Logo
Imprimir esta página

3 ideias para uma viagem mais sustentável em Mônaco

3 ideias para uma viagem mais sustentável em Mônaco

Com seus 2Km², Mônaco pode ser considerado um laboratório de iniciativas sustentáveis, com diversas ações do governo, empresas e associações que inspiram pessoas de outros países a adotarem uma mudança de hábitos e atitudes. Veja abaixo formas de aproveitar o melhor de Mônaco sem esquecer do turismo responsável:

Mobilidade Verde

A mobilidade urbana é um tema muito relevante para o governo, já que está ligada tanto ao desenvolvimento sustentável quanto à qualidade do ar e saúde pública. Para diminuir o tráfego, foram pensadas em formas de se locomover diminuindo impactos ao meio ambiente. Com sua área pequena à beira-mar, Mônaco é muito convidativo para uma caminhada, ainda mais com elevadores e escadas rolantes públicos que facilitam ainda mais o passeio. O transporte público é bem eficiente, com rotas de ônibus que passam por todo o país, um barco elétrico que atravessa o Port Hercule, um trenzinho e um ônibus turístico. Há também 17 estações para aluguel de bicicletas espalhadas pelo território e um aplicativo fácil e prático chamado Mobee, que promove o compartilhamento de carros elétricos. A pessoa que se cadastra tem 25 veículos à disposição e só precisa escolher o que está mais próximo e utilizá-lo. E por mais que seja tentador alugar um carro esportivo para fazer o circuito da F1 em Mônaco, é possível escolher um carro elétrico de luxo, que vai te proporcionar a mesma sensação e gerar muito menos impacto.

Gastronomia Orgânica

Outro tópico importante que vem crescendo em Mônaco é o da gastronomia orgânica. Cada vez mais hotéis e restaurante estão preocupados em servir alimentos frescos, sem agrotóxicos e promover uma alimentação mais saudável aos moradores e visitantes. A empresa Terre de Monaco é uma das responsáveis por este movimento. Eles plantam hortas orgânicas nos jardins, sacadas e tetos de prédios, restaurantes, hotéis e instituições de Mônaco. Com isso, muitos estabelecimentos servem pratos com ingredientes frescos, retirados do próprio jardim, e saudáveis. Um lugar imperdível é o restaurante Elsa, do chef Paolo Sari, o primeiro restaurante 100% orgânico a receber uma estrela Michelin.

Experiências Sustentáveis

Há vários passeios e experiências sustentáveis para fazer em Mônaco. Por exemplo, é possível fazer um tour de bicicleta elétrica, para que os viajantes descubram um outro lado de Mônaco, conheçam mais sobre sua história e pontos excelentes para fotografias. O passeio dura 3h30 e é oferecido pela Monaco Bike Tours. Foi elaborada também uma trilha por árvores históricas, com informações sobre cada uma, que passa por locais importantes do país, como o Jardim Japonês e a Villa Sauber. Outra experiência muito interessante é assistir à Fórmula 1 de carros elétricos – versão verde do famoso Grande Prêmio de Monte-Carlo - que acontece a cada dois anos no país. Em 2019, a competição vai acontecer no dia 11 de maio.

Por fim, lembre que a ação de cada pessoa é responsável não só por proteger o ecossistema daquele local, como tornar o mundo um local melhor. Por isso em qualquer viagem é importante repensar suas atitudes e praticar o turismo responsável. Algumas são tão fáceis como apagar as luzes quando sair do quarto, não deixar a televisão ligada, não jogar lixo e bitucas de cigarro nas ruas e praias, evitar comprar garrafas de plástico e optar pela reutilização, não aceitar canudos plásticos, utilizar transportes coletivos ou alternativas não poluentes, entre muitas outras ideias.

Para saber mais sobre Mônaco, acesse www.visitmonaco.com e o site Bureau Mundo, escritório virtual da GVA: www.bureaumundo.com.

Sobre Mônaco

Mônaco é um destino divertido e moderno cheio de atrações culturais, opções esportivas e vida noturna agitada. Para apreciadores de viagens culturais, há museus sobre os mais diferentes e interessantes assuntos. Na lista dos principais monumentos do país figuram a Catedral de Mônaco, o Palácio Principesco e o famoso Cassino e Ópera de Monte-Carlo, que recebe concertos e apresentações prestigiadas. A gastronomia também é excelente em todo o país, com mais de uma centena de restaurantes de todos os tipos (como culinárias francesa e italiana, asiática, orgânica e muito mais), sendo seis deles premiados com estrelas Michelin. Mônaco também está investindo cada vez mais em iniciativas sustentáveis. Tanto instituições governamentais como empresas privadas estão mudando suas próprias atitudes para torná-las mais responsáveis, criando campanhas de conscientização e promovendo e patrocinando projetos que tenham como foco a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento de sociedades marginalizadas.

Sobre a Global Vision Access

A Global Vision Access é uma empresa de comunicação e marketing em turismo, reconhecida no mercado nacional e internacional. A GVA facilita a entrada e a consolidação de destinos turísticos no mercado brasileiro, oferecendo serviços de planejamento estratégico, marketing e relações públicas e sempre se destacando com os projetos especiais que desenvolve. Fazem parte do portfólio da empresa a Alitália, o Principado de Mônaco, Noruega e Ilhas Seychelles. Também inclui-se ao portfólio da GVA parcerias estratégicas com organizações e empresas de outras indústrias que buscam maximizar exposição, oportunidades de negócios e retorno sobre o investimento para cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto