precursor da Oceanografia, aficionado pelas viagens e pelas ciências desde jovem, o Príncipe Albert I dirigiu 28 expedições científicas, dedicando grande parte de sua vida ao estudo dos oceanos. Construído à beira do rochedo de Mônaco, o Museu Oceanográfico foi inaugurado por ele em 1920 e desde o princípio se dedica à preservação do ambiente marinho. Com acervo mundialmente reconhecido, o museu tem uma área de 6.500 m2 onde estão reunidas mais de 6.000 espécimes. Além dos aquários que reproduzem o ambiente tropical e o mediterrâneo, o museu conta com salas dedicadas a curiosidades do mundo marinho, maquetes, esqueletos de mamíferos, fotografias e outros objetos.

O local organiza atividades para crianças e grupos escolares, incentivando sua curiosidade e estimulando que aprendam de forma divertida sobre os oceanos e os cuidados que demandam. Há ainda, dentro de suas dependências, o Centro de Resgate Monegasco de Espécies Marinhas (CMSEM). O trabalho do centro consiste em resgatar tartarugas e outros animais que estão feridos e tratá-los e reabilitá-los até que possam retornar ao seu habitat natural. Enquanto estão no museu, os comportamentos dos animais são estudados pelos cientistas, que coletam informações importantes sobre eles.

O CMSEM recolhe espécimes diretamente no mar, na costa de Mônaco ou nas proximidades. As tartarugas também podem ser confiadas ao Centro por instituições de resgate que estão cheias quando o animal precisa de cuidado. O Instituto Oceanográfico colabora notavelmente com a Rede Francesa de Tartarugas Marinhas do Mediterrâneo (RTMMF) e o Centro de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas do Mediterrâneo (CESTMed). Autoridades públicas, moradores, iatistas, mergulhadores e pescadores são instruídos a alertar o Centro se encontrarem um animal marinho em perigo.

Há ainda outras ações no principado relacionadas ao tema. Já foram organizadas, por exemplo, três edições da Monaco Ocean Week, promovidas pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco, pelo Governo Principesco e pelos seus parceiros, o Instituto Oceanográfico de Mônaco, o Centro Científico de Mônaco e o Iate Clube de Mônaco. A semana teve temáticas voltadas para a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento de uma economia azul. O evento reúne stakeholders locais e internacionais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil focados em uma causa: a proteção dos oceanos e seu papel decisivo no equilíbrio climático e para a vida dos habitantes de todo o planeta.

Entre outras medidas do principado, há o acordo Pelagos, que foi assinado por Mônaco, França e Itália no final do século XX para a criação de um santuário de 87.500 Km² de animais mamíferos marinhos no Mediterrâneo. O objetivo é proteger todos os animais e seus habitats de impactos negativos de atividades humanas, como poluição, incluindo a sonora, colisões entre navios e animais, distúrbios, entre outros.

Para saber mais sobre o destino, acesse www.visitmonaco.com e o site Bureau Mundo, escritório virtual da GVA: www.bureaumundo.com.

Sobre Mônaco

Mônaco é um destino divertido e moderno cheio de atrações culturais, opções esportivas e vida noturna agitada. Para apreciadores de viagens culturais, há museus sobre os mais diferentes e interessantes assuntos. Na lista dos principais monumentos do país figuram a Catedral de Mônaco, o Palácio Principesco e o famoso Cassino e Ópera de Monte-Carlo, que recebe concertos e apresentações prestigiadas. A gastronomia também é excelente em todo o país, com mais de uma centena de restaurantes de todos os tipos (como culinárias francesa e italiana, asiática, orgânica e muito mais), sendo seis deles premiados com estrelas Michelin. Mônaco também está investindo cada vez mais em iniciativas sustentáveis. Tanto instituições governamentais como empresas privadas estão mudando suas próprias atitudes para torná-las mais responsáveis, criando campanhas de conscientização e promovendo e patrocinando projetos que tenham como foco a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento de sociedades marginalizadas.

Sobre a Global Vision Access

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio da empresa a Alitália, o Principado de Mônaco, Noruega e Ilhas Seychelles. Também se inclui ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto